Como funciona uma agência de marketing digital?

O mundo é digital! Cada vez mais temos acesso a novas tecnologias que auxiliam o nosso dia a dia. E esse fato ocasionou uma alteração no comportamento dos consumidores, que estão mais informados e exigentes.

Assim, para se destacar em um mercado altamente competitivo, muitas empresas estão utilizando estratégias de marketing digital na busca de aumentar o número de clientes. E, nesse sentido, uma agência de marketing digital passa a ser fundamental para criar campanhas eficazes e trazer resultados concretos, que comprovam o retorno do investimento realizado.

Então, quer estabelecer a sua empresa na internet, mas ainda tem dúvidas sobre o que uma agência de marketing digital faz e como ela funciona? Continue com a gente e entenda tudo sobre o assunto!

O que é uma agência de marketing digital

Grosso modo, uma agência de marketing digital é responsável por planejar, desenvolver e executar ações de mídia online para alcançar as metas e objetivos estabelecidos.

Quanto a isso, existem diferentes objetivos:

  • atrair novos clientes;
  • criar e manter relacionamentos;
  • desenvolver uma imagem institucional forte e marcante;
  • aumentar as vendas ou atrair mais tráfego para o site.

Contudo, seja qual for a meta da empresa, para ter uma estratégia de comunicação eficiente a agência de marketing digital trabalhará com profissionais especializados.

Eles realizam desde pesquisas para entender sobre a área de atuação da empresa e os desejos e expectativas dos clientes, passando pela implementação de campanhas e ações de marketing digital, até a mensuração dos resultados que foram obtidos.

Como funciona uma agência de marketing digital

Com o surgimento e a popularização da internet, as empresas começaram a procurar por métodos e técnicas de marketing dentro desse novo ambiente.

Como ele é diferente do mundo offline, as mesmas técnicas do marketing tradicional (hoje chamado de outbound) não funcionaram. Foi necessário, então, desenvolver uma nova mentalidade e estilo de marketing. A partir dessa necessidade é que surgiram tanto o marketing digital quanto as agências especializadas nesse tipo de serviço.

O marketing digital pode ser definido como todo o conjunto de técnicas e conhecimentos de marketing aplicados dentro da internet e no meio digital (como o SMS no celular, por exemplo, também considerado como marketing digital).

Dentro desse contexto, surge também o Inbound Marketing, uma estratégia que visa atrair o público e, só depois, agir para fechar um negócio de maneira orgânica e natural — ao contrário do Outbound, que é um marketing de interrupção e intervenção junto ao consumidor.

Bom, agora que entendemos o que é o marketing digital, podemos começar a visualizar como funciona uma agência que trabalha com ele. Vamos entender suas atribuições?

As atribuições e serviços de uma agência de marketing digital

Já ficou claro que a agência trabalha com todas as vertentes do marketing no ambiente digital. Então, vamos ver como isso acontece na prática:

Análise do público-alvo e do mercado

Para desenvolver uma boa campanha de marketing digital e estabelecer uma comunicação eficiente, é necessário saber com quem estamos falando. Ter informações de como o seu público-alvo se comporta no ambiente online, sua idade, gênero, gostos e preferências é essencial para a realização desse trabalho.

Usualmente, o departamento responsável por essa etapa de coleta de dados é conhecido como atendimento publicitário. Será ele o responsável por fazer a ponte entre agência e cliente. Além disso, dentre as suas responsabilidades ainda estão:

  • o desenvolvimento de briefing;
  • o tráfego de informações com os demais departamentos da agência, como o planejamento e a criação;
  • a aprovação interna dos materiais produzidos e da campanha com o cliente.

Esse perfil de profissional é o que tem maior proximidade com o cliente, por isso, precisa saber identificar as necessidades do mercado e seus consumidores, e alinhá-las com as expectativas do cliente.

Estruturação de campanha

O principal pilar do marketing digital é chamado de funil de vendas. Basicamente, é como um caminho desenhado para atrair os consumidores, convencê-los da necessidade de compra daquele produto ou serviço e, então, fechar o negócio.

A equipe de planejamento realiza um plano detalhado com base nas informações que foram coletadas e analisadas pelo atendimento sobre o produto oferecido pela empresa, seu público-alvo e as ferramentas disponíveis. Com isso, pode estruturar o funil e iniciar a construção e implementação das campanhas e ações de marketing que serão realizadas.

Resumidamente, os profissionais de planejamento organizarão as informações trazidas pelo atendimento e torná-las úteis para alcançar as metas estabelecidas.

É importante lembrar que esse setor também é responsável pelo budget, ou seja, a verba que o cliente tem disponível para a campanha. É seu papel, portanto, definir o que será produzido com o orçamento disponível.

Campanhas de mídia online

Campanhas de marketing digital se utilizam de inúmeras plataformas para aumentar a visibilidade da empresa e atrair um maior número de pessoas. Quanto a isso, as ferramentas mais conhecidas e que produzem resultados mais eficientes são: Facebook Ads e Google Adwords.

Ambas oferecem interfaces que possibilitam aos profissionais a criação de campanhas, assim como o seu monitoramento e mensuração dos resultados. Por meio delas é possível criar anúncios segmentados para atingir um público mais qualificado, otimizando o trabalho posterior da equipe de vendas.

Existe, é claro, um profissional especializado para realizar esse trabalho. O especialista nessa etapa do fluxo é conhecido como profissional de mídia online, e é responsável por toda a criação, implementação e orçamento destinado a campanhas que serão realizadas mediante a utilização das ferramentas selecionadas.

