fbpx

Conheça a origem da Black Friday

Conheça a origem da Black Friday

A última sexta-feira de novembro é o sonho de consumo de todo empresário, lojas abarrotadas de pessoas, sedentas por ofertas que chegam a até a 80%.

É, a Black Friday caiu no gosto dos consumidores e empresários no Brasil. A data surgiu nos Estados Unidos no século passado, e foi adotada por empresa brasileiras em 2010.

2,2 bilhões de reais serão movimentados apenas hoje (24 de novembro) no país, em sua oitava edição (2017), a promessa é de um aumento de 15% em relação a edição anterior, segundo dados da consultoria Ebit.  A primeira edição movimentou cerca de 3 milhões de reais.

Há registros de que o dia de promoções exista nos Estados Unidos desde 1869. Porém, o surgimento dessa data está ligada mais à necessidade dos lojistas, ligada diretamente às vendas, teve o objetivo de reverter os prejuízos acumulados durante o ano.

Após uma grande crise naquele ano, em que muitas lojas pequenas quebraram, os varejistas sentiram necessidade de fazer promoções. Além do incentivo para aumento nas vendas, a data também é uma oportunidade para que as empresas liberem espaço nos estoques, abrindo vaga para os produtos destinados ao Natal.

Black Friday no Brasil

No país, a ideia foi trazida pelo publicitário Pedro Eugênio , do site Busca Descontos. Porém, em suas primeiras edições, algumas empresas aumentavam os preços na véspera para cobrar “a metade do dobro” (originando o termo “Black Fraude”) e os problemas de instabilidade dos sites, geraram muita desconfiança sobre a veracidade da promoção

 

Desde então, as grandes empresas têm reforçado a estrutura de vendas para atender a demanda no período.

Desde então, as grandes lojas têm reforçado a estrutura de vendas para atender a demanda. Os órgãos de defesa do consumidor também estão mais atentos, e fazem cartilhas de orientação e plantões diante do aumento das reclamações no período.

 

Fonte: https://www.publicitarioscriativos.com