Case de Marketing Digital da Farmácia Flor de Lis

Flor de Lis: de Cândido Mota para o Brasil

“Satisfeito com o que recebe, seja informação, serviço ou produto, o consumidor volta e, melhor ainda, compartilha sua experiência com a marca”.

Como uma Farmácia de Manipulação de Cândido Mota, aumentou em mais de 500% a venda de alguns produtos divulgados na internet, e foi pioneira no segmento em um posicionamento digital?

Todos nós sabemos que a internet rompeu barreiras físicas e tornou possível o contato entre empresas e consumidores de diferentes localidades. Com a Farmácia Flor de Lis, localizada na cidade de Cândido Mota – SP e há mais de 20 anos no mercado, esse processo se consolidou recentemente, através de uma estratégia desenvolvida pela Penze com o objetivo de divulgar sua linha de produtos, que é extensa.

“A marca Flor de Lis é bastante conhecida na região. Seu know how e credibilidade só cresceram ao longo de tantos anos no mercado e transferir esse valor para o universo online é o nosso objetivo; aliado a isso, nosso trabalho também consiste em divulgar a sua extensa linha de produtos e gerar conteúdo relevante para seus clientes”, revela o CEO da Penze, Eder Pires Fonseca.

O grande desafio é: como o marketing digital ser utilizado para negócios locais, ou seja, que vendem em um ponto de venda e que não possuem um ecommerce? Analisando as ferramentas atuais, escolheu-se o FACEBOOK como estratégia de divulgação e também SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente.

Ele comenta ainda que a Estratégia de Conteúdo tem sido muito importante para atrair o cliente. Diretamente associada à fidelidade de seus consumidores, a busca por conteúdo relevante no mercado de farmácias tornou-se uma preocupação de empresários da área.

Afinal de contas, para fidelizar o cliente e ganhar sua simpatia, é preciso antecipar suas necessidades e disponibilizar informações que sejam relevantes para o que ele busca. Mas como saber? “O desafio é saber quais as necessidades que levam o consumidor até o seu estabelecimento, mesmo que de forma online. A efetivação da compra é a ‘ponta do iceberg’; antes disso pesquisamos, avaliamos, executamos e monitoramos tudo o que está sendo feito”, comenta.
Para a proprietária da Flor de Lis, Roberta Manfio Morelli, o trabalho movimentou não somente os negócios, mas a estrutura interna da empresa, envolvendo toda a equipe de colaboradores, que, através de um treinamento feito pela Penze, teve acesso a todo processo que está sendo desenvolvido. “Pra nós o trabalho está sendo extremamente positivo; investir no universo online de maneira direcionada e estratégica está realmente valendo a pena e gerando negócios”, destaca Roberta, em entrevista à assessoria de imprensa da agência digital.
A ideia da agência digital é justamente criar hábitos no ambiente digital através da entrega de conteúdo e da interatividade. Para isso, leva dicas e divulga produtos com links patrocinados. “Desenvolvemos também um formulário de orçamento para automatizar as vendas feitas via inbox e comentários. Dessa forma, o nosso cliente vê, de fato, o resultado de um trabalho que está sendo feito em conjunto. Afinal, apesar de o ambiente ser online, a postura no ponto de venda ou mesmo via telefone, é essencial para testificar o ‘valor’ que estamos vendendo”, ressalta o CEO.
Bombardeados por uma enorme quantidade de informações através de sites e redes sociais, vencer o desafio de entregar conteúdo e gerar engajamento com isso é primordial. “Satisfeito com o que recebe, seja informação, serviço ou produto, o consumidor volta e, melhor ainda, compartilha sua experiência com a marca. E isso é sem dúvida o mais importante”, finaliza o CEO.

Confira o que foi feito.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIGITAL

É preciso de planejamento!
Ofertamos a Farmácia Flor de Lis o planejamento estratégico digital. Por meio dele, buscou-se entender os objetivos de marketing da farmácia, a posição atual da marca na cidade e região, os recursos atuais e, a partir daí, definir o público-alvo e a estratégia de conteúdo e comunicação a ser adotada.
Hoje a Penze conta com o acompanhamento de um dos principais consultores do mercado da área digital, sendo possível a implantação de um processo de produção de conteúdo baseado em padrões utilizados por grandes agências norte-americanas.
Tela do documento de planejamento que enviamos para o cliente

PRODUÇÃO DE CONTEÚDO E CRIAÇÃO DIGITAL
Após ter sido definido o planejamento, passou-se a realizar a definição de temas a fim de produzir conteúdo que fosse atingir os objetivos da Farmácia
Além disso, acompanha a produção dos textos e as criações visuais das postagens.
Isso vai ao encontro do Marketing de Conteúdo, fundamental em qualquer posicionamento digital. Hoje especialistas falam em 70% de investimento do marketing em produção de conteúdo, ao encontro do marketing 3.0 de que tanto fala o guru do Marketing Philip Kotler.
Produz-se muitas dicas de saúde e claro, também a divulgação dos produtos da empresa.
Exemplo de Conteúdo. Clique nas imagens para ampliar

Venda de produtos sem ecommerce
O FACEBOOK tem se tornado cada vez mais uma ferramenta para diversos fins: divulgação, relacionamento, atendimento e muito mais.
Mesmo sem possuir um ecommerce (loja virtual), estabeleceu-se uma estratégia de divulgação e atendimento pela rede social, capaz de fazer aumentar em mais de 500% a venda de determinados produtos.

