O que é CRM?

O sistema CRM é usado para fazer a gestão de relacionamento com o cliente e automatiza bastante a sua operação, integrando esse controle e fornecendo dados para outras áreas do negócio, como marketing e vendas. Manter as informações dos consumidores unificadas é muito importante para as empresas, principalmente, após certo nível de crescimento.

Não se trata apenas de um software para organizar dados e resolver problemas, mas sim de uma estratégia que coloca o foco das ações nos clientes, retirando um pouco a atenção dos produtos ou serviços.

Sabendo o que é CRM e como utilizá-lo, a companhia ganha eficiência operacional, diminui os custos e pode entregar melhores soluções para o público. Continue a leitura e descubra como essa tática pode ajudar um negócio a se tornar mais eficaz e próximo das pessoas!

O que é CRM?

O CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente) tem o objetivo de reunir ferramentas de comunicação e contato com o consumidor. Como conquistar clientes custa mais do que manter os já presentes, é fundamental ter o CRM nas empresas, garantindo a fidelização, a indicação e maior foco diante da concorrência.

Com esse processo, as pequenas, médias e grandes empresas podem analisar e gerenciar as suas interações com o público, classificá-los, além de conhecer melhor suas necessidades e preferências.

Assim, é possível otimizar o processo de vendas com mais informações das ações dos clientes, como visitas ao site, ligações telefônicas, abertura de e-mails etc.

Quais as funções do CRM?

Essa é uma estratégia de negócio, ou seja, um conjunto de processos de gestão de relacionamento com o cliente. O propósito dessa ferramenta é dar alicerce às empresas para fidelizar os compradores atuais e atingir outros em potencial, buscando sempre satisfazer suas necessidades.

O CRM divide-se em 3 áreas que possuem a mesma finalidade, o bom relacionamento com o cliente e a sua satisfação. São elas:

  • gestão de serviços ao cliente;
  • gestão dos canais e força de vendas;
  • gestão de marketing.

Quais os tipos de CRM mais usados?

De acordo com as funções, o sistema CRM pode ser usado para diferentes utilidades. Apesar disso, o objetivo não precisa ser único, essas funcionalidades devem ser integradas para complementar as estratégias e fornecer dados para todas as áreas.

Veja alguns dos tipos de CRM:

  • operacional: integração da tecnologia aos processos de gestão, a fim de direcionar o relacionamento entre cliente e empresa;
  • colaborativo: utilização da tecnologia de automação da empresa com seus clientes;
  • analítico: comparação dos tipos de clientes da empresa, com isso, possibilita criar estratégias específicas;
  • social: interação com o cliente através das diferentes mídias.

Qual a importância do CRM?

Esse é um sistema desenvolvido para a gestão de clientes de uma empresa, na qual toda a operação é influenciada pelos dados obtidos e organizados com esse processo. Assim, todos os departamentos podem ter uma maior compreensão de qual são as necessidades e dificuldades dos clientes, para poder oferecer ações mais direcionadas e efetivas.

O trabalho de CRM facilita o entendimento dos comportamentos de compra, já que reúne e guarda informações dos clientes, gerando relatórios rápidos e seguros. Desse modo, as estratégias de todos os setores serão direcionadas por dados precisos e não em suposições retiradas de fontes não confiáveis.

Quais as vantagens de usá-lo?

Existem diversos benefícios trazidos pelo uso do CRM nas empresas, isso vai depender dos objetivos e metas das empresas. Contudo, há algumas vantagens comuns que todos os negócios podem aproveitar. Confira:

Automação da recompra

Com as informações obtidas por meio do CRM, é possível identificar e entender as necessidades dos clientes antecipadamente, antes que essas carências se tornem urgentes para eles.

Isso facilita e estimula a criação de táticas de recompra, automatizando esse trabalho por conhecer o perfil dos consumidores e saber o que interessa para eles.

Canal de marketing direcional

As campanhas serão muito mais direcionadas e personalizadas aos interesses dos potenciais e atuais clientes. Afinal, compreendendo os desejos, exigências e tendências de compra das pessoas, o marketing pode conversar com elas com mais clareza e influência.

Aumento dos lucros

Essa vantagem é oriunda da automatização de tarefas, maior inteligência dos relatórios de vendas, melhores estratégias de marketing, atendimento personalizado, entre outras atividades que são influenciadas por esse sistema de gestão.

Como escolher o CRM ideal?

Para selecionar qual o sistema mais adequado para sua empresa é preciso levar algumas informações em consideração, como o volume de vendas, tamanho da base de clientes, quantidade de dados etc.

Além disso, deve-se verificar o valor dos orçamentos e a complexidade do ciclo de vendas, já que o CRM atenderá, justamente, essas demandas.

Apesar de muitos gestores ainda não saberem o que é CRM, ele é uma peça fundamental para os negócios atualmente. A gestão de relacionamento com o cliente é imprescindível para ter maior controle sobre as operações, sobretudo nas atividades de marketing e vendas.

Por isso, ela deve ser implementada quanto antes para trazer a vantagem competitiva que pode oferecer.

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