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Entenda o que é retargeting e remarketing e aumente suas vendas

Entenda o que é retargeting e remarketing e aumente suas vendas

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Conforme a tecnologia evolui, as empresas passam a contar com mecanismos mais estratégicos para alcançar seus públicos. Ofertas pensadas especialmente para seus perfis são táticas usadas comumente. Esse é o caso de técnicas como retargeting e remarketing. Esses são dois termos que aparecem com frequência quando o assunto é tecnologia e marketing.

Retargeting e remarketing são técnicas altamente sofisticadas que conseguem segmentar com inteligência a sua audiência. Assim, permitem que você entregue peças de comunicação muito mais estratégicas.

Já pensou em impactar quem já passou pelo seu site e não comprou nada? Ou exibir anúncios no Facebook para quem já adquiriu alguma vez na sua loja? Essas são apenas algumas das várias possibilidades altamente estratégicas de retargeting e remarketing.

Neste artigo, certamente você entenderá melhor o conceito por trás de retargeting e remarketing. Além das técnicas sobre como implementar essas ideias adequadamente. Confira!

O que diferencia retargeting e remarketing?

Você provavelmente já ouviu falar de retargeting e remarketing como se fossem o mesmo conceito. Os dois termos se referem a impactar um mesmo cliente com uma oferta relevante baseando-se no comportamento dele ao interagir com seus canais de marketing.

O retargeting envolve o uso de mídia paga, como Facebook Ads e Google Ads para exibir anúncios exclusivamente para quem já desempenhou determinada ação no seu site. Enquanto isso, o remarketing costuma ser usado em um contexto de automação, como no envio de cupons de desconto via e-mail para quem visitou a sua loja uma vez e não finalizou uma compra.

Tendo em vista que são estratégias bem semelhantes e que às vezes se combinam, é válido pensar em estratégias de retargeting e remarketing em conjunto. Dessa forma, será possível aproveitar todas as possibilidades que essas tendências têm a oferecer de vantagem para os seus resultados.

Como implementar retargeting e remarketing na sua estratégia?

Adotar retargeting e remarketing em suas campanhas de marketing é uma ótima forma de impactar o público com mais chances de converter. Afinal, essas pessoas já tiveram um contato inicial com a sua empresa ou alguma oferta dela. Isso possibilita veicular campanhas segmentadas com alto potencial de sucesso.

Que tal conferir algumas dicas? Veja a seguir as principais possibilidades que você terá acesso ao trabalhar com retargeting e remarketing em sua estratégia.

Entendimento sobre a jornada de compra

Uma das principais vantagens de retargeting e remarketing está em impactar o público de forma estratégica com ofertas exclusivas. Ou seja, para que isso seja possível, é necessário entender de forma aprofundada como é o processo de compra do seu cliente.

Um entendimento sobre a jornada de compra é fundamental para planejar as suas ações. Isso envolve considerar como surge o interesse do seu cliente, quais informações ele procura e os critérios decisivos para que ele finalize a aquisição.

Análise de dados de comportamento

Os resultados que você já tem em seu negócio podem ter grande utilidade ao planejar os próprios passos da sua estratégia ao usar retargeting e remarketing. Afinal, neles constam dados valiosos a respeito do comportamento do seu público.

Por exemplo, veja o quanto é comum que as pessoas deixem o seu site sem comprar nada ou quais passos costumam seguir até decidir por um produto. É algo impulsivo, feito após navegar por várias seções de ofertas, ou decisivo, que acontece a partir da busca?

Escolha dos canais de marketing apropriados

Retargeting e remarketing são possibilidades em canais de marketing específicos, portanto, você precisa decidir quais e como eles serão empregados em sua estratégia. É o caso, por exemplo, de redes sociais como o Facebook e veículos de mídia como o Google Ads.

O que determinará a sua escolha é o quanto você sabe a respeito do perfil do seu público-alvo — algo essencial que se refere à dica anterior. Nessa análise, busque saber quais os meios de comunicação preferidos por essas pessoas para receberem ofertas segmentadas.

Envio de cupons de desconto

Com o uso de retargeting e remarketing, você pode fazer com que um cliente que não converteu volte ao seu site e finalize uma compra. Pense em quantas pessoas provavelmente abandonam a página com o carrinho cheio. O envio de um cupom de desconto para elas pode ser decisivo para decidirem fechar negócio.

Para isso, é necessário contar com a ajuda da automação de marketing a partir do envio de e-mails segmentados. O alvo deve ser o visitante que deixa o seu site com o carrinho cheio e o cupom de desconto precisa ser apresentado como um incentivo para voltar à loja e finalizar a compra.

Ofertas em múltiplos canais

Um dos benefícios de trabalhar com retargeting e remarketing está em poder alcançar um mesmo cliente em canais diferentes, levando em consideração as suas características únicas. A tecnologia já é capaz de “seguir” uma mesma pessoa pelas redes sociais e no restante da web.

Para isso, no entanto, é necessário planejar qual será a sua abordagem. Entre as possibilidades está exibir anúncios no Facebook para quem já passou pelo seu site. Ou seja, você pode ativar um conteúdo muito mais específico, já que o público tem conhecimento sobre a sua marca porque já a visitou antes.

Definição de CTAs estratégicos

O sucesso de uma campanha estratégica, seja ela convencional ou que faça uso de retargeting e remarketing, depende muito dos CTAs usados nas ofertas. Se eles não são atrativos e incapazes de inspirar uma ação, todo o seu esforço terá sido em vão.

Portanto, como parte do seu planejamento, invista tempo em planejar a abordagem desses CTAs. Pense nos argumentos que fariam sentido para o público que você quer impactar e o contexto da segmentação que está sendo implementada.

Retargeting e remarketing são duas palavras que precisam fazer parte da rotina da estratégia da sua empresa. São mecanismos muito úteis para veicular ofertas segmentadas e, assim, dar a sensação de tratamento exclusivo ao seu cliente. Isso pode ser decisivo para aumentar as suas conversões e agregar mais valor à experiência do seu público.

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