Aprenda como monetizar aplicativos de maneira eficiente

Ter um aplicativo próprio é uma estratégia interessante para as empresas, pois ele traz vários benefícios. Porém, para conseguir aproveitar o potencial máximo desse investimento, é necessário entender como monetizar aplicativos de maneira eficiente.

A monetização do aplicativo é importante para proporcionar uma nova fonte de renda e conseguir explorar as funcionalidades dele. Em uma sociedade em que o uso dos celulares aumenta, é fundamental oferecer seu serviço nesse universo e deixar a sua estratégia de marketing completa.

Neste artigo, falaremos sobre a importância de desenvolver um aplicativo para o seu negócio, além de darmos dicas sobre como monetizar esse serviço. Acompanhe a leitura!

A importância de desenvolver um aplicativo

Os smartphones não são mais uma alternativa para a sociedade. O que antes era uma opção vem se tornando necessidade. Com esses aparelhos é possível acessar a internet, realizar compras, fazer pesquisas e utilizar uma grande variedade de funcionalidades.

De acordo com uma pesquisa do Comitê Gestor da Internet no Brasil, o celular é mais usado para acessar a internet do que o computador. Cerca de 49% dos usuários acessa somente pelo celular, sendo que o restante costuma utilizar os dois meios.

Com esses dados é fácil entender que a maneira de usar a internet está mudando, portanto o ideal é oferecer aos consumidores maneiras de acessar o seu negócio por meio do smartphone. Os clientes estão nesse ambiente e é muito mais fácil atingi-los ali do que atraí-los para outro local.

Oferece melhor comunicação com os clientes

A proximidade entre empresa e clientes não é fácil de ser conquistada. Ao ter uma estratégia para dispositivos móveis, você estará estreitando o laço com o consumidor e dando-lhe a oportunidade de ter um canal direto de comunicação com você. É possível disponibilizar um sistema de mensagens diretas entre você e os clientes. Isso traz praticidade às operações, melhora o atendimento e valoriza o consumidor.

Possibilita a coleta de análises

Dentro do aplicativo é possível adicionar recursos que permitam que você conheça exatamente quem é o usuário que está utilizando o seu serviço. Esses dados são importantes para analisar o comportamento dos clientes e desenvolver estratégias de acordo com o público.

Dicas de como monetizar aplicativos

Na sequência, mostraremos algumas maneiras de monetizar os aplicativos. Existem várias opções diferentes, portanto é importante analisar e avaliar quais se adaptam à sua realidade e aos seus clientes. Confira!

Publicidade

É a maneira mais conhecida de monetização. A publicidade é mais utilizada em aplicativos grátis, que contém uma base grande de usuários. Essa estratégia gera uma renda baseada na quantidade de pessoas que acessam seu app. Para funcionar melhor, procure colocar anúncios segmentados, que complementem a experiência de uso do cliente dentro do aplicativo.

Anúncios com banner

Os banners podem ser uma boa fonte de renda para os aplicativos. Eles são espaços para que as marcas consigam novos usuários. Cada clique em um dos banners aumenta a renda final. Quanto mais interessante for o anúncio, maior a possibilidade do seu cliente se interessar e clicar, portanto o ideal é que os anúncios sejam sobre temas que se relacionem com o interesse do público do seu app.

Compras dentro do aplicativo

Outra forma de conseguir renda é disponibilizando compras dentro do aplicativo. Do mesmo modo que a publicidade, a operação continuará sendo gratuita, porém os usuários podem melhorar a sua experiência comprando novas funcionalidades ou comprando serviços.

Parcerias

Propor parcerias com empresas que têm interesse no mesmo público que o seu também é uma forma de monetizar. Você cede espaço para a integração de produtos ou serviços dentro do seu aplicativo em troca de uma taxa de indicação para cada transação fechada por meio dele. Uma parceria de sucesso pode trazer excelentes resultados para as duas empresas.

Versão exclusiva

É uma estratégia que se assemelha à das compras dentro do aplicativo. Você pode criar uma versão grátis, com as funcionalidades básicas, e uma versão paga com todo o potencial do app. Dessa maneira, os usuários podem testar o seu aplicativo mais simples e decidir se vale a pena investir na compra da versão completa.

Assinatura

Nessa modalidade, você convence o cliente a pagar uma assinatura para ter os serviços do app de forma completa. É muito utilizado por aplicativos de streaming, como Spotify e Deezer, que permitem que o usuário acesse gratuitamente, porém oferecem benefícios para os assinantes.

Os benefícios de contratar uma agência especializada para fazer a monetização

Você já conheceu as melhores maneiras de monetizar o aplicativo. Porém é possível que você não tenha experiência ou equipe preparada para desenvolver essas atividades. Uma boa maneira de conseguir melhores resultados é contratar uma agência especializada para fazer esse serviço.

Dessa maneira, você contará com uma equipe experiente nessa área, que pode oferecer as melhores opções de investimento e realizar um trabalho de excelência. As agências contam com profissionais que estão em constante aprimoramento e ligados nas melhores oportunidades que o mercado oferece.

Você também não precisa se preocupar em montar uma equipe exclusivamente para essa função, o que exigiria um investimento alto, pois a agência se responsabiliza por todas as operações necessárias. Tentar fazer tudo por conta própria é um caminho mais difícil, que pode resultar em perda de dinheiro e tempo.

Por isso, contar com o serviço de uma equipe completa é a melhor maneira de garantir resultados mais compatíveis com o seu planejamento. Busque uma empresa que tenha reconhecimento no mercado, pesquise o histórico dela e descubra quais são suas qualidades. Dessa maneira, você pode garantir que a agência contratada é capacitada para o que a sua empresa necessita.

Neste artigo, você conheceu como monetizar aplicativos e qual a importância deles para os negócios. É preciso estar conectado com os avanços tecnológicos, portanto os aplicativos não são mais um luxo, mas uma necessidade. Lembre-se de que contar com os serviços de uma agência especializada pode ser o melhor caminho para a monetização do seu app e, consequentemente, o sucesso da sua empresa.

Gostou deste conteúdo? Então aproveite para entrar em contato conosco e descobrir como a Penze pode contribuir para o crescimento do seu negócio!

Comente no Facebook

O que achou do conteúdo? Deixe seu comentário ;)