fbpx

Listas de e-mails compradas: entenda por que não é uma boa ideia!

Listas de e-mails compradas: entenda por que não é uma boa ideia!

É comum desejar todos os dias que a sua audiência cresça cada vez mais — uma forma de atingir mais gente e aumentar o potencial de vendas do seu negócio. Por conta disso, é grande a tentação de comprar lista de e-mail, uma oferta bastante fácil de achar na internet e que promete crescimento instantâneo.

No entanto, isso é uma ilusão. Os contatos que virão nesse pacote nunca se inscreveram para receber novidades a respeito da sua marca, então a identificação deles com o conteúdo será praticamente nula. É um impulso no tamanho da audiência que não vai converter em vendas reais.

Esse cenário faz com que comprar lista de e-mail seja algo que não gera retorno para a sua empresa. E pior: pode prejudicar as iniciativas legítimas dela.

Veja a seguir os principais motivos para não comprar lista de e-mail para a sua marca:

Classifica seu conteúdo como spam

Quem envia e-mails para um público que nunca se inscreveu para recebê-lo é classificado como spammer. Além de ser algo que pode danificar a reputação da sua empresa, é um problema sério que é combatido pelos principais provedores de e-mail do mundo. Portanto, os seus envios podem passar a ser bloqueados, prejudicando seriamente o seu alcance futuro.

Não gera resultados de verdade

Pense bem em quais são os seus objetivos ao trabalhar com e-mail marketing. Certamente é impactar um público que possa se interessar pelos seus produtos, certo? No entanto, ao comprar lista de e-mail você trará uma audiência que não tem identificação com a sua marca. O marketing deve sempre ser direcionado a quem tem perfil para virar cliente.

Possui contatos de má qualidade

Em geral, ao comprar lista de e-mail você receberá contatos que, na maioria das vezes, nem existem mais ou são inválidos. Essa é uma tática comum dos vendedores desses pacotes para inflar seus números. Além de não gerar bons resultados, é uma ilusão achar que o seu alcance vai aumentar.

Prejudica a sua reputação

Em tempos de concorrência crescente, a sua marca pode sofrer um duro golpe em sua reputação e ficar bastante difícil recuperar a confiança do público caso seja classificada como spammer.

Por melhor que seja o seu conteúdo, ele somente vai funcionar para quem realmente tem interesse na sua empresa. Em vez de correr esse risco, prefira construir a sua lista de maneira orgânica.

Não gera um ROI adequado

Você provavelmente não acha que faz sentido investir em algo que não dá retorno. Esse é o caso de comprar lista de e-mail. Trata-se de um investimento muitas vezes caro e que não vai trazer o que você deseja — além de prejudicar as ações futuras da sua marca. Em qualquer conta simples de ROI fica nítido que isso é um mau negócio.

Já ficou bastante claro como comprar lista de e-mail é um tiro no pé para a estratégia da sua marca, não é? Se a sua base de contatos está pequena, dedique esforços legítimos para aumentá-la, como investir na divulgação do conteúdo, inserir chamadas no seu site e nas redes sociais, entre outros. Não caia na tentação de um crescimento rápido que não gera resultados concretos.

Curtiu este artigo? Então compartilhe nas redes sociais para que mais gente perceba como não vale a pena comprar lista de e-mail!