fbpx

5 livros de marketing digital para ler em 2019

5 livros de marketing digital para ler em 2019

Quero aprender mais sobre Marketing Digital, mas as informações estão todas espalhadas. Onde tem um material completo e confiável para eu estudar?

Se você já se questionou com algo parecido, saiba que não está sozinho! A facilidade para solucionar dúvidas pontuais é grande, mas quando a ideia é nos aprofundarmos no assunto, o que encontramos é um mar de artigos rasos. 

Pensando nisso, trouxemos 5 livros de marketing digital bem abrangentes para você ler em 2019 que ajudarão você a mergulhar de cabeça nesse mundo. Vamos lá!

1. A cauda longa

Você já ouviu falar do termo long tail ou calda longa no marketing digital? 

Se sim, você expandirá ainda mais os seus conhecimentos entendendo o que as estratégias long tail significam no mundo dos negócios — mais precisamente, no impacto das vendas.

Se nunca ouviu falar, fique tranquilo! O autor Chris Anderson se preocupou em trazer o assunto de uma forma que pessoas de todas as áreas entendam a ideia principal e consigam aplicá-la em estratégias de vendas.

2. Marketing 4.0

Considerado o pai do marketing moderno, Philip Kotler traz neste livro a continuação da obra anterior Marketing 3.0, mas agora focado em trazer ideias de como engajar o cliente na era digital com estratégias cada vez mais voltadas ao ser humano.

Como consequência dessa nova abordagem, as ações se voltam para todo o comportamento do cliente, desde ajudá-lo a entender mais sobre algum assunto, mostrar que existem outras formas de resolver um problema até por final, ajudá-lo de uma forma ainda mais direta a se livrar desse problema, momento no qual ocorre a oferta dos seus produtos.

Com todo o mercado se voltando para essas ações, é imprescindível que você entenda o que está acontecendo por trás dessa grande cortina.

3. A arte de SEO

Se você deseja se aprofundar ainda mais nas estratégias que compõem o marketing digital, então esse livro é perfeito para você!

SEO vem de search engine optimization e foca em trazer mais visibilidade para o seu negócio em áreas não pagas de ferramentas de busca, como Google, Youtube, Yahoo etc. Ou seja: é visibilidade “de graça” para o seu negócio!

O livro é escrito por 4 grandes nomes da área. Entre eles, Rand Fishkin, um dos fundadores da Moz e da Sparktoro, contribuindo no mercado tanto com ferramentas de análises como conteúdo estratégico para você implementar.

4. Hacking Growth

O livro foi escrito por Sean Ellis, o pai do Growth Hacking, dos hackers de crescimento de uma empresa.

  • Como saber se aquela mudança de imagem em um banner de anúncio fez diferença nas vendas?
  • O que eu preciso medir para saber se não estou jogando dinheiro fora?
  • Onde investir a maior parte dos meus esforços? 

O autor explica o mindset necessário para que você consiga otimizar da melhor forma o seu investimento e ainda traz uma metodologia para que você consiga testar estratégias e medir quantitativamente se ela deu certo ou não.

Enquanto você não começa a ler o livro, é possível também ler as análises de casos de sucesso no site do Sean Ellis.

5. Obrigado pelo Marketing

O marketing de conteúdo engloba toda a estratégia de entender o público-alvo do seu negócio e oferecer materiais que o ajudem a sanar algum problema, ou então a descobrirem que há um problema.

Diferente da abordagem usada em mídias pagas como Google Adwords e Facebook Ads, o marketing de conteúdo trabalha toda a jornada do cliente, buscando se aproximar do usuário para construir uma relação de confiança. Alcançada a confiança do usuário, o processo de venda do produto se torna muito mais fluido e a satisfação do cliente na pré e pós-venda se torna muito maior.

Vitor Peçanha, fundador da Rock Content — empresa de marketing de conteúdo —, explica neste livro como aplicar essa estratégia em diversos canais de comunicação como redes sociais, e-mail e blogs para fazer o seu negócio crescer.

Gostou das nossas indicações de livros de marketing digital? Então compartilhe nas redes sociais e ajude outras pessoas!