Como otimizar a geração de leads da sua empresa em 7 passos

Não importa se a sua empresa vende produtos ou oferece serviços, com certeza a saúde dela depende de uma constante geração de leads — ou seja, potenciais oportunidades de venda. É este o primeiro passo de qualquer estratégia de marketing digital e, apesar de parecer simples, é um esforço que demanda atenção com muitos detalhes.

Além disso, apenas gerar leads não é o suficiente. É importante também que eles já tenham algum tipo de afinidade com o que você tem a oferecer. Caso contrário, a empresa terá que investir muito mais tempo e recursos para deixá-los prontos para fechar o negócio.

Assim como você, nós sabemos o quanto esse trabalho é importante e é por isso que resolvemos compartilhar nesse post quais os passos a seguir para otimizar a geração de leads da sua empresa. Confira!

1. Conheça seu público e sua persona

Natural para qualquer ação de marketing, o primeiro passo é conhecer o público para o qual se deseja vender — nesse caso, a fatia de consumidores que a empresa vai impactar para aumentar a geração de leads. Existem duas formas de fazer isso: por meio do público-alvo e das personas.

O primeiro método é mais amplo e se refere mais às características demográficas e menos às comportamentais. Serve para segmentar o mercado e reduzir o universo possível de clientes para a empresa.

Já o segundo prevê uma abordagem mais qualitativa e específica, que reúne sob um perfil fictício as características daquele que seria o cliente ideal da empresa. Serve para reduzir ainda mais o segmento foco do negócio e gerar uma abordagem de marketing muito mais próxima e empática.

2. Produza conteúdo de qualidade

Como você já deve saber, produzir conteúdo é uma das formas mais eficientes para gerar novos leads. Para um trabalho mais impactante, entretanto, é preciso que você entenda o estágio em que os leads são gerados e foque no conteúdo certo.

Quando um consumidor preencher um formulário com seu nome e e-mail a uma marca, ele se encontra no estágio da jornada de compra de busca por informações. Ou seja, não é o conteúdo sobre a sua empresa e sua marca que vai gerar bons leads, mas sim aqueles materiais que mostrem ao leitor como lidar melhor com seus problemas e anseios reais.

3. Aposte em conteúdo audiovisual

Já não é de hoje que o Youtube se transformou na segunda ferramenta de busca mais utilizada — perdendo apenas para o Google. Para quem tem como foco atrair a atenção de potenciais consumidores, essa informação tem apenas um significado: vídeos tem o potencial de atração necessário.

Portanto, isso quer dizer que seu conteúdo não precisa apenas se restringir a blog posts, ebooks, infográficos e templates de planilhas para seu cliente utilizar. Sua estratégia deve, sim, contemplar — quem sabe até priorizar — a produção de conteúdo em vídeo, que pode ser webinars, lives, entrevistas, tutoriais, demonstrações de produtos, aulas, entre outros.

4. Esteja nas redes sociais em que seus clientes estão

As redes sociais estão entre os sites mais acessados pelas pessoas, em especial no Brasil. Quando estão por lá, as pessoas falam sobre tudo — desde o churrasco dos amigos até suas opiniões e gostos pessoais. Isso quer dizer que esses sites estão entre os terrenos mais férteis para uma estratégia de geração de leads.

Por meio dessas mídias é possível interagir e se relacionar com as pessoas de uma forma simples e objetiva. Assim fica mais fácil entender os consumidores e de que forma atraí-los para seu site e transformá-los em leads qualificados.

Vale lembrar, no entanto, que esse trabalho não pode ser feito sem o mínimo de planejamento, pois sua marca não precisa estar em todas as redes sociais, mas sim naquelas em que seu público está presente.

5. Fidelize os clientes satisfeitos

Tenho certeza que você já ouviu por aí que clientes felizes são a melhor propaganda que qualquer empresa pode ter. Isso é verdade, ainda mais na era das redes sociais e da tecnologia digital presente no dia-a-dia das pessoas.

As pessoas sempre tiveram uma tendência a acreditarem muito mais nas informações vindas de seus conhecidos e de pessoas que já tiveram alguma experiência com o produto ou serviço. Portanto, um lead gerado a partir de uma indicação é muito mais qualificado e propenso a finalizar uma compra.

Por isso, sempre procure manter um relacionamento de qualidade com seus clientes, em especial os mais felizes e satisfeitos. Além de demonstrar preocupação com eles, você incentiva futuras compras, cria bons laços de relacionamento e garante um canal aberto para futuras recomendações.

6. Invista no link building e na otimização para SEO

A busca do Google é uma das principais fontes de atração de tráfego para uma estratégia de geração de leads. Por conta disso, é muito importante otimizar todos posts do blog e as páginas do site para um bom posicionamento nas buscas. Isso inclui a escolha das palavras-chave certas, a redação do conteúdo com foco nelas e a otimização dos títulos, tags, imagens e meta-descrições.

Além da atenção voltada ao próprio site da empresa e a esses elementos do SEO, vale lembrar que o link building também é importante para aumentar a relevância do site para os buscadores. Ou seja, com ele é possível conquistar links em outros sites que levam ao seu, divulgar seus conteúdos e incentivar o nascimento de uma rede de divulgadores e parceiros.

7. Não subestime seus CTAs

Por fim, jamais subestime os calls to action existentes em seu site. Também conhecidas como CTAs, são aquelas expressões usadas no marketing para chamar o leitor a uma ação pré-determinada. Pode ser um comentário, um like, um compartilhamento ou o preenchimento de um formulário. Em linhas gerais, nada mais são que uma forma de guiar o consumidor no processo decisório.

Por conta disso, se a estratégia é investir para aumentar a geração de leads, é fundamental que todos os CTAs sejam adequados ao conteúdo, ao canal onde estão presentes e ao momento da jornada de compra para o qual o conteúdo se direciona.

Fazer um bom trabalho de geração de leads é fundamental para negócios de qualquer segmento ou tamanho. Esses são os passos essenciais para uma boa estratégia e é o caminho para que sua empresa também atinja esse objetivo.

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