SUPERMERCADOS AVENIDA

AVENIDA SE TORNOU REFERÊNCIA NO MUNDO DIGITAL.

Mais do que apenas publicação em redes sociais, em agosto de 2015 o Supermercados Avenida contratou a Penze para iniciar seu posicionamento digital.

Um dos serviços ofertados foi o planejamento estratégico digital. Por meio dele, buscou-se entender os objetivos de marketing do Supermercados e com isso foi traçado um planejamento digital, no qual fosse possível definir o público-alvo, e a partir daí traçar as ações e ferramentas necessárias para atingir os objetivos.

PRODUÇÃO DE CONTEÚDO E CRIAÇÃO DIGITAL

Definindo o planejamento estratégico digital, no qual consta os objetivos e a estratégia, uma equipe especializada da Penze passa a receber pautas e a buscar conteúdos capazes de manter a atenção do público-alvo do supermercado.

Além disso, acompanha a produção dos textos e as criações visuais das postagens.

Isso vai ao encontro do Marketing de Conteúdo, fundamental em qualquer posicionamento digital. Hoje especialistas falam em 70% de investimento do marketing em produção de conteúdo, ao encontro do marketing 3.0 de que tanto fala o guru do Marketing Philip Kotler.

GERENCIAMENTO DE CANAIS DIGITAIS

O relacionamento é fundamental! Não adianta atingir o público-alvo, trazer audiência para uma fanpage, se não houver relacionamento.

A Penze conta com um time de especialistas que monitoram constantemente e se relacionam com os consumidores, clientes e interessados, repassando informações para o comercial, recursos humanos e atendimento.

Com isso, respondem de acordo com um padrão de linguagem preestabelecido com o cliente mantendo o relacionamento, sempre tentando engajar o consumidor/usuário. Relacionamento é a chave do negócio.

INBOUND MARKETING

O e-mail marketing morreu… Será? Há pouco tempo, muitos decretaram a morte dessa forma de publicidade e relacionamento. E realmente assim poderia ser considerado, porque ele era utilizado basicamente para enviar promoções e spam (e-mails indesejados e sem consentimento).

Porém, o marketing de conteúdo, com a técnica do inbound marketing, ressignificou o e-mail marketing, pois é o usuário que fornece o e-mail por ter interesse em um produto, sendo uma das ferramentas utilizada pelos Supermercados Avenida.

A Penze mantém e gerencia a base de e-mails, trabalhando na captura desses contatos e fazendo a gestão de conteúdo, economizando mídia e atingindo seu público-alvo.

Além disso, a Penze possui uma política rígida quanto ao controle de informações, garantindo a privacidade de todas as informações, e um contrato de confidencialidade com todos os colaboradores.

DIFERENCIAIS COMPETITIVOS E O DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO

Sabemos que cada vez mais a competitividade aumenta. Como, então, uma empresa irá se distinguir da outra?

É aí que entra um time especializado em pensar soluções capazes de fazer com que um negócio se diferencie de outro, por meio de valores e diferenciais.

Confira algumas coisas que foram feitas:

O PANFLETO DIGITAL (TABLOIDE) DE OFERTAS

O setor supermercadista é conhecido pelo panfleto (ou tabloide) de ofertas. Rotineiramente, as donas de casas recebem em casa diversas ofertas no mundo digital.

Foi ai que a Penze, analisando como fazer com que o Supermercados Avenida se distinguisse dos outros players do mercado, propôs que fosse levado para a internet esse panfleto.

Após aprovada a ideia, o time de desenvolvedores criou um sistema online no qual se pode consultar sempre as ofertas online.

Isso fez com que saísse na frente de outros concorrentes e, além disso, propiciando mais comodidade e facilidade aos clientes do supermercados.

A página especial é divida por cidades e pode ser conferida aqui Clicando Aqui.

A ANÁLISE DE DADOS (BIG DATA)

Marketing digital, marketing de conteúdo, email marketing… tudo isso não tem diferencial se não estiver estruturado sob a base de análise de dados.

Isso porque o diferencial do marketing digital é a possibilidade de se acompanhar em tempo real dados importantíssimos para a tomada de decisões.

Aumento do alance, público-alvo, visitas em uma página, tipo de dispositivos, horários, são fundamentais para que todo o planejamento se construa em cima de dados e resultados, e não apenas em opiniões pessoais.

E a Penze com seu time de mineradores de dados, definem no planejamento e acompanham mensalmente os resultados obtidos, seguindo os padrões mundiais.

Com base no acesso do tabloide online, detectou-se essas duas informações, fazendo com que o investimento seja direcionado para a necessidade real dos consumidores.

LANÇAMENTO NOVO SITE (JULHO/2017)

Concluindo a primeira parte do projeto de 2 anos, lançamos o novo site do Avenida, todo reformulado, com os valores, objetivos e produtos em destaque do supermercado.

Mais do que um site, é uma plataforma de conteúdo, que amplia o leque de canais de atendimento, focando cada vez mais em omnichanel, ou seja, gerar canais múltiplos para consumidores entrarem em contato.

Além disso, contribui com seu papel de gerar conteúdo relevante para as pessoas.

Confira tudo em www.supermercadosavenida.com.br

ALGUNS RESULTADOS OBTIDOS

  • Fanpage passou de 0 para aproximadamente 15.000 curtidores em 1 ano. Sabemos que apenas números não trazem resultados. Porém, há um acompanhamento de que esse público refere-se ao do supermercado.

  • Base de e-mail cresce 20% ao mês, fazendo com que se reduza custos em compra de mídia e faça a mensagem chegar mais rápido e de forma assertiva.

  • Tabloide online tem apresentado números considerados de acessos, sendo percebido já pelos clientes do Supermercados Avenida como um diferencial, e reduzindo ainda a impressão, o que o torna ecologicamente correto.

  • Meu Avenida, o aplicativo, surgiu justamente da análise de dados do acesso ao tabloide online, em 1 mês cresce diariamente.

  • O conteúdo produzido na fanpage tem atingido o público-alvo, fornecendo informações importantes para o consumidor e fazendo ele se relacionar com o consumidos.

  • Algumas ofertas foram divulgadas apenas na internet, e mostraram o potencial das mídias sociais, fazendo que a procura por produtos específicos surpreendesse a todos em resultado de vendas.

    *Não se cita dados específicos em razão do sigilo das informações existentes contratualmente.