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Big Data Marketing: afinal, como essas duas áreas se relacionam?

Big Data Marketing: afinal, como essas duas áreas se relacionam?

Atualmente, muito se fala sobre o uso de dados para otimizar a gestão e trazer insights para diversas áreas dentro de um negócio. É nesse contexto que emerge o Big Data Marketing. À medida que clientes interagem mais e mais com marcas pela internet via redes sociais, aplicativos e dispositivos móveis, gerando bilhares de informações, empresas perceberam também a grande oportunidade que existe de levantar esses conhecimentos a fim de potencializar os resultados de suas campanhas e divulgações.

As informações coletadas podem dizer muito sobre o comportamento do consumidor e a jornada de compras de um negócio. Continue a leitura deste post e veja como se dá a relação entre a ciência de dados e o setor de marketing. Confira!

O que é exatamente o Big Data Marketing?

O termo junta conceitos já amplamente conhecidos. O Big Data, em linhas gerais, diz respeito a todo volume de informações que circulam e estão presentes nas redes, servidores e empresas, tanto on-line como off-line.

Sendo assim, Big Data Marketing remete à aplicação da coleta, processamento e análise dos dados na área de marketing de modo que a interpretação gere conhecimentos relevantes e preciosos para direcionar as estratégias de comunicação e divulgação de uma marca.

Dessa forma, a ideia é usar as revelações e percepções fornecidas pelos dados para desenvolver soluções e ideias que sejam mais relevantes e atraentes para o perfil do público-alvo de cada negócio, melhorando o relacionamento com o cliente e contribuindo para a fidelização.

Como o marketing tem mudando com o apoio do Big Data?

Sem dúvidas, o uso do Big Data é uma manobra extremamente valiosa no marketing, capaz de modificar totalmente a forma como empresas elaboram suas campanhas. Isso porque, por meio da mineração dessas informações, elas compreendem melhor seu público, o que eles querem, quais são suas demandas e interesses e, especialmente, quais são suas percepções sobre os produtos e serviços do negócio.

Assim, o propósito do Big Data Marketing é realizar um estudo para nortear e fortalecer as estratégias de divulgação de uma empresa, ajudando-a a atingir as pessoas certas, no momento ideal e com a mensagem adequada a fim de elevar as conversões e entregar mais valor.

Com o suporte do Big Data, as tomadas de decisão no marketing são fundamentadas em aprendizados, números e métricas. Consequentemente, são embasadas e efetivas, levando a resultados concretos e a uma experiência com mais significado para os clientes.

O consumidor moderno tem uma postura diferente: ele é exigente, bem-informado e busca interações com marcas que excedam suas expectativas. Investir em táticas sem critérios e que reproduzem clichês não surtem bons efeitos.

Big Data Marketing surge como um caminho para suprir empresas com informações qualificadas que ajudem a elaborar ações criativas, direcionadas e inteligentes, aproximando e criar uma relação mais verdadeira com seu público.

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