fbpx

Dia do Consumidor

Dia do Consumidor

Hoje é comemorado o Dia Internacional do Consumidor, que foi criado para proteger e lembrar sempre dos seus direitos. Portanto, gostaríamos de parabenizar você consumidor e contar um pouquinho sobre a história que envolve essa data tão importante.

Foi comemorada pela primeira vez em 1983, sendo escolhida em razão do famoso discurso feito em 15 de março de 1962, pelo então presidente dos EUA, John Kennedy. Em sua fala, Kennedy salientou que todo consumidor tem direito, essencialmente, à segurança, à informação, à escolha e de ser ouvido. Isto provocou debates em vários países e estudos sobre o assunto.
No Brasil, o Código de Defesa do Consumidor foi instituído em 11 de setembro de 1990, com a Lei nº 8.078. Depois de algum tempo, veio o PROCON, a fim de garantir ainda mais direitos aos consumidores. Um dos grandes avanços do Código de Defesa do Consumidor é o reconhecimento da necessidade de proteção aos interesses econômicos daquele que compra, bem como transparência nas relações de consumo.
É o fato dessas legislações nascerem da força da própria sociedade, representada no movimento consumerista que as fazem tão valiosos e que torna o dia de hoje tão especial!

Comemore seu dia consumindo com consciência e exigindo sempre seus direitos!