fbpx
Billey Preloader

Você entende a importância do monitoramento das Redes Sociais?

Você entende a importância do monitoramento das Redes Sociais?

home-cosmetics-launch-image-box-03

No novo cenário digital de consumo é muito importante estar cada vez mais presente entre seus consumidores. Fazemos isso através de diversos canais de comunicação, porém, um dos mais usados para estabelecer um contato direto e próximo com os clientes são as redes sociais e precisamos saber como usá-lo de forma adequada.

Fazer o monitoramento das Redes Sociais é essencial para que a sua estratégia funcione e os resultados aumentem para o seu negócio. Por isso, colocamos abaixo os principais benefícios dessa prática para o seu negócio não ficar para trás. Vamos lá?

6 vantagens de fazer o monitoramento das Redes Sociais

1. Conhecer o seu real público

Ao fazer o monitoramento das Redes Sociais sua empresa será capaz de identificar e entender o público de cada uma delas e aprender a falar de forma única com os usuários do Twitter, que são diferentes do Facebook, Instagram, Google+ ou qualquer outra rede que faça sentido para o seu negócio.

A vantagem aqui é você ser capaz de usar as características do seu público em cada rede para gerar interações mais personalizadas e usar a linguagem correta em cada local.

2. Aprender a linguagem ideal

Quando se aprende quem é o seu consumidor e se coleta os dados de seu comportamento nas redes, fica simples entender qual linguagem eles preferem em cada canal de comunicação. Um exemplo disso é olhar como algumas marcas se posicionam no Twitter, uma rede mais informal e focada em trocas interativas, diferente do Instagram, mais visual e comercial para os produtos.

O monitoramento vai identificar os padrões e formas mais adequados de falar com os seus consumidores e gerar mais interações entre a sua marca e seu público.

3. Descobrir novas possibilidades

O monitoramento vai te ajudar a encontrar possibilidades para o seu negócio. Uma forma simples é observar as tendências, como um grupo novo de usuários ou uma forma nova de usar o seu produto que você pode explorar ou até mesmo produtos novos que não estão no seu portfólio e poderiam estar.

Ficar atento ao monitoramento ajudará a não perder o timing das suas ações e também a introduzir uma comunicação adequada nas redes de acordo com o momento dos seus usuários.

4. Antecipar crises

O descontentamento do seu público vai chegar primeiro nas redes sociais, seja em relação ao seu produto ou a algo que sua empresa fez.

Muitas empresas não monitoram o resultado de suas ações e demoram a perceber que um produto lançado não atende às expectativas de seus clientes ou um posicionamento colocado num comercial ofende ou não passa a imagem esperada — características comuns de crises na empresa.

O monitoramento da opinião do seu público e da comunidade das redes te ajuda a antecipar o que seria uma crise logo nas primeiras reações, te dando oportunidade de resposta e ação rápida para corrigir possíveis falhas.

5. Reduzir custos

O monitoramento das Redes Sociais te ajuda a identificar onde estão os seus consumidores e como eles fazem sua jornada de compra, tanto para pedir indicações de produtos, comparação de ofertas e atendimento online para dúvidas. Muitos consumidores não procuram um FAQ no seu site e sim o seu Twitter para pedir informações.

Ao identificar esse comportamento você determina quais são os melhores canais de atendimento online para o seu negócio e pode reduzir custos em canais que não fazem sentido, além de proporcionar um atendimento mais qualificado.

6. Aumentar seus resultados

Com uma comunicação mais assertiva, focada no público correto, usando o timing de forma adequada, sua empresa ganha vantagem sobre seus concorrentes e conquista o público online — isso, sem dúvidas, será revertido em resultados positivos para o negócio com dados que garantem mais assertividade nas suas decisões.

Fica clara a importância do monitoramento das Redes Sociais do seu negócio, certo? Então que tal compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais para que outras pessoas possam aprender também?

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Parceria