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Conheça todos os benefícios do design de serviços digitais

Conheça todos os benefícios do design de serviços digitais

A transformação digital é um ponto importante, que impactou diversas áreas, inclusive as formas de consumo. Desse modo, é preciso investir em estratégias além da venda de produtos, mas que estejam também voltadas para a relação entre empresa e clientes. Nesse contexto, o design de serviços digitais tornou-se essencial para proporcionar melhores experiências para os consumidores.

Todo o trabalho de conduzir o prospect até a conversão pode ser impactado pelo service design, pois ele também engloba o relacionamento com clientes. Assim, uma experiência completa pode aumentar as vendas, engajar ainda mais o seu público e garantir maior fidelização ao final das etapas.

Se você ficou com curiosidade para aprender mais sobre o que é o design de serviços e quais são as vantagens para seu negócio, acompanhe este post! Boa leitura!

O que é o design de serviços digitais?

A qualidade de um produto tem extrema importância para o consumidor. Isso todo mundo sabe. No entanto, é possível envolver ainda mais o seu consumidor em outras etapas anteriores e posteriores ao momento de realização da compra. Isso se chama costumer experience e oferece uma experiência completa que pode ser aperfeiçoada.

Com esse novo momento de consumo, desenvolver um serviço relevante e que encante a persona é fundamental. E é nesse ponto que o design de serviços de produto entra, com o intuito trabalhar em todos os aspectos da sua relação com a cliente, proporcionando mais qualidade. Assim, a ideia é fazer com que o cliente fique mais satisfeito em cada uma das etapas que ele passar.

O design de serviços deve ser aplicado desde o momento que a estratégia atrai o lead até o pós-venda. Em todos os momentos, a empresa deve trabalhar em fatores que gerem mais segurança e confiança para o possível cliente, não apenas para fechar a venda, mas para garantir a fidelização ao final do processo. Os pontos de contato e micro-momentos precisam ser agradáveis e facilitados, de modo que satisfaçam as expectativas dos consumidores.

Qual é a importância desse tipo de design?

A competitividade do mercado faz com que as empresas busquem alternativas para estarem sempre à frente de seus concorrentes. Nesse sentido, o design de serviços de produtos é um caminho para ter um diferencial que vai além do próprio produto. Dessa maneira, permite-se estruturar a experiência do consumidor digital e criar uma relação mais próxima e que valorize os clientes.

A cultura da empresa é fundamental para começar o trabalho de design de serviços, uma vez que é preciso conhecer a identidade da marca para estruturar as soluções necessárias. Assim, é possível pensar formas relevantes de entregar mais valor em todas as fases da jornada do consumidor. Da interação no atendimento até a abordagem de vendas e outros pontos de contato, os serviços são planejados para serem mais receptivos, inteligentes e rentáveis.

Conhecer o que o público deseja e utilizar essas vontades como uma bússola para adotar medidas necessárias trará grandes insights e benefícios para o desenvolvimento do design de serviços. Afinal, é preciso criar produtos e estratégias que estejam voltados para o público, caso contrário, o seu planejamento estará fadado ao fracasso. Basear possíveis soluções em “achismos” pode ter impactos muito negativos para a empresa.

Como o design de serviços funciona?

De forma prática, o design de serviços funciona como uma metodologia de aperfeiçoamento que está em evolução constante, que visa ao crescimento e ao desenvolvimento da forma de pensar os serviços oferecidos. Desse modo, utiliza-se a abordagem do design thinking como um dos pilares, que se sustenta na empatia, colaboração e experimentação como bases de criação.

Como o design de serviços está diretamente envolvido com a experiência dos clientes, trabalhar nas ferramentas de relacionamento e diálogo é fundamental. Assim, são levantados dados e informações para que se possa descobrir e analisar gargalos e pontos que estão gerando problemas. A partir disso, o projeto de design de serviços é elaborado para solucionar tais questões, fazendo alterações sempre que necessário.

De quais maneiras ele pode ser aplicado?

Quando se toma como base dados e informações, começa-se a entender e visualizar o que pode ser trabalhado no design de serviços. Entretanto, é preciso conhecer os estágios a serem seguidos para aplicar a metodologia adequadamente. Veja quais são!

  • Exploração — nessa etapa, inicia-se a projeção de serviços, em que são avaliados os pontos que precisam de melhorias para que se entregue mais valor para os clientes;
  • criação — a partir do levantamento dos problemas, são geradas ideias que, posteriormente, gerarão os processos em que serão trabalhados os aspectos que não estão funcionando;
  • reflexão — o estágio de reflexão é quando a empresa passa pela adaptação do novo formato, promovendo treinamentos para absorção do novo serviço adotado;
  • implementação — a implementação coloca os serviços para funcionar de fato, até o momento de eles chegarem até o consumidor que os utilizá;
  • identificação de oportunidades e riscos — após a implementação, ainda há uma busca de maneiras melhores de relacionamento e ofertas para os clientes, em que se avalia as oportunidades e os riscos apresentados.

Quais são os benefícios da utilização do design de serviços?

Quando o design de serviços está presente desde a elaboração do plano de negócios, a tendência é que a empresa fortaleça sua cultura organizacional e gere mais valor para os clientes. Além de proporcionar uma boa experiência para os consumidores, ainda há benefícios como redução de custos e otimização dos processos. Quando esses fatores são trabalhados, os colaboradores também ficam mais engajados, o que ajuda no crescimento do negócio.

Portanto, o design de serviços digitais é determinante para atrair clientes e ainda levá-los até a fase de fidelização. No entanto, é preciso encontrar uma parceria que consiga fazer um planejamento específico para a sua empresa, pois o que funciona para o seu concorrente pode não ser a melhor solução para a sua empresa. Nesse caso, a Penze trabalha com inovação, e é o que você precisa para implementar a estratégia!

Para saber mais sobre o assunto, entre em contato com a gente e tire as suas dúvidas!