Estratégia de marketing digital: a importância de entender as métricas

Por muito tempo, o marketing dependeu de estimativas e previsões para conferir os resultados de suas campanhas. Com o progresso tecnológico e a popularização do meio digital, as empresas passaram a serem capazes de analisar seus próprios números de maneira mais precisa.

Acompanhar métricas de marketing digital não significa observar aproximações. Nesse meio, você consegue ver exatamente quantas pessoas foram impactadas pelas suas campanhas. Tudo fica acessível em tempo real, permitindo que você tome melhores decisões, baseando-se nesses números para aproveitar as oportunidades.

No entanto, para contar com todos esses benefícios, é necessário compreender qual é o papel das métricas em uma estratégia de marketing digital. Não basta apenas olhar para os números — você deve saber o que eles querem dizer e obter diagnósticos precisos da sua estratégia. Então, continue a leitura e saiba tudo sobre o assunto!

Como e por que mensurar métricas de marketing digital?

A melhor maneira de entender um problema é realizando uma análise aprofundada dele. Nesse contexto, a única forma de ter certeza de que a sua estratégia de marketing digital está trazendo os retornos esperados é analisando as métricas certas.

Graças às possibilidades tecnológicas da atualidade, existem diversos mecanismos para mensurar os resultados das suas iniciativas.

O Google Analytics é o mais famoso deles, pois monitora todos os números do seu site e campanhas associadas a ele. Redes sociais como Facebook, Twitter e LinkedIn também contam com uma seção de métricas.

Além disso, é necessário saber o que cada indicador significa para acompanhá-los corretamente.

Por exemplo, se seu objetivo consiste em trazer mais visitantes para o seu site e transformá-los em clientes, é preciso levar tudo isso em conta ao realizar sua análise. Não basta apenas monitorar seu número de acessos — fique de olho na taxa de conversão.

Quais as principais métricas de marketing digital que devem ser analisadas?

Fique de olho e mãos à obra!

Leads qualificados

Direcionar potenciais clientes para o departamento de vendas deve ser a missão principal de uma estratégia de marketing eficaz.

Uma das principais métricas de marketing digital se refere a quantos desse público realmente têm o perfil certo. Os leads qualificados são aqueles com mais chances de se tornarem clientes, pois se encaixam perfeitamente na audiência buscada.

Taxa de conversão

Qual a proporção de sucesso das suas iniciativas?

Uma das métricas que você precisa acompanhar é a taxa de conversão, que mostra a quantidade de pessoas impactadas pela campanha que realmente compraram um produto ou executaram a ação. Como leva em conta o total de público, serve como um indicativo da eficácia da sua estratégia.

Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

Não faz sentido gastar mais ao adquirir um cliente do que ele vai comprar da sua empresa, certo? Portanto, você precisa ficar de olho no custo de aquisição de clientes.

Ao analisar essa métrica, devem ser levados em conta todos os gastos envolvidos com marketing para visualizar com precisão todo o esforço relacionado a esse trabalho.

Retorno sobre Investimento (ROI)

Todo departamento de uma empresa precisa monitorar o seu próprio ROI. Então, ele é uma das métricas de marketing digital em que você tem que ficar de olho.

É necessário considerar todo o investimento feito na área e o que foi obtido de retorno para, assim, determinar se as suas iniciativas estão dando certo. Um ROI positivo significa que você conseguiu investir menos e receber a mais.

Ticket médio

Qual a quantidade média de gastos que seu público tem com o seu produto? Ter ideia desse valor é essencial para planejar adequadamente as suas ações. Se o seu cliente costuma gastar pouco, pode existir uma oportunidade de implementar esforços para aumentar esse valor.

Tendo em mente a importância de analisar corretamente as suas métricas de marketing digital e todos os benefícios que isso trará para a sua empresa, está na hora de se planejar. Leve em consideração quais são os objetivos da sua marca e busque os números que ajudam a apontar o quanto você está conseguindo se aproximar deles.

Pronto para colocar a mão na massa? Entre em contato com a gente para contar com uma estratégia totalmente voltada às métricas!

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