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Agência de marketing digital: como ajuda na inovação da empresa?

Agência de marketing digital: como ajuda na inovação da empresa?

Hoje em dia, graças à internet, ficou mais fácil trabalhar o próprio marketing online. Difícil é fazê-lo com qualidade, profissionalismo e inovação. Criar um perfil no Facebook, uma conta no Instagram ou um site gratuito no WordPress são possibilidades que estão nas mãos de todos, então a pergunta é: por que contratar uma agência de marketing digital?

A resposta para essa questão é, na verdade, muito simples. Você deve contratar uma agência especializada porque ela sabe o que está fazendo. É claro que você, profissional da área, entende muito de marketing, leu bastante sobre o assunto e até alcançou sucesso nas campanhas que criou. Mas saiba que uma agência de marketing digital consegue ir muito além disso.

Queremos dizer que uma empresa do tipo conta com especialistas. Trata-se de profissionais que estudam, aprimoram conhecimentos e técnicas sobre como lidar com as campanhas, buscam por soluções de engajamento, acompanham o mercado e sabem fazer uso de métricas e indicadores.

Por isso, a agência de marketing digital pode ser uma excelente solução para a inovação da empresa, como veremos a seguir. Acompanhe!

Vantagem comparativa

Primeiramente, vamos falar sobre teoria econômica. Existem dois tipos de vantagens que países, empresas ou profissionais podem ter: a absoluta e a comparativa.

Em termos gerais e simples, vantagem absoluta se refere a quando um desses players tem a técnica, capacidade e faculdade de executar todos os serviços ou desenvolver todos os produtos, enquanto seus concorrentes podem apenas atender a nichos específicos de produção.

Mas, com a especialização em nichos, os demais players adquirem vantagens comparativas. Isso porque pode não ser do interesse do detentor da vantagem absoluta investir seus recursos, que são finitos, naquele setor, priorizando outros e comprando o produto ou serviço de terceiro.

Embora você, diretor de marketing do negócio, possa aprender e gerenciar sua própria estratégia de comunicação online tendo nela uma vantagem absoluta, pode não ser interessante, pelos custos de recursos finitos (expertise, tempo, valores), fazê-lo por si só. Vale a pena contratar especialistas no serviço como forma de inteligência de mercado.

Ou seja: aqueles que buscam investir em inovação para sua rotina de trabalho e a gerência do negócio devem escolher como alocar os recursos disponíveis. Nesse contexto, contratar uma agência de marketing digital pode ser algo economicamente viável.

Inovação

Mas, afinal, o que a inovação representa para uma empresa e como o marketing digital pode ser parte fundamental disso?

Quando pensamos nesse conceito, nos vem à mente pessoas como Steve Jobs, Elon Musk ou Mark Zuckerberg, além de outros empreendedores com ideias mirabolantes que deram certo e caíram nas graças do público. Mas não é bem assim.

Vale dizer que inovar não é necessariamente criar algo diferente, mas, muitas vezes, reinventar o antigo. Trata-se, afinal, da capacidade de avançar os negócios da empresa, reinventar e revisitar processos internos, identificando oportunidades internas e externas.

Isso significa que não basta criar um app, abrir uma startup e almejar ter a próxima grande novidade do mercado. É preciso, para alcançar a invocação, que se tenha atenção à realidade do mercado, consciência quanto às tendências, conhecimento do perfil do público e expertise técnica para a execução da ideia. Além disso, deve-se saber medir os resultados. 

Ser a próxima novidade do mercado demanda muito mais do que sorte. Nenhum dos empreendedores citados acima (ou a maior parte dos empresários) acertou de primeira. Foram necessários inúmeros estudos, tentativas e análises para fazer com que os negócios funcionassem.

Tendências do mercado

A inovação é a vanguarda das tendências do mercado. É nesse contexto que entra o papel de uma agência de marketing digital.

Seguir tendências é algo relativamente simples. Desde o meme da vez até o conteúdo em voga: é possível identificar e fazer uso desses recursos com certa competência. Mas prever a próxima tendência com base nos indicadores e no acompanhamento do público é um trabalho reservado a especialistas.

Compor a vanguarda da tendência de mercado permite desde uma maior visibilidade por estar entre os primeiros a usá-la até entrar em um nicho ainda inexplorado e de grande retorno. Esse trabalho de pesquisa de público e fomento de novas ideias não vem somente da inspiração, mas de profissionais capacitados e treinados.

Profissionalismo

Há uma frase muito conhecida na internet atualmente, um novo dito popular: “o Brasil não é para amadores”. Ousamos discordar disso e dizer que, na verdade, vivemos no país do amadorismo.

De fato, é muito comum lidarmos com pretensos profissionais que não sabem o que estão fazendo ou amadores que pensam desenvolver um trabalho melhor do que daqueles que se aprofundaram na prática. Isso é recorrente no marketing e um dos principais motivos pelos quais muitos empreendedores acabam afirmando que a área não serve para nada.

Seja por terem contratado um amador para fazer uma campanha ou por preferirem conduzir o trabalho por conta própria, essas pessoas acabam não obtendo os resultados desejados. Em vez de procurarem por ajuda profissional e qualificada, elas levam o negócio à falência.

Por isso, o profissionalismo, a qualificação e a expertise são muito importantes, especialmente quando tratamos de inovação. Amadores não conseguem prever tendências e produzir conteúdos ou campanhas de marketing digital que sirvam para posicionar a empresa na vanguarda do mercado, ao contrário de uma agência de marketing digital.

Análise de métricas

Por fim, para inovar não basta ter uma boa ideia, fazer o planejamento e executar o plano. É preciso ter certeza de que deu certo, com a avaliação e a análise de métricas. Uma das grandes vantagens ao se trabalhar com o marketing digital é justamente a possibilidade de se medir o grau de sucesso da estratégia adotada.

Uma agência poderá auxiliar na análise de indicadores como: ROI (Retorno sobre investimento), CAC (Custo de Aquisição do Cliente), nutrição de leads e CPC (Custo por Clique). Assim, será possível não apenas ajustar a estratégia vigente, mas também mensurar os dados para as próximas campanhas.

Como vimos, contratar uma agência de marketing digital garante diversas vantagens. A principal delas é, com certeza, permitir que empreendedores e diretores foquem a atenção no negócio. 

Portanto, não perca tempo ou recursos. Somos uma agência de marketing digital pronta para atender às suas necessidades. Entre em contato conosco!