fbpx

Confira 6 benefícios de apostar nos conteúdos em vídeo

Confira 6 benefícios de apostar nos conteúdos em vídeo

Você já pensou em trabalhar com conteúdo em vídeo em sua empresa? Esse meio altamente versátil e bastante conhecido na atualidade pode trazer uma série de benefícios para a sua estratégia de marketing, fortalecendo o nome da sua marca e ajudando a alcançar o seu público-alvo.

Recentemente, o tempo gasto assistindo a vídeos na internet no Brasil cresceu 135% em 4 anos. O YouTube tem alta popularidade junto aos usuários de internet, sendo o portal preferido por 44% das pessoas. Além disso, o smartphone costuma ser o principal meio de acesso para esse conteúdo. Esses dados são de uma pesquisa da Provokers, encomendada pelo Google.

No entanto, apostar nesse formato para a sua estratégia de divulgação não é um mero modismo. A utilização de vídeos não é algo passageiro, mas sim um reflexo do comportamento das pessoas. Trata-se de um tipo de alternativa de fácil absorção, além da versatilidade de poder conferi-la em qualquer aparelho.

Neste artigo, vamos destacar as particularidades da criação de conteúdo em vídeo e os principais benefícios que esse formato pode trazer para a sua estratégia de marketing. Confira!

Como é o processo de criação de um conteúdo em vídeo?

O processo de criação de um conteúdo em vídeo costuma seguir à risca as determinações de um roteiro e buscar agregar o máximo de qualidade possível a cada etapa. Isso vai desde selecionar os melhores equipamentos até recrutar profissionais qualificados para trabalhar em sua produção.

Uma das principais características do conteúdo em vídeo é que ele pode assumir diversos formatos diferentes, dependendo dos objetivos da sua estratégia. Portanto, uma parte muito importante do planejamento se refere à definição desse formato e como será a condução do roteiro.

Após a gravação do seu vídeo, começa outra parte bastante importante do processo: a divulgação. Afinal, o seu vídeo precisa ser promovido para que consiga alcançar audiência em vez de deixar isso ao acaso. Essa é a hora de usar a força dos seus canais de marketing para levar seu conteúdo em vídeo ao seu público-alvo.

Quais os benefícios de trabalhar com conteúdo em vídeo?

Implementar conteúdo em vídeo em sua estratégia de marketing é uma ótima forma de contribuir positivamente para os seus resultados. Toda campanha precisa de formatos eficazes para entregar valor ao público-alvo e o vídeo é altamente promissor para diversos segmentos.

Conheça a seguir as 6 maiores vantagens de apostar no conteúdo em vídeo em sua estratégia de marketing:

1. Aumento nas conversões

Está em busca de uma forma de vender mais? O conteúdo em vídeo pode ajudar muito nisso. Utilizar esse formato em sua estratégia pode trazer excelentes retornos para os seus indicadores de performance.

Uma pesquisa já mostrou que usar um vídeo em uma landing page é capaz de aumentar as conversões dela em até 86%. Nenhum outro recurso é capaz de gerar tamanha diferença no sucesso da estratégia.

2. Maior alcance no ambiente digital

Está em busca de aumentar o reconhecimento de marca da sua empresa? As redes sociais podem ajudar muito nisso, mas é necessário utilizar conteúdo relevante e eficaz para alcançar esse objetivo. Como você já deve ter adivinhado, a resposta está no uso de vídeos.

Segundo levantamento da área, um conteúdo em vídeo consegue 12 vezes mais compartilhamentos na internet do que outros tipos de publicação. Lembre-se de que essa ação é decisiva para que a sua marca alcance um público totalmente inédito que pode se tornar seu cliente.

3. Diversos formatos para utilizar

Um dos principais diferenciais do conteúdo em vídeo é que ele pode ter diversos formatos diferentes. O seu material pode se tornar um tutorial, uma entrevista, uma reportagem, entre várias outras possibilidades.

Tamanha versatilidade é bastante valiosa, pois garante que o conteúdo em vídeo possa se encaixar em qualquer tipo de estratégia em uma grande variedade de segmentos. Basta levar em conta o perfil do seu público-alvo e qual tipo de material teria apelo para ele.

4. Melhoria no engajamento do conteúdo

Se um dos seus canais de marketing está passando por problemas para engajar a audiência, vale a pena apostar no poder do vídeo para tentar reverter esse quadro.

Por exemplo, uma pesquisa já comprovou que usar vídeos em e-mail marketing é capaz de aumentar a taxa de cliques dos seus envios em até 300%. Trata-se de um excelente recurso para direcionar mais pessoas para as suas landing pages de conversão.

5. Acesso a dados estratégicos da audiência

Analisar os números de engajamento do seu conteúdo sempre possibilita a obtenção de diagnósticos estratégicos para conhecer melhor o comportamento dessas pessoas. Se você trabalhar com vídeos, as informações obtidas podem ser ainda mais valiosas.

As principais plataformas de vídeos da atualidade permitem que você monitore métricas relacionadas aos hábitos do público ao consumir seus vídeos, como o tempo médio assistido ou o ponto em que a maioria para de assistir. São informações altamente valiosas para planejar as próximas ações da sua estratégia.

6. Reforço na estratégia de SEO

Você sabia que trabalhar com conteúdo em vídeo também ajuda a posicionar a sua empresa no ranking do Google? Afinal, esse tipo de material também é indexado pelos buscadores, tendo até um espaço reservado apenas para eles na página de resultados, embora algumas pessoas não soubessem disso.

Dessa forma, se o título e a descrição do seu vídeo estiverem devidamente otimizados, você terá chances de se posicionar no Google para as buscas relacionadas. Trata-se de uma excelente forma de aumentar sua visibilidade e trazer um novo grande volume de visitantes de forma contínua.

A veiculação de conteúdo em vídeo é uma excelente forma de engajar a sua audiência e entregar um material que tenha apelo. É um jeito eficaz de consolidar a sua marca como um nome de credibilidade no mercado, ao mesmo tempo em que possibilita alcançar uma audiência que talvez ainda nem conheça a sua empresa.

Considere os benefícios desse meio e passe a planejar a sua abordagem! Conheça mais formas de alavancar os seus resultados de maneiras inteligentes. Veja aqui no blog como se dá o relacionamento entre Business Intelligence e marketing.