Fique de olho! 8 tendências do marketing digital para 2019

A contínua evolução tecnológica, especialmente nos meios de comunicação, sempre traz novas fronteiras que podem e devem ser exploradas. Por isso, existem diversas novas tendências de marketing digital para 2019 às quais as marcas precisam ficar atentas para não ficarem para trás.

Graças à ampliação do acesso à internet e ao aumento da velocidade de dados, o meio digital tem se tornado um campo facilitador do contato das empresas com os potenciais clientes. No entanto, também tem se tornado um campo acirrado e competitivo pela atenção do consumidor.

Justamente por isso, é importante saber as tendências de marketing digital para o próximo ano. Confira as principais delas na sequência do nosso artigo!

1. Evolução do conteúdo

O uso do marketing de conteúdo cresceu exponencialmente nos últimos 5 anos e não há motivos para pensar que isso não se repetirá em 2019. No entanto, há novas e importantes práticas que precisam ser levadas em consideração, em vista do avanço dos algoritmos de busca do Google e das redes sociais.

As novas técnicas de SEO precisarão considerar critérios de relevância que vão além das palavras-chave, escaneabilidade do texto e do link building tradicional para incluir a formatação em Topic Clusters do conteúdo interno, o aumento do uso de conteúdo de vídeos, a relevância, o interesse e a atualidade das postagens, entre outros.

2. Aumento das pesquisas por voz

Falando sobre ranqueamento e SEO, o aumento das pesquisas por voz por sistemas como SIRI, ALEXA e Google Assistente tem levado a uma revolução na forma como se procura conteúdo. Se antes as pesquisas eram feitas por termos escritos em palavras-chave, agora os sistemas de busca passam a analisar também a intenção da pergunta e do usuário.

Quer dizer, se antes os usuários buscavam por “pizzaria entrega em domicílio” ao escrever o interesse, agora falam com o assistente “quais pizzarias próximas fazem entrega em domicílio” o que demanda uma análise de dados sobre o perfil do usuário para a entrega do resultado.

Logo, as empresas deverão se preparar para essa tendência de marketing digital criando conteúdos que considerem a intenção do seu potencial cliente de acordo com os critérios das redes sociais ou sites de busca como o Google.

3. Utilização da inteligência artificial

Ainda sobre automação e tecnologias, o uso de Inteligências Artificiais tende a crescer bastante no próximo ano. Parece ficção científica, mas as IAs já existem e operam bastante na internet. São programas criados para tomar decisões estratégicas ou de relacionamento com base na análise de dados.

Suas aplicações diretas são inúmeras e se relacionam a importantes tendências que se tornarão essenciais para qualquer negócio, das pequenas às grandes empresas, como maior uso do Big Data e dos chatbots.

4. Uso do Big Data

Falando sobre a análise de dados, uma das grandes apostas de 2019 para o marketing digital é o uso do Big Data, ou seja, ser possível, a partir de um conjunto maciço de dados, analisar e mapear as informações sobre perfis de consumidores e questões de mercado, inclusive da concorrência.

Para isso, existem diversas ferramentas e softwares no mercado que podem auxiliar a traçar esses padrões e aumentar as chances de atração de clientes. O Big Data já está sendo utilizado por grandes e pequenas empresas com imenso sucesso e a tendência é que o seu uso aumente muito.

5. Uso de chatbots

No que diz respeito a tecnologias que serão tendências de marketing digital em 2019, não há como deixar de citar o uso dos chatbots para atendimento aos potenciais clientes. Essa ferramenta cada vez mais comum ajuda na automatização do marketing, facilita o contato com a empresa e representa um investimento de alto retorno.

O uso dos chatbots já é uma realidade e está presente em sites de empresas, páginas do Facebook e outros meios digitais. Eles são capazes de responder questões, fazer e enviar orçamentos, realizar vendas e outras funções que, até pouco tempo, seriam executáveis apenas por atendentes humanos.

6. Parceria com influenciadores digitais

O marketing de influência chega com tudo em 2019. Os influenciadores digitais (Youtubers, musers, artistas influentes nas redes sociais, blogueiros e blogueiras, entre outros) já são responsáveis por uma significativa parte da conversão em vendas ao sugerirem ou apresentarem produtos em seus canais na internet. Desse modo, eles se tornaram uma importante forma de alcançar público, que se espelha neles para tomar decisões.

No entanto, é preciso tomar cuidado, afinal, não basta ter muitos seguidores, também é preciso analisar o desempenho deles em três critérios: alcance, relevância e ressonância. Ou seja, qual público alcança, como é visto nesse nicho e como as pessoas interagem e reagem com o influenciador.

7. Implementação da realidade aumentada

A realidade aumentada começa a se tornar popular e o seu uso no marketing digital é cada vez mais comum. Trata-se de sobrepor objetos e informações virtuais sobre o ambiente real por meio de displays digitais, óculos especiais ou mesmo do próprio smartphone. Um grande exemplo disso são os jogos como Pokemón Go, que foi uma febre há alguns anos.

No marketing, isso se aplica ao trazer as possibilidades de experienciar as sensações antes de efetivamente adquirir os produtos, ter acesso às informações relevantes sobre eles com um passar da câmera, por exemplo. Essa estratégia gera um grande engajamento da empresa com os clientes.

8. Aprofundamento da relação com o consumidor

Inbound Marketing se mostra cada vez mais essencial nas estratégias de marketing digital como forma de guiar o potencial consumidor pela jornada de compras. Em 2019, esse tipo de relacionamento deve ser ainda mais aprofundado, principalmente em relação a todas as formas de desenvolvimento tecnológico que citamos.

O consumidor e as marcas deverão se aproximar, estabelecendo uma relação mais aprofundada com a formação de um senso de comunidade. Isso já é praticado por grandes empresas, como a Apple, e deve se tornar mais comum no próximo ano.

Assim, ao mesmo tempo que as relações devem ser mais automatizadas, elas também deverão se tornar mais humanizadas. Parece paradoxal a princípio, mas, com o desenvolvimento das IAs e suas aplicações, esse é o caminho que se aponta para o futuro.

Como você pôde ver, a evolução tecnológica está fazendo uma grande diferença e criando novas tendências de marketing digital que devem ser utilizadas pelas marcas com profissionalismo e competência. Não se esqueça que é importante investir — ou continuar investindo — nessa estratégia e contar com uma agência especializada para isso.

Gostou de saber as tendências e quer descobrir agora mesmo as possibilidades do marketing digital? Então entre em contato conosco e veja como podemos ajudar!

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