Como construir uma estratégia de Marketing de Conteúdo?

A criação de uma estratégia de Marketing de Conteúdo é fundamental para o negócio. Para que ela seja efetiva, alguns princípios precisam ser seguidos e é importante entender o funcionamento dessa abordagem.

O Marketing de Conteúdo é mais profundo do que produzir materiais para blogs, sites e redes sociais. A distribuição do que é produzido, a maneira para aumentar a audiência e como mensurar os resultados são alguns dos fatores que devem ser planejados antes de colocar em prática as estratégias.

A falta de planejamento atrapalha as ações, que não chegam até o consumidor ideal e ficam perdidas no meio de uma infinidade de conteúdos semelhantes. Por isso, é preciso pensar em cada aspecto da estratégia.

Pensando em facilitar o caminho para você, separamos alguns pontos importantes que devem ajudar na construção dessa estratégia para a sua empresa. Acompanhe a leitura!

Dicas para montar a sua estratégia de Marketing de Conteúdo

Existem várias formas de montar a sua estratégia e conseguir resultados. Contudo, a elaboração planejada de forma organizada e consciente permite que as ações sejam certeiras e eficientes. Confira algumas dicas do que você deve fazer!

Definir com clareza seus objetivos

Antes de começar a montar a sua estratégia, é preciso definir com clareza os objetivos. Você precisa descobrir se pretende aumentar o tráfego, potencializar as vendas, se tornar autoridade no mercado ou qualquer outra meta relacionada ao negócio.

Essa definição vai guiar o que deve ser feito nas próximas etapas, por isso, as ações devem estar conectadas ao objetivo principal. Se você pretende vender mais, é necessário produzir conteúdos que apresentem o seu produto e demonstrem que ele é capaz de resolver os problemas da persona, por exemplo.

O conteúdo que não é planejado se perde e não traz retorno ao negócio. Tudo o que é produzido precisa atender a um propósito específico e distinto, eliminando o desperdício e direcionando sua equipe para realizar o trabalho de acordo com as metas estabelecidas.

Elaborar sua persona

Uma etapa essencial é a elaboração da sua persona. Mais do que uma delimitação demográfica de seu público-alvo, é preciso pensar em um perfil minucioso do que é considerada a pessoa ideal para consumir os seus conteúdos.

Em vez de pensar em adultos de classe média e dos 25 aos 35 anos, você deve visualizar o Carlos, 30 anos, formado, trabalha fora e não tem muito tempo para academia e lazer, por exemplo. Esse personagem ajuda a guiar quem está envolvido na produção, deixando a mensagem padronizada.

Dessa maneira, é possível produzir conteúdos para todos os níveis de interesse, tanto para quem está curioso sobre o seu produto ou serviço como para aquele que já conhece, mas ainda não decidiu comprar. Essa variedade é importante para suprir as necessidades de toda a jornada do consumidor.

Produzir conteúdo

É claro que a estratégia tem que envolver a produção de conteúdo. Ele pode ser desenvolvido por meio de textos, e-books, e-mails, infográficos e o que mais se encaixar com o seu público. Existem também meios e formatos para publicar esses conteúdos. Vamos ver algumas boas opções!

Blog

Os blogs são os principais canais para o Marketing de Conteúdo, especialmente quando se fala da atração de novos consumidores. As postagens devem ser interessantes, relevantes e originais. Busque sempre resolver o problema da sua persona e demonstrar que o seu produto ou serviço é uma solução.

E-mail marketing

Outra forma comum é a utilização de e-mail marketing, que é uma maneira barata e eficiente de promover seu contato e manter o relacionamento com os clientes. Procure sempre personalizar o conteúdo e chamar o consumidor pelo nome, demonstrando que você o valoriza. Também é importante evitar práticas não recomendadas, como a compra de listas de e-mails.

E-book

Os e-books proporcionam a entrega de materiais ricos em informações e permitem que você consiga o contato de pessoas interessadas em seu negócio por meio dessa troca. Esses materiais devem ter títulos interessantes e realmente solucionar o problema da persona, sendo assim, um atrativo para que ela compartilhe os seus dados e busque o seu serviço.

Promover os conteúdos

Você não vai gerar resultados com sua estratégia se não divulgar o material criado. O planejamento de quais canais e ferramentas serão utilizadas para divulgar o conteúdo produzido é essencial. O conhecimento sobre a persona contribui para essa etapa, pois possibilita escolher os canais adequados a ela, de acordo com seus hábitos e comportamentos.

Dessa maneira, é fundamental que você promova todo e qualquer conteúdo que sua empresa desenvolveu, tanto por meio das mídias sociais quanto e-mail marketing ou anúncios patrocinados.

Monitorar os resultados

Sem monitorar os resultados fica difícil descobrir se a sua estratégia está funcionando. É preciso verificar tudo o que foi feito para entender o que traz retornos interessantes e o que não está surtindo efeito. Para melhorar esse acompanhamento, é bom alinhar com os objetivos do negócio e conferir quais ações estão contribuindo para alcançar essas metas.

Contar com os serviços de uma consultoria especializada

O marketing está em constante mudança e é difícil se manter atualizado na área. Mesmo que você tenha uma equipe interna, as agências podem colaborar com o conhecimento atualizado e a capacidade de encontrar as melhores estratégias para alcançar seus objetivos.

A Penze conta com profissionais experientes e atualizados, que sabem oferecer as melhores técnicas e ferramentas da área. Ao contratar uma agência com essa qualidade, é possível fortalecer sua marca por meio da qualidade no serviço, garantir a utilização de métodos inteligentes em suas ações e receber ações de alta performance com um baixo investimento.

Neste artigo, você entendeu como construir uma estratégia de Marketing de Conteúdo de modo eficiente. O planejamento é essencial e garante que as ações trarão resultados positivos e aumentarão a competitividade do negócio. A contratação de uma agência especializada contribui para aumentar o potencial, otimizar as vendas e o lucro da sua empresa.

Gostou de entender um pouco mais sobre o tema? Então, aproveite para ler outro artigo nosso que retrata um case de marketing digital de sucesso!

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