Vale ressaltar que é preciso manter um contato diário com as diferentes mídias utilizadas na campanha idealizada pelo planejamento, garantindo sua eficiência ou realizando manutenções recorrentes para que os índices de qualidade se mantenham favoráveis.

Gerenciamento das redes sociais e canais digitais

As redes sociais são as principais ferramentas das empresas que querem dialogar diretamente com o seu público. São essenciais também para qualquer negócio que deseja obter uma presença online mais significativa, ajudando a gerar vendas e converter seguidores.

Muitas empresas, hoje em dia, as tratam como um ótimo canal de vendas. Algumas, inclusive, as estão utilizando para melhorar o atendimento feito ao cliente, tanto no pré-venda, como durante a venda e no pós-venda.

Para atingir esse propósito, o espaço destinado as mensagens inbox está sendo utilizado como SAC, proporcionando um contato rápido e fácil com os consumidores.

O Facebook, por exemplo, ainda permite a criação de páginas institucionais e a utilização de recursos como o do remarketing — quando a empresa oferece ao usuário produtos similares aos que ele já viu anteriormente e colocou no carrinho de compras, mas, por alguma razão, não comprou ainda.

Em resumo, se o seu desejo é obter uma visibilidade online, alavancar vendas aumentando sua receita e sair na frente dos concorrentes, a melhor solução é pedir a ajuda de uma agência de marketing digital. Afinal, ela tem todo o know-how para realizar o seu desejo.

Todo o trabalho de gerenciamento das redes sociais também é realizado pelo profissional de mídia online. Porém, ele conta ainda com a ajuda de design, diretores de tarde e redatores para a criação do conteúdo que será divulgado.

Criação e reestruturação de sites e blogs

Sites e blogs também são importantes ferramentas para empresas que querem ter uma presença no mercado digital. Os sites são como os cartões de visita do mundo digital, enquanto os blogs são peças fundamentais na estratégia do funil de vendas da maioria das empresas.

É importante lembrar, no entanto, que ter um bom site não é apenas ter um site “bonito”. Acima de tudo, é preciso contar com uma plataforma que seja funcional e consiga entregar ao usuário uma boa experiência de navegação.

Ter um site com uma imagem institucional que esteja alinhada com seu público e os produtos e serviços oferecidos, bem como disponibilizar as informações da empresa de forma clara e objetiva, é o principal fator que deve ser observado.

Também, uma dica muito importante é checar como o seu site está sendo carregado nos dispositivos móveis, ou seja, celulares, tablets e iPads. Caso ele não seja responsivo a essas plataformas — ou seja, caso não se adapte aos diferentes tamanhos de tela em que é carregado —, é necessário aplicar urgente uma manutenção.

Esse é um fator importante, pois o Google aplica penalidades em sites que não são mobile friendly, desconsiderando-os, inclusive, dos resultados de busca. E isso vale também para os blogs.

Após realizar os ajustes, caso o site ou o blog tenha essa necessidade, é importante haver um trabalho contínuo nesses dois recursos para deixá-los otimizados para os motores de busca (SEO), e também em relação ao conteúdo que será disponibilizado aos visitantes nessas plataformas (artigos com as palavras-chaves corretas, vídeos, e-books, etc.).

Pensando nisso, as agências de marketing digital contam com relatórios de desempenho do site e blog que podem ser analisados, bem como profissionais disponíveis — programadores, desenvolvedores e front-ends —, que são responsáveis pela parte tecnológica das aplicações.

Produção de conteúdo

Com essa mudança provocada pela internet, as pessoas querem cada vez mais consumir um conteúdo que sejam relevante para si.

Assim, as marcas e empresas precisam não só apresentar os seus produtos, como era até pouco tempo. Elas precisam gerar relevância, entregar informações que sejam capazes de atrair as pessoas. Por isso, a produção de conteúdo deve ser prioridade em qualquer planejamento digital.

A produção de conteúdo relevante para o seu lead ou cliente é uma das melhores estratégias de marketing a longo prazo. O objetivo é realizar não apenas uma venda, mas educar e nutrir leads e clientes durante todo o processo de compra, aumentando sua credibilidade e visibilidade e construindo laços mais fortes entre cliente e marca.

Existem diferentes maneiras de distribuir esse conteúdo, a mais comum envolvendo postagens no blog da empresa. Porém, a agência de marketing digital também pode optar por encaminhar email marketing com conteúdos mais completos, como e-books, e monitorar o percentual de e-mails que foram abertos e visualizados.

Falando com especialistas

De fato, por terem tantos detalhes que precisam ser abordados com atenção, as ações de marketing digital podem gerar receios. Mas, se planejada por profissionais competentes, são estratégias de marketing digital extremamente eficientes, que colaboram para o aumento das vendas e redução dos custos.

Afinal, uma agência conta com uma estrutura para entender o seu público-alvo de acordo com suas necessidades e criar, a partir daí — por meio de textos, posts, imagens para redes sociais e blogs —, um conteúdo relevante, que será distribuído nos canais que mais se adaptam às necessidades da sua empresa!

E aí, gostou deste artigo? Já contratou ou está pensando em contratar uma agência de marketing digital para sua empresa? Então entre em contato conosco! Ficaremos felizes em poder ajudar no planejamento e execução das suas campanhas online.

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese