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5 estratégias de e-mail marketing para implementar AGORA!

5 estratégias de e-mail marketing para implementar AGORA!

Com a popularização das redes sociais, muito tem se falado sobre a necessidade de continuar utilizando o e-mail marketing como parte das campanhas e ações de marketing digital.

Antes de mais nada, é preciso entender que cada uma das diferentes ferramentas disponíveis no mercado tem objetivos e um público-alvo característico. E que utilizar diferentes plataformas em sua comunicação com seus leads e clientes amplia o alcance da sua marca, impactando positivamente nas vendas.

No post de hoje vamos entender um pouco mais sobre a aplicabilidade do e-mail marketing e conhecer 5 dicas de como montar uma estratégia eficiente! Quer saber mais? Fique com a gente!

Por que utilizar o e-mail marketing?

Os consumidores estão cada vez mais bem informados e exigentes. Não basta apenas ter um canal de comunicação com o seu público e uma plataforma para disseminar conteúdos promocionais. É preciso ir além!

Estratégias de marketing digital — como o Inbound e marketing de conteúdo — são voltadas para atender essa necessidade. O objetivo é educar e nutrir leads e clientes durante todo o processo de compra por meio de conteúdos relevantes. E o e-mail marketing é a peça-chave para a divulgação.

Quais as vantagens dessa ferramenta?

Conteúdos estratégicos, como webinars ou mais completos como e-books, têm uma distribuição altamente efetiva se realizada por meio do e-mail marketing.

Sem contar que é possível a criação de landing pages, em que o usuário, após o preenchimento de algumas informações como nome e e-mail, pode ter acesso ao conteúdo ao mesmo tempo em que sua empresa coleta dados reais de consumidores qualificados, uma vez que eles já demonstraram interesse prévio no serviço ou produto que você oferece.

Agora que já conhecemos alguns motivos para usar o e-mail marketing, é hora de colocar a mão na massa e conhecer as melhores estratégias para colher seus resultados!

Como implementar o e-mail marketing de forma eficiente?

1. Defina seu objetivo

O primeiro passo para começar a utilizar o e-mail marketing é definir os objetivos que sua empresa pretende alcançar com essa ferramenta.

Resumidamente, existem dois objetivos principais — gerar relacionamento e gerar vendas.

Para gerar relacionamento com seu público e fazer com que sua marca seja lembrada, compartilhar conteúdos especiais, postagens do blog que contam com alto desempenho, tutoriais e cases de sucesso são uma ótima opção.

Agora se o seu objetivo é gerar venda, uma dica importante é nunca lotar a caixa de e-mail do seu consumidor com mensagens de divulgação. Separe em um e-mail algumas promoções especiais que acontecerá em determinado período e envie.

Sua estratégia não precisa ser engessada! Fique de olho nas expectativas dos seus clientes, nas métricas e faça boas adaptações para o seu negócio.

2. Segmente sua lista de e-mail marketing

Para conseguir bons resultados com sua estratégia de e-mail marketing, é preciso que você possua listas segmentadas. Essa segmentação pode ser baseada em dois fatores — no comportamento do usuário e no perfil do usuário.

A segmentação baseada no comportamento do usuário é intrínseca às ferramentas de e-mail marketing. Vamos falar sobre elas com mais detalhes no próximo tópico, mas se atente ao fato de que é possível ter acesso a algumas informações que nortearão a sua estratégia.

Dados de quem abriu o e-mail, quem não clicou no e-mail e quem realizou uma compra por meio do e-mail marketing são alguns exemplos de informações que podem ser coletadas.

Segmentações baseadas no perfil do usuário podem ser feitas exclusivamente para determinado nicho de mercado e público específicos.

Importante sempre alinhar seus objetivos com as listas de segmentação. E lembre-se — nunca compre listas de e-mails prontas! Afinal, todo e-mail não autorizado é considerado spam.

3. Use uma ferramenta para automação

Ferramentas de automação são softwares que auxiliam desde o planejamento até a execução de ações de marketing digital. Ou seja, automatizam tarefas que demandam muito tempo para serem realizadas.

Dessa forma, elas garantem um aumento na produtividade, uma vez que os profissionais de marketing passam a ter auxílio.

Para a estratégia de e-mail marketing, a ferramenta mais conhecida para automação é o MailChimp. Por meio dela é possível criar listas de e-mail segmentadas, ter acesso às informações de ação do usuário, como quem abriu o e-mail, clicou no link, no CTA, realizou uma compra, quais os conteúdos que fazem mais sucesso com o seu público e inúmeras outras.

Essas informações são essenciais para ter uma estratégia de marketing efetiva. Isso porque você será capaz de entregar ao seu usuário um conteúdo cada vez mais assertivo. Sua visibilidade estará maior, assim como sua credibilidade.

4. Invista em um conteúdo de qualidade

Para ter mais chances do seu usuário consumir o conteúdo que está sendo distribuído, é necessário que ele esteja alinhado ao seu perfil e não seja simplesmente uma replicação dos conteúdos que já estão disponíveis na internet.

Saia do lugar comum e busque apresentar informações inovadoras. Ajude o seu cliente de forma efetiva a resolver um problema ou sanar uma dúvida.

Monte um plano mensal de publicações com diferentes formatos de conteúdo e crie uma estratégia de divulgação em redes sociais, blogs e e-mail marketing. Dessa forma, sua empresa terá visibilidade do que será feito no decorrer de todo o mês.

Uma dica para aumentar ainda mais as chances de ter bons resultados com o e-mail marketing é ser pessoal e personalizar cada um dos e-mails enviados, além de criar títulos impossíveis de não serem abertos. Invista na criatividade!

5. Tenha periodicidade

Não adianta mandar um e-mail marketing para o seu cliente e ficar longos períodos sem dar as caras. É preciso fazer com que sua empresa seja lembrada. Para isso, estipule uma periodicidade.

Aqui novamente temos a importância de ter um plano mensal de publicação. Defina com a sua equipe a estratégia que estará em vigor durante determinado período e adapte seus conteúdos e frequência de envio para esse cenário.

Com essas dicas você estará pronto para começar a trabalhar utilizando estratégias de e-mail marketing. Aplique o que aprendeu e comece a colher os frutos para o seu negócio. E se quiser se manter informado sobre mais novidades, assine nossa newsletter!

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