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Inbound marketing ou marketing de conteúdo: qual a diferença?

Inbound marketing ou marketing de conteúdo: qual a diferença?

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Inbound marketing ou marketing de conteúdo: qual a diferença?

Você sabe qual é a diferença entre inbound marketing e marketing de conteúdo?

Esses conceitos andam tão juntos que é natural que existam dúvidas sobre as particularidades de cada um. Afinal, ambos são estratégias do marketing digital e, atualmente, são essenciais para construir uma imagem forte de marca. A presença digital é indispensável!

Continue a leitura e entenda mais sobre as especificidades de cada um – e um bônus: sobre como trabalhar as duas estratégias juntas!

O que é inbound marketing?

Inbound marketing é um conjunto de estratégias de marketing muito recente, mas muito relevante. Ele é oposto ao outbound marketing, que é o marketing tradicional, ou de “interrupção” — ou seja, aquele tipo de propaganda que chega até nós contra nossa vontade, seja no meio de um programa de TV ou uma ligação no telefone.

O inbound procura construir um relacionamento saudável com os consumidores, sem interrupções. Empresas que apostam nessa estratégia e colocam em prática ações como e-mail marketing, posts em redes sociais e técnicas de SEO em blog posts, tornam possível que clientes em potencial as encontrem na web no momento certo – o que aumenta as chances de fechar uma compra!

Percebeu que falamos de blog posts? Saiba mais no próximo tópico!

O que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma parte indispensável do inbound marketing – como se fosse sua estrutura. Sem conteúdo, o inbound cai por terra. É que é através de informação de qualidade — seja em formato de blog posts, vídeos, ou ebooks — que uma empresa consolida sua autoridade e constrói uma relação saudável com seu público e, com isso, traz resultados positivos para ela.

A prova disso é que 70% das empresas brasileiras já utilizam o marketing de conteúdo. Está cada vez mais claro que estratégias de marketing que estão focadas na boa recepção do público, ao contrário de peças publicitárias tradicionais, estão ganhando espaço e trazendo sucesso para quem as utiliza.

Como eles trabalham juntos?

Como já dissemos, o marketing de conteúdo e o inbound marketing andam de mãos dadas. Inclua uma estratégia de produção de conteúdo dentro de seu planejamento de inbound marketing para ter o caminho certo e gerar leads, aumentar a visibilidade do seu negócio e sua autoridade na sua área.

Ao produzir conteúdo relevante para sua persona, clientes em potencial chegarão até você no momento certo — pesquisando sobre uma dúvida ou problema no Google, por exemplo. A partir disso, as chances de consolidar um relacionamento baseado em confiança ao solucionar o problema dela são altas, logo, as chances de sucesso também!

Contudo, para que isso aconteça, é preciso escrever conteúdo de qualidade e ter um bom planejamento de produção de conteúdo. Organizar um calendário de postagens, fazer pesquisa das palavras-chave relevantes para seu negócio e entender de técnicas de SEO são atitudes essenciais para manter um blog de sucesso.

Não deixe de estudar sobre o assunto para produzir o melhor conteúdo para web 🙂

Se interessou? Quer saber mais? Saiba mais sobre inbound marketing e marketing de conteúdo na Certificação em Marketing de Conteúdo da Rock Content!

Esse post foi produzido pela equipe da Rock Content.

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