fbpx

Site responsivo: isso realmente importa?

Site responsivo: isso realmente importa?

Com a forte concorrência no mercado, cada empreendedor deve buscar novas técnicas e estratégias para promover seu negócio. Tendo isso em vista, o marketing digital apresenta diversas possibilidades. De fato, com o avanço da tecnologia e o acesso facilitado à internet, cada vez mais os consumidores estão optando pelas compras online.

Nesse sentido, para acompanhar as mudanças e aproveitar as oportunidades, a importância de um site responsivo aumentou muito. Se você ainda tem dúvidas se precisa ou não investir em um site responsivo, nosso post vai te ajudar bastante. Confira!

Qual é a importância de um site responsivo na estratégia das empresas?

Antes de falar da importância, vamos deixar bem claro o que é um site responsivo. Então, como você pode imaginar, cada vez mais os dispositivos móveis, como celular e tablet, estão sendo utilizados para acessar a internet. O uso não tem limites, podendo o usuário acessar as redes sociais, fazer transações bancárias, visitar sites, comprar produtos e até mesmo ler livros inteiros pela internet.

Porém, para que essas ações possam ser feitas, a qualidade de leitura e visualização do conteúdo das páginas tem que ser mantida. Essa preocupação representa ter um site responsivo, ou seja, um ambiente que se adapte à tela do dispositivo sem perder qualidade e usabilidade.

Agora, vamos mostrar alguns dados. O Facebook, maior rede social do mundo, está presente nas estratégias de marketing das empresas. A plataforma permite que a marca crie um canal de comunicação direto com seu público, atraindo novos consumidores, além de fidelizar aqueles que já conhecem a empresa, mostrando suas novidades e diferenciais.

Em 2016, inclusive, a equipe do Facebook divulgou números bem interessantes e que devem ser analisados. Só no Brasil, 102 milhões de pessoas estão cadastradas na rede social. Dessas, 93 milhões acessam a plataforma pelos seus dispositivos móveis. Então, só com esses dados dá para ter uma ideia da importância de um site responsivo, não é mesmo?

Para maior esclarecimento, vamos listar alguns pontos que o site responsivo proporciona, no próximo tópico.

Quais são os benefícios em ter um site responsivo?

1. Maior usabilidade e satisfação do cliente

Com tantas opções na internet, você optaria por um site complexo, com navegação difícil, em que as informações não estão claras? Provavelmente não. A usabilidade do site influencia diretamente nas vendas. Se uma empresa cria dificuldades ao acesso, os consumidores simplesmente escolherão outra loja virtual para fazer suas compras.

Além disso, é muito importante pensar na experiência do usuário. Afinal, toda interação com a marca — no site, redes sociais, conteúdos de um blog, mensagens ou ligação telefônica — gera uma experiência.

Se o cliente fica satisfeito e tem suas solicitações atendidas ou superadas, ele voltará a fazer negócios com a empresa e até recomendá-la. Porém, se ele não tiver boas experiências, pode representar oportunidades perdidas.

2. Redução nos custos de manutenção

Como cada dispositivo móvel tem um tamanho de tela, é inviável criar um site para cada dimensionamento. Nesse sentido, criar um ambiente responsivo é mais prático e demanda menor investimento e gasto em manutenção. Seu trabalho será um só e todo o conteúdo das páginas se adaptará às telas.

3. Melhor posicionamento na busca orgânica

Um bom posicionamento na busca orgânica pode gerar ótimos resultados nas vendas e no conhecimento da marca. Para ranqueamento, o Google utiliza diversos fatores, entre eles a facilidade de acesso por dispositivos móveis. Então, para aplicar o SEO é necessário entender a importância de um site responsivo.

O que está esperando para otimizar seu site?

Como vimos em nosso artigo, a importância de um site responsivo nas estratégias das empresas é enorme. Uma marca que deseja se tornar referência no mercado, atrair novos consumidores, fidelizar seus clientes e ganhar autoridade, portanto, precisa criar um ambiente que se adapte à utilização dos usuários, sem perder qualidade ou usabilidade.

Essa preocupação é importante pois impacta diretamente na satisfação dos consumidores e, consequentemente, no sucesso do negócio.

Agora que você conheceu a importância de um site responsivo, siga-nos nas redes sociais e fique por dentro das novidades. Estamos no FacebookInstagramLinkedIn e YouTube.