fbpx

Entenda como a internet das coisas está mudando o nosso dia a dia

Entenda como a internet das coisas está mudando o nosso dia a dia

O progresso tecnológico dos últimos anos vem trazendo possibilidades cada vez mais inovadoras em diversos âmbitos. Você já ouviu falar sobre as aplicações da internet das coisas?

O termo é usado para se referir a objetos que são capazes de se conectar à internet para enviar e receber dados. Até a popularização deles, costumávamos associar essas capacidades apenas a computadores e poucos dispositivos móveis, como os celulares.

Com a internet das coisas é possível contar com muito mais capacidades a partir de todo tipo de aparelho. Tendo esse potencial em mente, resta voltar o olhar para exemplos de aplicações dessa tecnologia no cotidiano.

Veja agora as principais transformações e mudanças que a internet das coisas está provocando no dia a dia.

Aumento das possibilidades dos apps

Aplicativos móveis costumam se alimentar de dados vindos da internet ou gerados por si próprios. No entanto, com a difusão da internet das coisas, podem surgir cada vez mais novas fontes para essas consultas.

É possível, por exemplo, contar com um app capaz não só de monitorar a temperatura dos ambientes da sua casa, como também de configurar o nível do termostato. Tal recurso era impensável antes da era da internet das coisas.

Acesso a dados ricos

Já se foi o tempo em que contávamos apenas com dados estratégicos presentes em uma planilha cheia de linhas e colunas. Com a tendência do Big Data aliada à internet das coisas, é possível captar muito mais informações em diversos contextos.

Por exemplo, uma loja física pode monitorar os hábitos dos seus frequentadores igual um e-commerce consegue fazer usando chips que se comunicam com os smartphones das pessoas.

Aprimoramentos na infraestrutura pública

A tecnologia é uma poderosa aliada das pessoas, ainda mais quando usada pela administração pública para melhorar o dia a dia das cidades. Felizmente, a internet das coisas traz uma série de novas possibilidades nesse sentido.

Um exemplo é poder monitorar o nível de poluição atmosférica para prever valores e tomar decisões estratégicas a partir de tendências extraídas dessas análises.

Publicidade mais inteligente

A publicidade também pode aproveitar uma série de novas possibilidades a partir da internet das coisas. Isso se dá principalmente por meio da comunicação dos smartphones das pessoas com aparelhos inteligentes instalados pelas empresas.

O geomarketing é um exemplo bastante nítido. A partir desse conceito é possível anunciar produtos e serviços para pessoas que passaram por determinados locais do mundo físico.

Monitoramento de transportes

Em diversos segmentos, o acompanhamento logístico em tempo real pode representar um divisor de águas para a produtividade. Acompanhar carregamentos que chegam e vão em um mapa é uma realidade graças à internet das coisas.

Aliás, é possível combinar essa ideia com machine learning e outras tendências para traçar rotas otimizadas considerando o histórico delas e os dados de trânsito. Isso representará um ganho substancial de eficiência para as empresas.

Essas são apenas algumas das várias possibilidades que passaram a se tornar rotina com a popularização da internet das coisas. A tendência é que essa conectividade melhore ainda mais com a difusão da internet 5G, que trará mais velocidade e qualidade de sinal aos aparelhos.

Curtiu este artigo? Compartilhe-o nas suas redes sociais para que os seus contatos também aproveitem essas informações.