Saiba identificar os canais mais relevantes para a jornada de compra do seu consumidor

Conseguir uma conversão não é uma tarefa simples — afinal, um longo processo acontece até o cliente fechar uma compra. E para que aquela pessoa interessada de fato chegue ao fim da sua jornada, isto é, adquira o produto/serviço oferecido, é primordial definir quais foram as etapas importantes para isso acontecesse.

Quais caminhos uma pessoa deve percorrer a fim de finalizar a compra? Com a internet e os canais digitais, fica ainda mais difícil atribuir o valor adequado para cada etapa da jornada do cliente. A atribuição multicanal é, portanto, fundamental para ter essas informações em mãos.

O que queremos dizer com isso é que o papel de cada estratégia é fundamental para entender a relevância de cada uma delas para o sucesso do seu negócio. Mas, na prática, como superar esse desafio? Que tal, então, se aprofundar um pouco mais nesse conceito? Continue a leitura deste artigo para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto!

O que é a atribuição multicanal?

Na prática, é um conceito que tem como objetivo identificar quais foram os canais mais relevantes para que a jornada de compra do consumidor terminasse em uma conversão. Além disso, torna mais claro o entendimento quanto à importância e contribuição de cada um desses canais e estratégias. Como resultado, é possível avaliar criticamente a distribuição dos seus recursos para conseguir vender mais.

Quais são os principais impactos desse conceito?

Quais são os principais impactos da atribuição multicanal para o seu planejamento estratégico de marketing? Confira as principais delas!

Do online para a loja

Empresas que têm lojas físicas e online precisam determinar quais são os impactos das estratégias digitais no mundo físico e vice-versa. Ou seja, quanto um anúncio no Facebook impactou nas chances do consumidor ir até a loja e realizar uma compra? Ou quem passou pela vitrine, viu uma promoção e decidiu acessar o e-commerce? Quais são os impactos na aquisição de clientes?

Diversos canais e mídias para fazer uma conversão

Muitas vezes, o cliente passa por diferentes canais e tipos de mídia até ser convertido. O impacto da atribuição multicanal, portanto, consiste em descobrir quais foram as plataformas que tiveram uma contribuição para a decisão final do consumidor? Cruzar as informações de diferentes canais é vital para entender melhor quais são os mais relevantes, por exemplo, para a conversão.

Dispositivos e telas diferentes

A transformação digital e o fácil acesso aos diferentes dispositivos e telas também gera outro impacto. Afinal, como definir quais são as atribuições de um smartphone, computador ou tablet, por exemplo? Entender melhor esse impacto vai assegurar que o direcionamento dos seus recursos seja feito de forma precisa.

O que fazer para potencializar a atribuição multicanal?

Para conseguir utilizar essa técnica com mais eficiência, é preciso criar mecanismos internos que se encaixem na sua estratégia para, assim, definir com maior precisão a contribuição de cada canal para uma conversão.

Esses mecanismos, por sua vez, são conhecidos como “modelos de atribuição”, que podem avaliar, por exemplo, apenas o último clique antes da conversão, destinando o crédito somente para o canal final, o oposto da atribuição de primeira interação. Já a atribuição linear, contempla todas as etapas que desempenharam algum papel durante a jornada do cliente.

Viu só? Com tantas abordagens, a atribuição multicanal é essencial para o sucesso da sua estratégia de marketing. A longo prazo, é esse conceito que vai possibilitar a maior precisão das suas ações, criando um planejamento mais adequado para conseguir as conversões necessárias.

Querendo ou não, a atribuição multicanal tem como função compreender melhor as etapas que levam o consumidor a fechar uma transação, certo? Que tal, então, descobrir quais são esses processos? Continue em nosso blog e entenda a nova jornada do consumidor!

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