Como Funciona uma Agência de Marketing Digital

O marketing digital muda a forma como a publicidade é feita, representando um canal de aquisição importante para as empresas — segundo o IAB Brasil os investimentos em marketing digital crescerão em 12% até 2021!

Há um ecossistema de estratégias que podem ser adotadas para que você atinja diferentes objetivos e que mudam conforme a realidade do seu mercado e da sua empresa. Dentro dele estão as agências de marketing digital que, por possuírem a expertise técnica e teórica da área, conseguem sobreviver e prosperar nesse ambiente.

“Quero investir em marketing digital, mas não sei direito como uma agência funciona.” Se identificou? Para te ajudar a entender melhor como uma agência de marketing digital funciona selecionamos os 4 macropassos que as agências seguem ao receber um novo cliente.

Atendimento: o primeiro contato com a agência

É geralmente nesta etapa que a agência  identifica as principais desvantagens da sua empresa em relação aos concorrentes, além de listar o que você pode fazer e priorizar para “bater de frente” com os maiores players do seu mercado.

O primeiro contato é feito de uma forma mais ampla, sem tantos jargões técnicos, mas direcionado para o que você consegue de retorno sobre investimento realizado nas ações de marketing online.

Planejamento: o alinhamento de estratégias

É o momento de alinhar as suas principais expectativas, objetivos e metas com o time que vai coordenar as ações estratégicas e operacionais.

Nesta fase é importante deixar claro qual resultado você quer priorizar — eles podem ser de várias naturezas: alavancar promoções ativas, aumentar vendas para esvaziar estoques, divulgar serviços de consultoria, promover a marca da sua empresa etc.

Junto com as expectativas é importante também expor pontos que podem ser conflitantes entre a sua equipe e a agência, como a restrição de acesso às áreas de desenvolvimento do site, equipe de TI indisponível, período de férias coletiva etc. Isso evita que os resultados do marketing digital atrasem por fatores operacionais.

Operacional: as estratégias viram ações

Depois da fase de planejamento, o responsável pelo projeto da sua empresa alinha internamente com analistas e estrategistas, as ações que devem ser priorizadas e as táticas com mais taxas de sucesso no seu nicho de mercado. Essas ações vêm de serviços que costumam ser divididos conforme abaixo:

  • SEO (Search Engine Optimization);
  • e-mail marketing;
  • mídias pagas;
  • SMM (Social Media Management).

Apresentação de Resultados: follow-up das ações

Os resultados são apresentados periodicamente para que a sua empresa esteja sempre atualizada sobre as ações que foram realizadas e o que elas geraram de resultados.

Você pode solicitar uma frequência maior ou a análise de outros fatores/métricas, basta marcar uma conversa com o responsável pelo seu projeto na agência e explicar quais resultados você sente falta de ver.

O modus operandi costuma ser o mesmo para as agências, mas o diferencial de uma agência de marketing digital é a forma como as estratégias são priorizadas e o quanto ela se aprofunda na realidade do cliente para analisar e planejar a melhor estratégia digital.

Conhece alguém que está na dúvida se contrata ou não uma agência de marketing digital? Então, compartilhe este artigo nas suas redes sociais e ajude outras pessoas!

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