GERENCIAMENTO DE CANAIS DIGITAIS
O relacionamento é fundamental! Não adianta atingir o público-alvo, trazer audiência para uma fanpage, se não houver relacionamento.
A Penze conta com um time de especialistas que monitoram constantemente e se relacionam com os consumidores, clientes e interessados, repassando informações para o comercial, recursos humanos e atendimento. .
Como a Farmácia vende seus produtos por meio da Fanpage, ela é responsável por atender e efetuar os pedidos.
O FACEBOOK tem sido muito utilizado como ferramenta de SAC, e as vendas aumentaram consideravelmente por meio desse canal.

COMPRA DE MÍDIA – GERENCIAMENTO DE ANÚNCIOS NO FACEBOOK
O marketing digital também se distingue pela compra de mídia. No FACEBOOK, trabalhamos com o gerenciamento de diversas formas de anúncio, fazendo com que internautas recebam anúncios de acordo com seus interesses (segmentação de anúncios).
Temos um planejamento de mídia que vai de acordo com os objetivos das campanhas, realizada e gerida por especialistas com treinamentos específicos diretamente do FACEBOOK e suporte para agências da rede social.

A ANÁLISE DE DADOS (BIG DATA)
Marketing digital, marketing de conteúdo, email marketing… tudo isso não tem diferencial se não estiver estruturado sob a base de análise de dados.
Isso porque o diferencial do marketing digital é a possibilidade de se acompanhar em tempo real dados importantíssimos para a tomada de decisões.
Aumento do alance, público-alvo, visitas em uma página, tipo de dispositivos, horários, são fundamentais para que todo o planejamento se construa em cima de dados e resultados, e não apenas em opiniões pessoais.
E a Penze com seu time de mineradores de dados, definem no planejamento e acompanham mensalmente os resultados obtidos, seguindo os padrões mundiais.
Assim foi a escolha em desenvolver o aplicativo Meu Avenida e para a plataforma Android.
Com base no acesso do tabloide online, detectou-se essas duas informações, fazendo com que o investimento seja direcionado para a necessidade real dos consumidores.

O PAPEL DA PROPRIETÁRIA NO FEELING PARA NOVOS PENSAMENTOS
TUdo isso seria impossível se a proprietária da farmácia, Roberta Morelli, não pensasse à frente de seus concorrentes e se abrisse para novas formas de comunicação e divulgação.
Uma empresa com dezenas de anos no mercado, foi capaz de perceber a necessidade atual e investir em uma novidade significativa.
E é um ponto de destaque. Hoje, na Penze, quando uma empresa procura contratar seus serviços, há uma Análise de Aderência a fim de verificar se os valores desse possível cliente se adéqua a Penze, pois, se não houver essa confiança, essa aposta, tudo que foi dito não seria realizado.
Nesse ponto, o CEO da Penze, Eder Pires da Fonseca, agradece imensamente a oportunidade e ressalta que “é interessante e desafiador que empresas já estabelecidas procurem investir em novas formas de comunicação. E principalmente uma mulher como empresária, ficamos demasiadamente felizes. A Roberta é uma grande profissional, visionária, e os resultados obtidos devem-se muito a ela e a história ética da farmácia.

NOVAS FERRAMENTAS, SEMPRE: O SITE
A partir dos resultados obtidos, estamos iniciando um novo projeto: a construção de uma plataforma de conteúdo.
Com o crescimento rápido, um site irá facilitar a apresentação da farmácia, de seus produtos e a produção de conteúdo.
Em breve novidades 🙂

ALGUNS RESULTADOS OBTIDOS

Facebook: Crescimento significativo de seguidores
Vendas sem ecommerce: Aumento em mais de 500% da venda de alguns produtos divulgados no FACEBOOK
Branding/Marca: Consolidação como farmácia de manipulação pioneira na internet na região de Cândido Mota/SP.

*Não se cita dados específicos em razão do sigilo das informações existentes contratualmente.
LINKS
Fanpage: https://www.facebook.com/farmacia.flordelis
Instagram: http://www.instagram.com/farmacia.flordelis
Site: Em breve.

DEPOIMENTOS PENZE

A série de #Depoimento #Penze surgiu da necessidade de ouvir do cliente o que ele pensa sobre nosso trabalho. “Entendemos que melhor do que falar sobre nós é ir até cada um deles para ouvi-los sobre a percepção que cada um deles tem de nosso negócio. Foi uma maneira de entender melhor o que o cliente espera de nós e ainda o que devemos melhorar em cada fase do processo”, explica Eder.

A série que, inicialmente, já tem produzido cinco vídeos contando experiência de cada marca é mais uma novidade que fortalece esse relacionamento com o cliente. “E, claro, que conta de maneira diferente um pouco de um trabalho que é feito em conjunto. Gostaríamos de agradecer a todos os amigos que toparam gravar e acreditaram na ideia. E você pode acompanhar por aqui como foi esse processo que, certamente, terá continuidade”, finaliza Eder.

Seu negócio precisa se posicionar no digital? Fale com um de nossos especialistas

Comente no Facebook

O que achou do conteúdo? Deixe seu comentário ;)