Planejamento de conteúdo para redes sociais: por que é tão importante?

As redes sociais transformaram completamente a forma como as pessoas interagem entre si e com as empresas. Hoje, todos requisitam informações, têm contato direto com conteúdo e buscam atendimento em casos de problemas ou dúvidas. Então, se você não oferece essas possibilidades aos seus clientes, tende a ser deixado para trás pela concorrência.

Nesse novo cenário, é preciso uma presença adequada nas redes sociais para obter sucesso. O trabalho deve empregar tanta estratégia quanto qualquer outra área da empresa — afinal, um único erro pode danificar para sempre a imagem de um negócio.

A saída para isso está em desenvolver um bom planejamento de conteúdo e aproveitar todas as oportunidades que essas plataformas trazem para as marcas. Não é nada adequado deixar esse trabalho ao acaso, brindo mão de estratégia. Então, para contar com bons resultados, você precisa seguir os passos certos. E é disso que trataremos neste post! Confira:

Por que realizar o planejamento de conteúdo para redes sociais?

O marketing conta com diversas frentes de atuação para impactar positivamente o público-alvo. E as redes sociais oferecem um reforço de peso nesse sentido, sendo capazes de oferecer uma via para você divulgar os seus produtos e atender o seu potencial cliente.

No entanto, isso só é possível, de fato, com um bom planejamento. Então, realize um estudo referente à sua própria marca e às redes sociais cogitadas para integrar a sua estratégia. Afinal, não é porque existem tantas alternativas possíveis que a sua empresa precisa atuar em todas elas.

Escolha as que têm mais a ver com o perfil dos seus consumidores. Geralmente, o Facebook é essencial, mas talvez o Twitter ou o Instagram não sejam os caminhos ideais, por exemplo.

Ao analisar o perfil da sua audiência, você passa a contar com informações valiosas como melhores horários para publicar, tipo de conteúdo para transformar em post, frequência ideal de publicação, entre outras. Não faça nada por acaso: baseie-se em dados concretos para tomar decisões inteligentes.

Quais são os benefícios do planejamento de conteúdo para redes sociais?

Ter um bom conhecimento a respeito das características do público que você pretende atingir com suas campanhas é apenas o início do trabalho com marketing digital. A partir de um planejamento de conteúdo e da definição de objetivos e metas, ficam claras as métricas que você deve usar para medir seu sucesso.

A tendência atual é a de pessoas fortalecerem os laços com as empresas que lhes oferecem um atendimento de qualidade. Quando isso ocorre, há muito mais possibilidades de negócios no futuro, fidelizando-se a audiência de maneira eficiente.

E tudo isso é facilitado quanto se tem uma boa estratégia de redes sociais implementada na empresa.

As informações provenientes de um bom planejamento de conteúdo também servirão para melhor direcionar as suas ações. Até porque uma marca precisa atuar sempre de modo a incentivar o engajamento do público, o que é impossível sem ter um plano adequado.

Como realizar um bom planejamento de conteúdo para redes sociais?

Agora que você já conhece os principais motivos para implementar um planejamento de conteúdo para redes sociais em sua empresa, precisa garantir a melhor abordagem para esse trabalho. Afinal, ele somente trará vantagens se for bem implementado conforme as necessidades e particularidades do seu negócio.

Vejamos, a seguir, algumas dicas de como criar esse planejamento com qualidade:

Estude o perfil do seu público-alvo

Entender as características da audiência que você está tentando atingir nas redes sociais é essencial para impactá-la positivamente.

Você precisa conhecer suas motivações e necessidades para que desenvolver um conteúdo capaz de satisfazer esses pontos. Além disso, trata-se de um conhecimento importante para definir a linguagem e o tom de voz adotados em seus posts.

Basicamente, as suas publicações devem gerar identificação na audiência, senão você arrisca afastar potenciais clientes, em vez de retê-los.

Escolha as redes sociais certas

Quando falamos de planejamento de conteúdo para redes sociais, vale deixar claro que não se trata de um trabalho restrito a Facebook, Twitter ou Instagram. O que determinará as melhores redes sociais para a estratégia da sua empresa será o que você aprendeu a respeito do perfil do seu público-alvo.

Quais redes sociais essas pessoas costumam acessar? Com qual frequência e em que horários durante o dia? Essas informações serão decisivas para você planejar o seu conteúdo, já que é essencial estar presente nos espaços e momentos certos, frequentados pela sua audiência.

Crie um calendário de conteúdo

Todo planejamento para redes sociais deve contar com um calendário de publicações, onde você prevê os posts que serão feitos, e quando. Nesse controle, também se pode definir a abordagem e os elementos visuais que serão utilizados.

