Case de Marketing Digital – Caiado Pneus

Inicialmente, este case foi gerado em 2016! De lá pra cá, ampliamos a estratégia até levar a um produto de Transformação Digital, capaz de usar a tecnologia para beneficiar toda empresa de uma nova forma de olhar para clientes, pessoas, colaboradores, por meio da tecnologia, internet e marketing.

O digital trouxe uma transformação intensa para nossas vidas e para o mundo empresarial . Uma prova disso é a Caiado Pneus,  que depois de 62 anos de mercado, fechou parceira junto a Penze, começou a investir em marketing digital e transformou os seus resultados de vendas e de relacionamento com o cliente.

A caiado Pneus é uma empresa do interior do estado de São Paulo que está inserida no segmento de pneus para linha leve, media e pesada e também de  manutenção de veículos e caminhões. A Caiado iniciou suas operações há 63 anos na cidade de Presidente Prudente – SP e hoje já conta com 35 lojas espalhadas pelo Oeste de SP e nos estados de MS, MT e GO.

Junto à Penze, a Caiado Pneus pode potencializar a sua presença na internet, o que resultou no aumento de interações com os seguidores, a fim de ter um contato mais próximo com seus clientes e potenciais clientes.

No início, as estratégias eram todas voltadas para as redes sociais, porém, foi necessária a criação de mais canais de comunicação e hoje a Caiado Pneus é uma das principais empresas com atendimento multicanal no país.

Ao longo do projeto analisamos como seria a aderência do público dentro do segmento de pneus, e o resultado não poderia ter sido melhor, a aceitação foi ótima, dando suporte para a criação de outras plataformas. Hoje a Caiado possui Site, Blog com chat integrado, E-mail Marketing, Facebook, Instagram, Chat  e Linkedin.

 

Confira abaixo o vídeo do depoimento do Renato Caiado, diretor comercial da empresa:

Qual o impacto inicial do Marketing Digital?

Segundo Renato Caiado, diretor comercial, desde que a Caiado entrou no mundo digital, a empresa se tornou mais aberta, aumentando a interação com os consumidores. Hoje a empresa tem um número expressivo de pessoas comentando e compartilhando. Com o blog, a Caiado obteve um ranqueamento melhor nas buscas do Google e algumas de suas publicações nessa plataforma, são as melhores ranqueadas no segmento em que  atua, ficando a frente até de grandes players do mercado.

A Caiado se rejuvenesceu, saindo das mídias tradicionais para começar a ter um contato mais direto com seus clientes.

Planejamento Estratégico Digital

O segmento de pneus não é fácil, o desafio era criar a necessidade do consumidor em comprar o produto. Iniciamos nosso trabalho nos baseando em estratégias de marketing de conteúdo, que consistem basicamente em entregar conteúdos relevantes para o público alvo.

Mas o que seria um conteúdo interessante para o segmento de pneus? Primeiramente foi necessário elaborarmos a persona de nosso cliente, saber o que ele faz, onde trabalha, sua idade, enfim, criar o público ideal para o produto que oferecemos. Após isso, começamos a elaborar conteúdos de acordo com os interesses dessa persona. Confira alguns dos conteúdos criados abaixo:

                       

 

Após a estratégia de conteúdo, iniciamos um trabalho de inbound marketing, possibilitando a geração de leads. Com esse trabalho conseguimos criar lista segmentadas de e-mails para cada nicho de produtos.

Com essas informações em mãos, começamos a enviar e-mails marketing com promoções, conteúdos relevantes e até pesquisas de satisfação, a fim de obtermos o feedback do público em relação aos conteúdos gerados,as promoções e até mesmo o atendimento.

Recentemente, com novo site, implantamos o atendimento via Chat, tornando a Caiado Pneus a ser uma das primeiras empresa a utilizar o multicanal no país. Isso possibilitou um aumento nas vendas e facilitou o fluxo de informações entre empresa e cliente, tornando a compra muito mais dinâmica.

 

Gerenciamento de Canais Digitais

Existe uma prática que é indispensável no marketing digital, o relacionamento. Embora pareça simples, muitas empresas não praticam o monitoramento dos canais digitais.

Um dos nossos diferenciais é a gestão desses canais, possuímos hoje um equipe focada no monitoramento, interagindo com o consumidor a cada minuto, sendo o contato inicial do consumidor com a marca.

 

Resultados alcançados

Com o digital, conseguimos colocar campanhas inteiras no ar em um tempo muito menor se comparado às mídias tradicionais.

  • Fanpage: Após iniciar o trabalho digital, a fanpage já ultrapassou os 14 mil seguidores, os últimos 1000 somente no período de 15/03 a 15/04
  • Alcance: Com um planejamento de conteúdo somado à compra de mídia no Facebook, hoje conseguimos alcançar com campanhas mais de 1 milhão de pessoas. 
  • Faturamento: Somente na última campanha denominada “Dia D” período com super descontos em pneus, a Caiado conseguiu quadriplicar seu faturamento na comercialização de produtos e na realização de serviços.

Com o apoio da diretoria da Caiado e os esforços de nossa equipe em sempre ir em busca de novas soluções, a parceria tem sido um sucesso. O mercado está se tornando cada vez mais competitivo, e o Big Data tem se tornado um forte aliado para que nossas campanhas performem ainda mais.

 

Links

Facebook: https://www.facebook.com/caiadopneus/

Instagram: https://www.instagram.com/caiadopneus/

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCG04ROz-YV0jm-MZz09qZ8Q/videos

Site: https://www.caiadopneus.com.br/

Blog: https://www.caiadopneus.com.br/blog/

 

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