fbpx

3 Vs do marketing de experiência: entenda o que são

3 Vs do marketing de experiência: entenda o que são

Imagine a seguinte situação: você chega a uma loja para comprar roupa de cama e é recebido por uma música tranquila, um cheiro suave e um visual aconchegante. Aquilo chama sua atenção, pois remete exatamente a uma noite de sono agradável. Bem, você pode não saber, mas a empresa utilizou os 3 Vs do marketing de experiência.

Essa vertente do marketing tem crescido exponencialmente nos últimos anos, principalmente porque as pessoas não desejam mais apenas comprar um produto: elas querem criar um vínculo emocional com a aquisição.

Ficou curioso para saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e saiba como o marketing de experiência está revolucionando o mercado!

O marketing de experiência

De maneira simples, o marketing de experiência mexe com a emoção do cliente para induzi-lo à compra, engajando-o e fidelizando-o. Existem tipos diferentes de experiência, mas todas têm como base os sentidos, emoções, pensamentos, ações e identificação.

A ideia é criar a diferenciação em meio a tantas opções que os consumidores têm hoje, já que as pessoas anseiam por marcas que escutem e resolvam os seus “problemas”.

Por essa razão, o marketing de experiência se tornou bastante forte. A aquisição de um produto ou serviço já não basta — as pessoas querem ver sentido naquilo. As marcas, por sua vez, querem ser lembradas e requisitadas constantemente.

Os benefícios

São muitos os benefícios conquistados pela implementação do marketing de experiência. Engajamento e retenção de clientes, lembrança da marca e diferenciação são alguns dos exemplos que podemos citar.

É possível resumir o conceito dessa estratégia em apenas uma frase: se tornar memorável. Para entender como isso funciona na prática, vale lembrar uma ação protagonizada pela Ikea, multinacional especializada em móveis de baixo custo.

A empresa disponibilizou, na comemoração dos seus 30 anos, uma biblioteca a céu aberto com suas prateleiras em uma praia de Sidney, na Austrália. Os banhistas podiam adquirir livros e o valor arrecadado foi doado a The Australian Literacy and Numeracy Foundation, uma organização que difunde a cultura e a leitura no país.

Agora que você já conhece o conceito e os benefícios, explicaremos quais são os 3 Vs do marketing de experiência!

Os 3 Vs do marketing de experiência

O marketing de experiência é baseado em três aspectos, os conhecidos 3 Vs, que são: valor, verdade e vontade. Conheça as especificidades de cada um e como aplicá-los na sua empresa.

Valor

O valor diz respeito à percepção que o cliente teve da experiência e da empresa. Ou seja, é a identificação que o consumidor sente ao comprar um produto ou serviço e o significado disso na vida dele.

Vale lembrar que as empresas devem sempre buscar acrescentar algo de positivo, que fará o cliente se recordar dela, mesmo na posteridade. Logo, é preciso que as organizações deixem claro os seus valores já no começo, assim, as pessoas podem criar a identificação com eles.

Verdade

Uma das características mais importantes do marketing de experiência é a verdade. As pessoas não querem viver uma mentira ou sentirem que estão em um mundo ilusório, certo? Por essa razão, a empresa deve cumprir o que promete.

Assim, a ligação entre ela e o consumidor se torna muito mais forte e positiva. Marcas fiéis aos seus valores, que prometem e cumprem, se tornam “queridinhas” no mercado. Isso acontece mesmo que a pessoa não adquira o produto ou serviço em um primeiro momento.

Vontade

A vontade está intimamente ligada à verdade passada pela empresa. Ou seja, a organização oferece uma experiência e o consumidor sente desejo em viver aquilo.

Um produto ou serviço precisa atender aos anseios de uma pessoa. Se qualquer etapa do processo der errado, isso pode prejudicar todo o ciclo. Assim, a empresa deve se preocupar com cada fase: do tempo de interação até a disponibilidade propriamente dita.

Em um mundo globalizado, onde somos expostos a tantos anúncios, ter uma experiência positiva é muito valioso. Sendo assim, os negócios que investem na estratégia aumentam as chances de elevar o nome da marca.

Como você viu, os 3 Vs do marketing de experiência são essenciais para a construção da imagem de uma organização. Caso goste do assunto e queira saber mais sobre estratégia e marketing, não deixe de assinar a nossa newsletter!