fbpx

O que é growth hacking e quais seus benefícios para o marketing?

O que é growth hacking e quais seus benefícios para o marketing?

A popularização da tecnologia digital trouxe dezenas de transformações para praticamente todos os mercados. Obviamente, o marketing digital é um desses e, se você é do tipo de profissional que está sempre antenado nas novidades, já deve ter ouvido falar de uma metodologia conhecida como growth hacking.

Nascida e difundida entre as startups e empresas de tecnologia, a growth hacking cresceu, mostrou seu potencial e, hoje, passa a ganhar força também nos departamentos de marketing e em outros segmentos de negócio. Nós sabemos do impacto que esse método pode trazer para a sua empresa e é por isso que reunimos, neste post, as principais informações sobre o tema. Confira!

O que é growth hacking?

A definição dessa metodologia é formada pela união de dois termos: “growth”, que, em inglês, quer dizer crescimento, e “hacking”, um derivado da palavra hacker. Esse último, no início da internet e até hoje, é conhecido como o profissional que domina muito da tecnologia e usa esse conhecimento para alcançar seus objetivos e testar as organizações.

Portanto, diante de um novo contexto, o termo growth hacking é o que define a metodologia que reúne conhecimentos de marketing, tecnologia e vendas para aumentar a aquisição de clientes de uma empresa. Ou seja, uma área repleta de “hackers do bem”, que usam seu conhecimento em tecnologia para promover o crescimento de negócios.

Em resumo, é uma forma mais criativa e dinâmica de pensar o marketing, que une conhecimentos de desenvolvimento, análise de dados e comunicação para buscar soluções inovadoras a fim de conquistar clientes, sempre com base em testes reais, na interseção entre o time de produto e o de marketing, com um pensamento 100% voltado ao máximo resultado e ao menor esforço e custo.

Quais os benefícios que ele traz para o marketing?

Agilidade na implementação

Empresas que crescem costumam sofrer muito com o engessamento dos processos, mas não quando o assunto é growth hacking. Afinal de contas, a agilidade de implementação e a rapidez dos testes para a geração de soluções são a essência da metodologia. Além disso, todas os recursos necessários para execução da estratégia estão disponíveis on-line para acesso e utilização.

Criação de novas oportunidades de negócio

Ao invés de ser um processo baseado em “achismo”, o growth hacking tem toda sua metodologia construída a partir de hipóteses e testes. São os erros e acertos que vão direcionar o investimento. Naturalmente, a empresa passa a ter uma estratégia muito mais assertiva e que proporciona oportunidades de negócio novas, melhores e mais sustentáveis.

Foco no resultado

Como já falamos no início, o growth hacking é 100% direcionado para a geração de melhores resultados, que sejam mensuráveis e escaláveis. Ou seja, deixam de existir campanhas sem metas claras e métricas definidas. Se o objetivo não for atingido, não há porque investir na iniciativa. Dessa forma, deixa de existir o investimento em canais com pouco potencial de retorno positivo.

Custo menor na retenção de clientes

Por fim, o objetivo que praticamente qualquer gestor de marketing deseja atingir ao fim do mês: a redução no custo de aquisição e manutenção de clientes. Se falamos que o objetivo central da metodologia é maximizar o crescimento com o menor esforço, é natural que o custo reduzido seja uma das principais justificativas para investir no growth hacking.

Manter-se por dentro das tendências e novidades de sua área de trabalho é uma obrigação para qualquer profissional, em especial para os especializados em um segmento tão dinâmico como o marketing digital.

Diante desse contexto, entender o que é growth hacking é um trabalho essencial para quem deseja manter seu negócio na trilha do crescimento e dos bons resultados. Se você gostou deste conteúdo, compartilhe-o nas redes sociais e permita que o conhecimento chegue também aos seus amigos!