Assim, o calendário de conteúdo te permitirá aproveitar mais oportunidades de ações estratégicas. Será possível distribuir conteúdo ao longo do período de maneira uniforme, evitando lacunas e garantindo publicações em datas importantes para a sua empresa.

Experimente formatos diferentes

A maioria das redes sociais mais populares hoje tem diversos formatos de posts que você deve experimentar. Somente assim será possível determinar quais funcionam melhor para os objetivos da sua marca no ambiente digital.

Por exemplo, que tal usar vídeos rápidos em seu planejamento de conteúdo? Ou investir em GIFs?

Não existem escolhas certas ou erradas aqui, e sim aquilo que se encaixa, ou não, nas expectativas do público que você pretende impactar. Então, fique de olho nas atualizações dessas redes sociais para sempre conhecer suas novidades!

Torne o calendário acessível

Manter a sua equipe por dentro do que está sendo feito em matéria de conteúdo também é essencial para a organização de todos, pois torna a comunicação interna mais rápida e transparente. E a melhor forma de garantir isso é tornar toda a documentação do processo acessível para os membros do seu time.

Com a facilidade da computação em nuvem, esse ponto fica simplificado. Você pode usar uma ferramenta especializada para planejar o seu conteúdo (como o AgoraPulse ou o Buffer), ou mesmo utilizar um aplicativo de compartilhamento de arquivos, como o Google Drive.

Aprenda com os seus resultados

Também deve fazer parte da sua estratégia de redes sociais o hábito de acompanhar as métricas de performance das suas publicações, bem como o impacto que elas têm nas metas do negócio. Sem esse acompanhamento, você não tem como saber se o seu trabalho nessas plataformas está dando certo.

Além disso, é necessário aprender com esses resultados. Então, fique de olho nos seus números e busque oportunidades para melhorar. Se determinado tipo de publicação teve retornos abaixo do esperado, por exemplo, é preciso rever a estratégia por trás dele.

Aprimore seu planejamento com o tempo

Analisar resultados também é algo que deve ter um impacto na estrutura do seu planejamento. Ao utilizá-lo no dia a dia, podem surgir dificuldades não previstas, ou problemas que necessitem de novas soluções. Logo, nenhum recurso consegue ser definitivo.

Para continuar sempre te ajudando a atingir bons resultados, o planejamento de conteúdo para redes sociais precisa estar em plena melhoria. Então, fique de olho em possíveis maneiras de aprimorar essa ferramenta para contar com retornos superiores.

Ao realizar as devidas adaptações, você atualizará o seu modelo de trabalho, deixando-o cada vez melhor.

Quais cuidados se deve tomar ao criar um planejamento de conteúdo para redes sociais?

O planejamento de conteúdo só pode trazer bons resultados quando suas ações são direcionadas a metas bem estabelecidas. Por isso, é importante manter o foco naqueles que são, de fato, os objetivos da sua atuação nas redes sociais.

Se você quer aumentar as vendas de determinado produto, por exemplo, o seu conteúdo precisa ser voltado a destacá-lo. Logo, não fará sentido criar publicações cujo único intuito é atrair curtidas e comentários do público, pois o objetivo é gerar conversões a partir desses posts.

Ao trabalhar com um planejamento de conteúdo robusto, ficará mais fácil se ver longe do risco de seguir pelo caminho errado. Será possível antecipar, com calma, as abordagens de cada publicação e se certificar de que todas estejam corretas.

Como dar conta de tudo isso?

Enfim, como vimos até aqui, ter uma atuação estratégica nas redes sociais é essencial para qualquer empresa que queira obter bons resultados no ambiente digital. Essas plataformas permitem um contato direto com o consumidor final, além de promoverem seus produtos para segmentos altamente específicos da audiência.

Para trabalhar de maneira estratégica com o marketing digital e aproveitar todas essas vantagens, você deve ter uma equipe que “respire” internet, e que saiba detectar tendências antecipadamente para encontrar oportunidades valiosas para a sua empresa. Até porque todos os dias podem surgir novidades atraentes para a sua marca.

Nesse sentido, você pode contar com a ajuda de uma agência de marketing digital, livrando-se da preocupação de estruturar o seu próprio departamento.

Esse time atuará junto ao planejamento de conteúdo para redes sociais, além de vários outros aspectos da atuação da sua marca na internet. Assim, você poderá utilizar o máximo de potencial à disposição da sua empresa!

E aí, gostou do post? Já se convenceu a respeito da importância dessa parceria? Então entre em contato conosco para conhecer todas as possibilidades que podemos trazer para você!

Comente no Facebook

O que achou do conteúdo? Deixe seu comentário ;)