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Como o consumidor percebe o valor de uma marca na era digital?

Como o consumidor percebe o valor de uma marca na era digital?

O valor de uma marca para o consumidor pode ser atribuído de diferentes formas, mas uma coisa é certa: ele está diretamente relacionado à percepção que o público tem diante da imagem e da experiência, seja a sua própria ou por referência de outras pessoas.

Construir uma marca de valor é agregar a ela algo que vai muito além dos produtos e serviços que oferece, mas criar um conceito, um estilo, uma identidade, uma associação com o público. Enfim, é preciso criar uma personalidade.

Além de trazer mais poder à empresa, isso aumenta o prestígio do que é vendido e ele pode ser comercializado a um preço mais alto, trazendo mais lucro e ampliando a base de clientes fiéis.

Veremos como é possível desenvolver esse valor na era digital. Continue a leitura!

O valor de uma marca em uma empresa

Ele vai depender da perspectiva do cliente. Coloque-se no lugar dele e pense: por qual motivo ele poderia escolher a sua marca e não a do concorrente? Quais os diferenciais do seu produto que a fazem extraordinária? Qual a identidade que aproxima a pessoa da sua empresa?

O valor da marca é uma combinação estratégica de publicidade, marketing e branding, que visa dar significados à imagem da marca e ao que ela oferece. Criando a percepção de um produto único e uma empresa sintonizada com seus clientes.

Vejamos um exemplo prático: por que os consumidores do Starbucks pagam muito mais caro por um copo de café dessa rede, em vez de pagarem mais barato em qualquer outra cafeteria?

Porque oferece muito mais do que café. Ela tem um conceito e um valor. As pessoas pagam por bebidas diferenciadas, que são únicas, em uma concepção que vai desde o aroma, as combinações, o atendimento, o ambiente e o estilo, até o acesso ao Wi-Fi — que pode parecer bobagem, mas faz diferença. É uma experiência positiva que conquista os fãs.

O logo, as cores, a decoração, a harmonização do ambiente, tudo foi pensado para que a rede Starbucks conquistasse um público que enxerga muito mais que apenas café, ou seja, percebe valor.

Os benefícios de investir na marca

O maior deles é o fortalecimento do valor de mercado da sua empresa. Uma empresa pode ter diversas marcas, mas se uma delas é valorizada, a companhia cresce em prestígio e cotação. Isso transmite credibilidade para outros produtos que possam ser comercializados.

Se sua marca é trabalhada no ambiente digital, ela tem o poder de, rapidamente, obter uma grande base de fãs. Esse é um dos benefícios que a internet proporcionou para as empresas: a aproximação direta e ágil com clientes e leads, podendo atraí-los e envolvê-los com ações digitais.

Você pode ouvir esses consumidores e aperfeiçoar o seu trabalho, tornando a marca ainda mais forte. Isso o aproxima do público, aumentando a confiança e a lealdade. Tudo pode ser recebido como retorno, pois, além do lucro, você terá publicidade gratuita boca a boca, de fãs e evangelizadores.

O que é preciso para construir uma percepção positiva

É necessário tempo, recursos e investimentos para criar a personalidade forte de uma marca, a tal ponto de conquistar um público fiel, como no caso citado do Starbucks. Por isso veremos algumas dicas de como essa percepção pode ser construída.

Proporcione experiências

Seja visto pelo seu público, esteja onde ele está e permita que ele saiba quem você é. Algumas empresas utilizam ações como embalagens diferenciadas, brindes, amostras grátis, degustações e demonstrações de seus produtos, a fim de proporcionarem uma experiência diferente ao cliente com o produto/marca.

Nas ações online, produza conteúdo de valor para o público, crie promoções e posts nas redes sociais que gerem engajamento, como enquetes, perguntas e sorteios. Tudo isso deve utilizar a linguagem e o tom usados pela sua audiência.

Procure variar no formato dos conteúdos e, sempre que possível, envolva os clientes. Não produza materiais estáticos, instigue o público a participar. Além disso, seja criativo e marcante, coloque a personalidade da marca em todas as publicações.

Explore referências

Os consumidores tendem a relacionar uma marca com quem está à frente dela e a publicidade explora bem esse fator — colocando celebridades ou outras figuras públicas com um certo perfil para fazerem propagandas.

Veja o caso da empresa de carnes Friboi. Ela utilizou um ator que possui um perfil de fãs composto, em sua maioria, por donas de casa ou mulheres que costumam fazer as compras para o lar e que tem o ator como alguém de confiança e que passa credibilidade.

Então, procure influenciadores digitais relacionados com a sua persona, que possam divulgar e participar de ações de marketing de seus produtos. Eles já possuem uma base de seguidores que, provavelmente, é bastante parecida com o seu público-alvo.

Crie uma crença

Essa é uma questão de passar confiança ao público, é fazê-lo acreditar que a marca é eficaz e que pode confiar nela para solucionar o problema que tem. A crença influencia a percepção dos consumidores e transmite credibilidade.

Por isso, em todas as suas comunicações, sejam em imagens ou textos, transmita convicção de que a sua empresa é a melhor no que faz. Construa um mundo que passe a impressão de exclusividade e excelência.

Tenha cuidado com o design do site e das postagens nas redes sociais, assim como com os textos e outros elementos. Ter erros na comunicação pode desacreditar a sua reputação e prejudicar o valor da marca.

Construa uma imagem relevante

Marcas que utilizam um toque de sofisticação em sua imagem costumam ser percebidas, às vistas dos consumidores, como especiais, premium, vip ou qualquer outro nome que simbolize esse conceito de “exclusividade” e “cuidado”.

O fato é que, quando se percebe que tal produto tem mais valor do que outro, é possível elevar os preços. Você conquistou um posicionamento que lhe permite isso, afinal, as pessoas estão dispostas a pagar um pouco mais pelo que mostra ter mais qualidade.

Crie uma identidade visual com bom gosto e que transmita os valores da sua marca. Cores, formas, fontes, entre outras coisas, devem ser condizentes com a impressão que você deseja passar. Então invista em um visual direcionado e exclusivo. Ele pode ser simples, mas deve ser marcante e diferenciado ao primeiro olhar.

A construção do valor de uma marca para o consumidor é um processo que requer tempo e depende de muito trabalho. O importante é fazer um bom planejamento e conhecer muito bem o seu público e o mercado em que sua empresa está inserida. Desse modo, é possível determinar qual a direção certa a seguir.

Outra coisa é ter em mente que toda a companhia deve seguir o padrão de marca definido, todas as interações e abordagens precisam estar alinhadas, para que essa imagem seja constantemente reforçada e naturalmente transmitida ao público. Também vale analisar a concorrência e se valer dos serviços de uma agência especializada.

Se achou interessante este artigo sobre o valor de uma marca, aproveite para saber como uma agência pode ajudar seu negócio nas metas e resultados de marketing.

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