fbpx

Digitalização das empresas: qual é o impacto e como favorece os negócios?

Digitalização das empresas: qual é o impacto e como favorece os negócios?

Não há como negar ou tentar escapar: vivemos em um mundo digital, onde tudo foi transformado pela tecnologia: a forma como nos comunicamos, informamos, consumimos, aprendemos, e, claro, trabalhamos.

Também mudaram as formas de gerir e de fazer negócio, afinal, a digitalização das empresas chega para trazer mais agilidade, otimização de processos e novas possibilidades. Ao investirem nessa solução, os negócios são impactados de forma bastante positiva, influenciando em seu desempenho comercial.

Quer saber mais sobre a digitalização das empresas e como aplicá-la em seu negócio, sem grandes custos? Nós contamos agora mesmo!

A necessidade de digitalização das empresas

Independentemente do segmento em que atua, é praticamente impossível que seu negócio se comunique e atenda às expectativas do seu cliente, se não estiver digitalizado. Isso porque as pessoas já têm essa demanda e exigem cada vez mais das empresas a mesma postura digital.

Entre algumas possibilidades que essa digitalização oferece, estão:

  • agilidade e otimização dos processos;
  • acompanhamento do serviço em tempo real pelo cliente;
  • controle de estoque mais preciso;
  • controle financeiro;
  • interatividade com o cliente.

Resumindo, quem não busca adequar-se a essa nova realidade – não só do mercado, mas dos hábitos mundiais – terá muitas dificuldades em se manter rentável.

Os desafios

Apesar de necessária, a digitalização traz consigo alguns desafios. O primeiro pensamento de muitos empresários é o custo, mas acredite: ao definir sua necessidade e mantendo o foco, é possível investir na automatização de uma forma bastante lucrativa.

Dizemos isso porque, atualmente, existem muitas possibilidades de softwares e sistemas de TI que fazem brilhar os olhos de qualquer gestor. Mas quais seriam mesmo necessários e trariam um bom custo-benefício para seu negócio? Onde estão seus gargalos?

Outro desafio possível diz respeito aos hábitos e à cultura organizacional. Quando uma empresa e sua equipe trabalham de determinada forma, por muito tempo, pode ser difícil transformar esses processos da noite para o dia. Por isso, é essencial atentar-se aos colaboradores que serão impactados pela digitalização, oferecendo treinamentos e suporte.

As vantagens

As vantagens, como é possível imaginar, são muitas e já citamos algumas. Também como dissemos, existem soluções para os mais diversos segmentos do mercado. Por isso, os benefícios também são bastante distintos.

De uma forma mais generalizada, podemos citar:

  • agilidade em todas as etapas dos processos;
  • organização, seja de matéria-prima, estoque, arquivos ou informações;
  • diminuição do erro humano;
  • possibilidade de remanejar a equipe, liberando os colaboradores para atividades mais importantes;
  • dados mais precisos, que possibilitam tomadas de decisões acertadas;
  • redução de custos;
  • expansão.

As formas de ter sucesso nesse processo

Avaliar as reais necessidades do negócio é o primeiro passo para esse processo de digitalização. As estratégias digitais, quando bem aplicadas, rapidamente mostram os seus benefícios e se adaptam ao dia a dia dos colaboradores, dando a impressão de que “sempre estiveram ali” e não encontrando resistência por parte das pessoas.

Além disso, também é essencial o comprometimento das lideranças, um bom planejamento a curto, médio e longo prazo e o pensamento no cliente — sempre.

Se sua empresa trabalha em contato direto com o cliente, essa digitalização deve ir além do ambiente interno da organização e alcançar o atendimento aos consumidores. Nesse contexto, a presença nas redes sociais, a criação de um e-commerce e a total eficiência da equipe que atua nesses frentes são essenciais.

A digitalização das empresas, cada vez mais, deixa de ser um diferencial competitivo para se tornar uma obrigação de quem pretende continuar prosperando no mercado. Vão se destacar e colher os frutos aqueles que souberem adaptar-se a essa nova realidade e a esses novos consumidores.

Gostou deste assunto e quer saber mais sobre a transformação digital? Entenda sua importância para o marketing.