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5 métricas de marketing que você já deveria mensurar na sua empresa

5 métricas de marketing que você já deveria mensurar na sua empresa

5 métricas

As métricas de marketing digital são essenciais para avaliar o desempenho da sua empresa, seja em questões financeiras, como o retorno sobre o investimento, seja em questões de branding e no relacionamento da sua marca com o seu público.

No entanto, antes de começar a analisar métricas aleatoriamente, é importante ter os seus objetivos bem definidos. Afinal, é preciso saber que respostas você quer para as suas principais perguntas.

Por exemplo, se o seu objetivo é aumentar o tráfego para o seu site, você sabe que as métricas relacionadas a “cliques no link” são valiosas para a sua empresa.

Ficou interessado em saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!

1. Número de sessões

Para saber o número de sessões, ou seja, de acessos ou visitas ao seu site, o ideal é utilizar o Google Analytics — completo, simples de instalar no seu site, com opções de personalização de relatórios e gratuito.

Um detalhe sobre essa métrica é que o número de sessões não representa quantas pessoas entraram no site da sua empresa, mas todos os acessos, podendo a mesma pessoa ter entrado mais de uma vez.

Esse indicador é importante porque, quanto mais sessões o site da sua empresa tiver, maiores serão as chances de conversão ou maior será a popularidade da sua marca. Tudo depende do seu objetivo.

2. Número de comentários

Essa é uma das métricas de marketing digital que muitas pessoas deixam de lado, mas que é importantíssima quando desejamos branding e relacionamento com o nosso público.

Imagine que você tenha um artigo no site da sua empresa que seja essencial para atrair novos clientes. Se esse artigo tiver muitos comentários positivos, isso fortalece e dá credibilidade à sua empresa.

Esse relacionamento é importante, e vale a pena incentivar os comentários com chamadas no final dos seus artigos.

3. Custo de aquisição do cliente

Conhecido pela sigla CAC, o custo de aquisição do cliente revela o valor real (ou o mais próximo disso) de cada cliente conquistado em determinado período, de acordo com os investimentos e os custos realizados.

Esse número é importante para que você consiga mensurar a possibilidade de investir mais em marketing ou se as suas campanhas não estão convertendo tão bem quanto é preciso.

Para calcular, basta somar todos os gastos que teve com ações de marketing e dividir pelo número de clientes convertidos. Por exemplo, se você investiu R$ 1.000,00 em um mês de campanha e isso gerou 20 novos clientes, então o seu CAC é de R$ 50,00.

4. Retorno sobre o investimento

Com a sigla ROI, o retorno sobre o investimento mostra o lucro da sua empresa em relação ao investimento. Por isso, o ROI é uma das principais métricas de marketing digital.

Para calcular, basta subtrair todo o investimento do valor da receita. Divida o resultado pelo investimento novamente.

Por exemplo, você gastou R$ 2.000,00 com a sua estratégia de marketing digital e a receita foi de R$ 5.000,00. Subtraia 2.000 de 5.000, que resulta em 3.000 e divida esse valor pelo investimento de 2.000. O seu ROI é de 1,5.

5. Taxa de conversão

Essa taxa mede a efetividade das suas ações de acordo com o seu objetivo. Lembra que dissemos no início que tudo depende do seu objetivo? Então, se você tem uma loja virtual, o seu objetivo é vender.

Se você vai lançar uma campanha futuramente e quer apenas o e-mail das pessoas interessadas na sua loja, então a sua conversão não são as vendas, mas a captura de e-mails.

Se você quer visitas no seu blog, a sua conversão está relacionada ao número de sessões. E é assim que a taxa de conversão deve ser analisada, pelo seu objetivo.

Por exemplo, se em um período o seu site recebeu 200 visitas e gerou 50 conversões, calcule 50 dividido por 200, e o resultado é 0,25. Multiplicado por 100, a sua taxa de conversão é 25%.

E então, será que uma dessas métricas de marketing é a ideal para a sua empresa? Ficou com dúvidas? Deixe um comentário no post.

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