Entenda como uma agência pode ajudar a otimizar o seu site

Hoje, é indispensável otimizar o site para proporcionar ao seu público uma boa experiência com sua marca e para que ela possa ser encontrada nas buscas. Essa tarefa envolve diversos elementos para tornar as páginas mais acessíveis e atraentes, comunicando claramente a imagem e os valores da empresa. Com a alta concorrência atual, os consumidores não esperam muito pelo carregamento de uma página ou procuram a fundo por um site no Google, por exemplo.

Por isso, as companhias devem investir em serviços especializados que melhorem a estrutura do seu site para se manterem competitivas. Dentro dos mais de 200 fatores de ranqueamento utilizados pelo Google — principal do ramo — estão muitos elementos relacionados à otimização do site. Então, deixar de cumprir esses requisitos, ou fazer de maneira errada, pode determinar o nível de popularidade ou rejeição da sua marca e das suas campanhas de marketing.

Neste artigo, você vê como a otimização é importante para a marca, para o relacionamento com o público, para a imagem da empresa e para os esforços de marketing.

Como otimizar o site?

Primeiro, deve-se mexer na estrutura, ou refazê-la, para que o site seja responsivo, se adequando aos diferentes formatos e tamanhos de telas dos dispositivos. Assim, todos os usuários da internet podem navegar em seu site com facilidade e em boas condições de leitura.

Essa tecnologia altera a ordem dos botões, aumenta o tamanho das palavras e organiza todo o design para que o site fique propício ao uso a partir de celulares e tablets, por exemplo. Isso garante o acesso de todas as pessoas em diversos aparelhos e é um dos fatores mais importantes na classificação do Google.

Outro item que tem relação direta com a construção do site é a velocidade de carregamento, que precisa ser otimizada por uma agência que entenda do assunto. Desse modo, você evita que seus visitantes ou potenciais clientes desistam de acessar seu site pela demora na espera. Problemas de velocidade prejudicam a reputação da empresa e o seu posicionamento nos buscadores, já que esses serviços concedem melhores colocações para sites mais limpos, responsivos e rápidos.

Um dos fatores mais importantes envolve otimizações dentro e fora do site. O trabalho de SEO (Search Engine Optimization) faz diversas alterações no código HTML das páginas para se adequar aos bons requisitos de usabilidade e encontrabilidade. Entre os aperfeiçoamentos que o SEO faz no site estão:

  • alteração das tags de título, descrição e legendas de fotos;
  • uso de palavras-chave relevantes no conteúdo;
  • ajuste dos títulos e dos endereços (URLs);
  • uso de links internos para melhorar o trafego;
  • relacionamento de backlink com outros sites.

Quando bem feito, o SEO pode melhorar o posicionamento dos sites nos mecanismos de pesquisa na internet, aumentar o número de visitantes nas páginas, facilitar o trabalho de conversão e reconhecimento da marca, entre outros benefícios.

Qual a importância de uma agência especializada?

Essa é a forma mais garantida de obter os resultados esperados, afinal, por meio da experiência, estudo e ferramentas, os profissionais podem executar as etapas completas para uma otimização eficiente. Essa tarefa envolve muitos conhecimentos técnicos para planejar e executar estratégias de alto nível. A equipe de uma agência é preparada e se mantém em constante atualização para obter os melhores resultados para seus clientes.

Tentar fazer tudo por conta própria pode resultar em perda de tempo e dinheiro, sobretudo, para pequenos e médios negócios. Por isso, contar com o trabalho de uma equipe completa é essencial para garantir respostas mais compatíveis com o planejamento e o retorno sobre o investimento. Esse time engloba profissionais de diversas áreas, como design, conteúdo, SEO, programação, entre outras, para desenvolver soluções adequadas às suas metas.

Na maioria das vezes, as pequenas e médias empresas não possuem capital suficiente para contratar todos os colaboradores necessários para todas essas demandas. Então, a agência vai suprir essas necessidades e fornecer os serviços que sua companhia precisa, incluindo otimizar o site e melhorar o centro de toda a sua operação digital.

A partir de uma primeira avaliação, os especialistas podem entender o que precisa ser feito e, assim, planejar e executar todas as tarefas que foram estipuladas.

O que considerar ao escolher a agência ideal?

Não é uma exigência, mas se a agência tiver uma forma de pensar parecida com sua empresa, as partes podem se entender com mais facilidade. Contudo, uma boa agência vai estudar toda a história, mercado, produto e tudo mais que seja relacionado ao seu negócio.

Por isso, além de entender a maneira como trabalham, é essencial que haja uma boa comunicação entre todos os envolvidos. Dessa forma, é mais fácil garantir que tudo saia conforme o planejado ou possa ser alterado rapidamente.

Além de checar como é o suporte e o atendimento oferecido pela agência, consulte também a opinião de atuais e antigos clientes e confira o portfólio. Os cases são uma boa forma de medir a experiência da agência, pois você pode conferir o resultado do trabalho por meio do posicionamento dos sites, velocidade de carregamento, experiência do usuário etc.

Por fim, avalie se o valor cobrado pela agência é compatível ao seu orçamento. Essa questão pode se tornar uma frustração no futuro, então é importante contratar apenas os serviços que realmente necessita com base no custo-benefício apresentado.

A otimização de sites é uma tarefa indispensável para conseguir mais reconhecimento da sua marca, melhorar o relacionamento com o público, captar e converter leads, e todos os outros processos que envolvem o marketing digital. Afinal, ele é o centro de todas as ações e principal fonte de conversão.

Toda a operação online deve caminhar para o site, além de ser importante para a criação de landing pages e essencial para a aquisição de leads. Uma boa experiência no site pode ser a diferença entre um cliente fiel e uma oportunidade perdida. Então, tenha muita atenção com esse trabalho e busque uma agência qualificada e competente para otimizar o site da sua empresa e garantir que seu orçamento seja bem aplicado.

Se você busca um bom serviço de otimização de sites, entre em contato com a Agência Penze e saiba como podemos ajudar a sua empresa!

Gostou? Veja mais conteúdo como este clicando aqui!

Comente no Facebook

O que achou do conteúdo? Deixe seu comentário ;)