fbpx

Conheça tendências de transformação digital nas empresas

Conheça tendências de transformação digital nas empresas

Seguir tendências da transformação digital ou qualquer outro cardápio de novidades é algo que deve ser feito com algum senso crítico. As opções são muitas e a inovação sem propósito pode representar gasto de dinheiro e de tempo.

Pensando em dar um primeiro panorama para você entender essas novidades — e sua real dimensão no mercado atual — falaremos, neste artigo, sobre os caminhos da transformação digital pelos quais todas as empresas passam.

Você entenderá o que é essa transformação, sua importância, algumas tendências e os impactos das novidades tecnológicas no ambiente corporativo. Leia até o fim!

A transformação digital e sua importância

Entende-se por transformação digital a revolução tecnológica que os recursos digitais promovem em empresas de tecnologia ou qualquer outro ramo. Como consequência desses recursos, ganha relevo toda uma cultura de inovação.

Vale salientar que essa transformação não se resolve apenas levando arquivos e dados para o computador. É necessário simplificar processos, com a consequente modificação da visão que o gestor e os colaboradores têm do ambiente de trabalho.

Como veremos, a otimização de procedimentos, economia e maior integração permitidos pela tecnologia fazem da transformação digital um imperativo — muito mais que uma escolha. Sem se adaptar, as empresas podem vir a fechar as portas.

As principais tendências da transformação digital

Abaixo, enumeramos 3 tendências que acreditamos ser as mais abrangentes e importantes para que uma organização abrace as mudanças.

Inteligência Artificial (IA)

O principal aspecto da Inteligência Artificial utilizado em empresas é o Machine Learning ou Aprendizado da Máquina. Trata-se do uso de algoritmos que podem acumular experiências com tarefas e criar, para si, melhores formas de agir sobre problemas.

Essa habilidade está na organização de números em relatórios — feita por softwares complexos e relativamente baratos —, na gestão como um todo e, sobretudo, no marketing digital, com seus anúncios e aprendizado sobre os interesses do público-alvo.

Aproximação entre RH e TI

Com a adesão crescente à análise de dados permeando empresas, o setor de Recursos Humanos pode acompanhar a rotina dos colaboradores e analisar de perto seu desempenho.

Além disso, é possível formar um banco de dados com informações sobre os candidatos e, com base na cultura corporativa, analisar suas características para saber se se enquadram ou não no perfil de uma nova vaga.

Experiência do usuário

O UX Design ou Design da Experiência do Usuário talvez seja a área mais badalada resultante das novas tecnologias. Ela se encarrega de analisar, quase cientificamente, como a interação das pessoas com as máquinas pode ser a mais simples e intuitiva possível.

O impacto da transformação digital no mundo corporativo

Embora possa parecer contraditório, as empresas que cedem mais rapidamente às tendências da transformação digital veem a motivação dos seus colaboradores crescer.

Isso pode ser explicado pelo fato de o resultado desses processos levar a um melhor aproveitamento de características humanas, como a criatividade e o espírito de liderança, enquanto tarefas repetitivas passam a ser atribuídas a softwares.

Também é possível dizer que a comunicação interna e a colaboração entre as pessoas no âmbito organizacional melhoraram muito com a tecnologia. Isso aproxima os colaboradores e fortalece o espírito de equipe.

Se souber aderir criticamente às tendências da transformação digital, você facilitará o seu trabalho e melhorará a sua qualidade de vida, além de apresentar uma melhor performance na empresa. Comece a desfrutar dessas vantagens!

E se quiser se manter atualizado sobre novas tecnologias, marketing digital e as mudanças no comportamento do consumidor, não deixe de assinar a nossa newsletter. Assim, será informado toda vez que um conteúdo novo aparecer!