fbpx

O que é Big Data?

O que é Big Data?

Você sabe o que é Big Data?

Aqui está o que é preciso conhecer a respeito dessa tecnologia: ela pode ajudá-lo a tomar decisões mais eficazes nos negócios. Isso porque é capaz de dizer o que seus principais clientes querem, o que eles ainda não têm e quantos reais estão dispostos a gastar para adquirir isso.

Nesse sentido, o Big Data se trata de grandes volumes de informação que são atualizados rapidamente, sendo acessíveis de maneira gratuita. Assim, ele oferece uma grande vantagem competitiva às empresas — mesmo as pequenas. Tendo isso em vista, usá-lo pode ajudar você a planejar melhor seus produtos e ações de marketing, dentre muitas outras possibilidades.

Hoje você vai aprender com detalhes o que é Big Data e o que essa tecnologia pode fazer por negócios como o seu. Vamos lá?

O que é Big Data e quais seus benefícios?

O Big Data é a coleta, processamento e avaliação de grandes volumes de dados em tempo real. Ou seja, as empresas o utilizam para combinar informações de marketing, vendas, dados de clientes, dados transacionais, conversas sociais e até dados externos a fim de identificar a correlação e causação de modelos válidos para a tomada de decisões.

Dessa forma, o Big Data traz uma série de benefícios para os negócios, como:

Oportunidade

A maioria das empresas tem uma grande quantia de dados não utilizados e pode implementar o Big Data oportunamente e com rapidez.

Confiabilidade

Decisões baseadas em dados são extremamente confiáveis e orientam os negócios em direções mais lucrativas.

Orientação

Com o Big Data, ter acesso à causa raiz de falhas e problemas em tempo real é uma realidade, assim como compreender o potencial do seu marketing, orientado por dados.

Como o Big Data pode ajudar minha empresa?

A grande vantagem do Big Data está em ajudar você a responder perguntas com precisão. Essas perguntas podem se referir a dúvidas, como:

  • O que os clientes desejam?
  • Quais são suas necessidades?
  • Com que frequência essas necessidades se despertam?
  • Quem são nossos melhores clientes?
  • Como melhorar nosso relacionamento com eles?
  • De que produtos eles precisam com mais frequência?
  • Por que as pessoas escolhem a solução de meu concorrente?

Uma vez que o Big Data ajuda a responder essas questões, ele tende a conduzir a decisões de negócios mais assertivas. Quando você sabe exatamente de que produto os clientes precisam e com que frequência, é mais fácil fazer ordens de compra e garantir o estoque.

Da mesma forma, quando se conhece as necessidades do cliente é possível contemplá-las com maior facilidade. No fim das contas, o Big Data é um instrumento para amplificar seus resultados de negócios e acelerar a sua empresa, não importando em que segmento ela se encontra.

Quais são os resultados do Big Data?

Mais de 40% das empresas do mundo já usam a análise de dados, segundo o Big Data Use Cases, publicado pela BARC. Junto aos benefícios adquiridos, há ainda a melhoria das decisões estratégicas (69%), melhor controle de processos operacionais (54%), melhor compreensão de clientes (52%) e, até mesmo, a redução de custos (47%).

Inclusive, as organizações que são capazes de quantificar seus ganhos e analisar os grandes dados com eficiência relatam um aumento médio de 8% nas receitas e uma redução de 10% nos custos. Por isso, o seu negócio não pode ficar de fora dessa tendência e precisa imediatamente investir em Big Data.

Entendeu o que é Big Data? Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro das novidades de marketing que farão a diferença para você. Estamos no Facebook, Instagram, Linkedin e temos também um canal no Youtube!