Inbound marketing ou marketing de conteúdo: qual a diferença?

Inbound marketing ou marketing de conteúdo: qual a diferença?

Você sabe qual é a diferença entre inbound marketing e marketing de conteúdo?

Esses conceitos andam tão juntos que é natural que existam dúvidas sobre as particularidades de cada um. Afinal, ambos são estratégias do marketing digital e, atualmente, são essenciais para construir uma imagem forte de marca. A presença digital é indispensável!

Continue a leitura e entenda mais sobre as especificidades de cada um – e um bônus: sobre como trabalhar as duas estratégias juntas!

O que é inbound marketing?

Inbound marketing é um conjunto de estratégias de marketing muito recente, mas muito relevante. Ele é oposto ao outbound marketing, que é o marketing tradicional, ou de “interrupção” — ou seja, aquele tipo de propaganda que chega até nós contra nossa vontade, seja no meio de um programa de TV ou uma ligação no telefone.

O inbound procura construir um relacionamento saudável com os consumidores, sem interrupções. Empresas que apostam nessa estratégia e colocam em prática ações como e-mail marketing, posts em redes sociais e técnicas de SEO em blog posts, tornam possível que clientes em potencial as encontrem na web no momento certo – o que aumenta as chances de fechar uma compra!

Percebeu que falamos de blog posts? Saiba mais no próximo tópico!

O que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma parte indispensável do inbound marketing – como se fosse sua estrutura. Sem conteúdo, o inbound cai por terra. É que é através de informação de qualidade — seja em formato de blog posts, vídeos, ou ebooks — que uma empresa consolida sua autoridade e constrói uma relação saudável com seu público e, com isso, traz resultados positivos para ela.

A prova disso é que 70% das empresas brasileiras já utilizam o marketing de conteúdo. Está cada vez mais claro que estratégias de marketing que estão focadas na boa recepção do público, ao contrário de peças publicitárias tradicionais, estão ganhando espaço e trazendo sucesso para quem as utiliza.

Como eles trabalham juntos?

Como já dissemos, o marketing de conteúdo e o inbound marketing andam de mãos dadas. Inclua uma estratégia de produção de conteúdo dentro de seu planejamento de inbound marketing para ter o caminho certo e gerar leads, aumentar a visibilidade do seu negócio e sua autoridade na sua área.

Ao produzir conteúdo relevante para sua persona, clientes em potencial chegarão até você no momento certo — pesquisando sobre uma dúvida ou problema no Google, por exemplo. A partir disso, as chances de consolidar um relacionamento baseado em confiança ao solucionar o problema dela são altas, logo, as chances de sucesso também!

Contudo, para que isso aconteça, é preciso escrever conteúdo de qualidade e ter um bom planejamento de produção de conteúdo. Organizar um calendário de postagens, fazer pesquisa das palavras-chave relevantes para seu negócio e entender de técnicas de SEO são atitudes essenciais para manter um blog de sucesso.

Não deixe de estudar sobre o assunto para produzir o melhor conteúdo para web 🙂

Se interessou? Quer saber mais? Saiba mais sobre inbound marketing e marketing de conteúdo na Certificação em Marketing de Conteúdo da Rock Content!

Esse post foi produzido pela equipe da Rock Content.

Comente no Facebook

Page with Comments

  1. Muito bom esse artigo. Algumas pessoas não sabem a diferença entre marketing de conteúdo e inbound marketing. Até por distorção de informações fazem as postagens de conteúdos nas redes sociais e deixam o site de sua marca encostando, perdendo a oportunidade de aumentar o posicionamento nos sites de buscas.

  2. Tópico muito SHOW!

    Deu pra entender bastante da importância que é selecionar um público-alvo e de ter um conteúdo relevante para atrair a atenção daqueles que realmente querem comprar.

    Mas me digam, as estratégias de postagem redes sociais e a de SEO em blog funcionam pra todos tipos de empresa ou vale a pena procurar alguma agência para elaborar um plano de marketing específico pra cada tipo de negócio?

    1. Interessante a sua pergunta. Nós pensamos que depende mas do tipo e tamanho de negócio e seu estágio, do que propriamente dito com o nicho. Acreditamos que o importante é fazer uma boa análise, determinar o estágio atual da empresa, definir os objetivos e propor as ferramentas necessárias para esses objetivos. Já tivemos clientes que começaram pelo FACEBOOK, por exemplo, depois de 1 ano adquiriram o blog. Depende muito da estratégia. Obrigado pela pergunta 😉 ab

O que achou do conteúdo? Deixe seu comentário ;)