Entenda o que é o marketing 4.0 e como se adaptar adequadamente

As transformações tecnológicas estão afetando todas as áreas, mudando a relação das empresas com os consumidores e os hábitos de compra. Dentro desse contexto, é importante entender o conceito de marketing 4.0 e as maneiras de aplicá-lo ao seu negócio.

Esse novo cenário é fundamental para o sucesso dos empreendimentos atuais. As empresas precisam investir no relacionamento com os clientes para manter a relevância no mercado.

Neste artigo, vamos explicar o que é o marketing 4.0 e como as empresas podem se adaptar a esse cenário. Além disso, mostraremos de que maneira uma agência especializada pode contribuir. Acompanhe a leitura!

O que é marketing 4.0?

O conceito de marketing 4.0 foi elaborado por Philip Kotler, uma das grandes referências sobre o assunto no mundo. A ideia foi desenvolvida no seu livro “Marketing 4.0: Do tradicional ao Digital”, escrito por ele em parceria com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan.

De acordo com a obra, a grande mudança dessa etapa é a revolução digital. As empresas continuarão a realizar o marketing tradicional, centrado na mídia impressa e TV, mas abrirão espaço para o digital. O segredo está na capacidade de conectar e integrar as duas estratégias.

Portanto, essa é uma época de se adaptar às mudanças constantes da trajetória do consumidor na economia digital. O foco, agora, não está mais no produto, na informação ou exclusivamente no ser humano.

As grandes mudanças do marketing 4.0

Três grandes mudanças ajudam a definir as transformações dessa era. Confira quais são!

Hierarquia

A interação sempre foi feita de maneira unilateral, ou seja, apenas as empresas falavam e o papel dos clientes era apenas ouvir e receber as informações. Porém, atualmente, o consumidor é ativo e interage em igualdade com as grandes marcas. De forma resumida, consumidores e empresas estão lado a lado.

Consumo social

A possibilidade do compartilhamento de experiências pela internet transformou a decisão de compra. O que antes era um processo individual, agora é feito de forma compartilhada.

Inclusão

Antigamente, o diferencial era a exclusividade de um produto ou serviço. Mas, hoje em dia, a marca é mais valorizada quando tem a capacidade de incluir mercados emergentes no consumo.

Como as empresas podem se adaptar a esse cenário?

Depois de compreender um pouco mais sobre o que é o marketing 4.0, vamos demonstrar como as empresas podem se adequar a ele.

Construir relações horizontais

A hierarquia na comunicação não existe mais. Atualmente, empresas e consumidores estão em igualdade, interagindo, trocando experiências e divulgando conteúdos. Os clientes devem ser vistos como amigos da marca.

As novas gerações valorizam a autenticidade das empresas e levam isso em consideração na hora de escolher o que comprar. Portanto, não hesite em investir em canais de relacionamento.

Integrar o marketing online e offline

Como falamos acima, a integração entre o online e offline também é uma característica fundamental. Ao elaborar ações e estratégias de marketing, as empresas precisam oferecer uma experiência completa aos consumidores. Isso significa que o mundo real e o virtual precisam estar interligados.

Nesse modelo, é preciso sempre pensar qual é o modo mais conveniente para o cliente. Facilidade de usabilidade, unidade de plataformas e sistemas para acompanhamentos de chamados e, claro, agilidade.

Dessa forma, o cliente deve poder conversar com a empresa por redes sociais, e-mail, telefone ou pessoalmente. Todas essas experiências devem refletir a identidade da marca, que precisa ser a mesma nos mais variados ambientes.

Humanizar a marca

O modelo de antigamente, no qual as empresas eram frias e impessoais, não está mais funcionando. O segredo é representar a marca como um ser humano, sendo capaz de se relacionar com as pessoas, ter sentimentos e estabelecer conexões afetivas.

Um exemplo disso pode ser visto na estratégia do Magazine Luíza, que criou uma personagem chamada “Lu”. Ela é a representação oficial da marca, tem características marcantes de personalidade e se posiciona de forma semelhante nas diferentes mídias, como televisão, internet e mídia impressa.

Investir em conteúdo

A produção e o compartilhamento de conteúdo relevante são fundamentais para o sucesso das estratégias de marketing. O mundo digital permite a busca por informações sobre os produtos e serviços de maneira muito simples e prática.

Portanto, é interessante usar estratégias de marketing de conteúdo para alcançar quem está em busca de soluções. Para isso, o conteúdo deve ser especializado, contribuir para a solução das necessidades de cada consumidor e proporcionar uma experiência personalizada.

De que maneira uma consultoria especializada pode contribuir?

Mesmo que você tenha entendido como funciona o marketing 4.0, talvez ainda existam dúvidas sobre como conseguir agir dessa maneira. Nem toda empresa tem orçamento para investir em uma equipe qualificada para atuar nessa área, que possa dar conta de toda a demanda de forma eficiente.

Uma boa solução é contratar uma consultoria especializada no assunto para indicar o que deve ser feito. Uma agência de marketing pode dar o suporte necessário para o seu negócio, proporcionar evolução e otimizar os resultados.

Os profissionais de uma agência especializada sabem o que estão fazendo. Além da experiência natural com o trabalho na área, eles estão em constante aprimoramento dos conhecimentos e técnicas, buscam por soluções de engajamento, acompanham o mercado e sabem fazer uso de métricas e indicadores.

Ao contratar a Penze, você pode encontrar serviços que vão otimizar as campanhas e resultados da sua empresa. Ela é especializada em gerenciamento de canais digitais, planejamento e estratégia digital e na criação de sites e blogs. Além disso, ela trabalha as estratégias de marketing de conteúdo e outras que se encaixam na realidade de cada negócio.

Essas são algumas características do marketing 4.0. A relação entre consumidores e empresas está completamente diferente e, por isso, é fundamental saber se posicionar nesse cenário. A humanização da marca e a integração dos ambientes online e offline são algumas maneiras de se destacar no mercado. Para conseguir resultados ainda mais satisfatórios, a contratação de uma consultoria especializada pode ser determinante.

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