Agência com foco em marketing de relacionamento: por que fazer essa escolha?

O marketing de relacionamento é uma prática que visa à fidelização de clientes e criação de autoridade no mercado. Em sua base, trata-se de uma estratégia para construção e disseminação da marca por meio da construção de relações com os consumidores.

A eficiência (ou necessidade) do marketing de relacionamento está no fato de o mercado acirrado premiar mais quem melhor consegue se promover. Nesse mercado, o relacionamento tem tomado um lugar de destaque: marcas que oferecem tratamento mais próximo tem recebido mais reconhecimento.

É sobre esse assunto que vamos falar hoje. Confira a seguir por que fazer essa escolha. Vamos lá?

A fidelização é uma vantagem marketing de relacionamento

Ao pensar em marketing de relacionamento, a primeira vantagem que nos vem à cabeça é a fidelização da clientela. Isso ocorre porque ao estabelecer laços de relacionamento com os compradores, a marca se posiciona em local de referência e serve de ponto seguro para futuras transações.

Pense o seguinte: duas empresas ofertam o mesmo produto, sendo que o preço das duas é muito parecido, mas uma delas mantém contato frequente com seus clientes. Qual delas seria sua escolha? Sem dúvida, depois de algumas vezes fazendo essa mesma escolha, o cliente se torna fiel à marca e não considera mais a concorrência como uma opção.

Uma marca confiável se relaciona com o cliente

Por estar a todo momento em contato com seus atuais e futuros clientes, marcas que investem na estratégia de relacionamento tendem a ficar conhecidas. Essa fama é acompanhada de reconhecimento.

É o caso do Nubank, um verdadeiro case de sucesso no uso das estratégias de marketing de relacionamento. Mesmo sendo desconhecida, por meio de campanhas de relacionamento, a empresa que trabalha com cartões de crédito conseguiu atingir um número grande de clientes e gerar enormes filas de espera para consumirem seu produto.

Algum tempo atrás, pensar em um cartão de crédito sem vínculo com bancos seria algo impossível. Entretanto, o pessoal de marketing do Nubank soube como trabalhar isso e criou um produto inovador.

As interações nas redes sociais engajam os clientes

Atualmente, as redes sociais são o principal meio de relacionamento entre as pessoas. Lá encontramos velhas amizades, mantemos o contato com as pessoas e encontramos novas formas de consumir. Sim, nós encontramos empresas por meio dos canais digitais que elas disponibilizam.

Nesse caso, para que uma companhia acompanhe seu público, é necessário que a presença digital faça parte da estratégia de marketing. Ou seja, a empresa precisa se aproximar dos clientes, respondendo individualmente cada pessoa que tente entrar em contato.

Essas atitudes atraem a atenção do grande público, criando um espaço saudável para que a marca se promova com a ajuda de sua clientela.

O marketing de relacionamento é um diferencial

Sem dúvida, o marketing de relacionamento é um diferencial para a marca que o adota. Apesar de citarmos o Nubank como um case de sucesso, existem outras empresas que usam e abusam das estratégias de relacionamento. Podemos apontar, por exemplo, a Netflix, a M&M e a Coca Cola.

Para se ter uma ideia do que essas empresas fazem, é só dar um pulinho no Facebook e conferir as postagens e as respostas para os comentários do público. A comunicação é sempre pautada pela missão e valores da companhia, mas é uma nova forma de se relacionar com o os seguidores.

Exato, seguidores! Na internet, principalmente nas mídias sociais, os clientes se tornam seguidores, ou seja, defensores da marca. Não é por acaso que o marketing de relacionamento é comumente chamado de marketing de defensores: além de o cliente ser fiel a marca, ele a defende e faz a famosa indicação “boca a boca”.

Por esses motivos é que uma agência de marketing não é o suficiente para ajudar sua empresa a crescer. Para que as campanhas sejam verdadeiramente eficientes e garantam o posicionamento da marca, é essencial buscar profissionais que tenham foco no marketing de relacionamento.

A Penze, por exemplo, trabalha dessa forma. É por isso que estamos totalmente abertos ao contato. Assim, se você quiser tirar uma dúvida ou precisar de ajuda para implementar uma estratégia, entre em contato conosco!

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