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Marketing de experiência: o que é e por que é tão importante?

Marketing de experiência: o que é e por que é tão importante?

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Seja na vida profissional ou pessoal, provavelmente você já conhece o marketing de experiência. Talvez o tenha percebido tão sutilmente que ele se tornou invisível para você. Porém, isso é coisa do passado, porque atualmente esse mesmo marketing de experiência está se transformando e as suas intenções estão ficando cada vez mais explícitas.

Em termos didáticos, a experiência é definida como tudo aquilo que nos acontece e que nos transforma. Assim, pode-se afirmar seguramente que na vida prática o marketing de experiência sempre existiu, mas que era invisível.

O que está acontecendo ao marketing de experiência é que agora as empresas estão estrategicamente intencionadas em elevar a intensidade do impacto da presença de suas marcas na vida dos consumidores. E não é à toa. Afinal, os próprios consumidores começaram a dar muitas demonstrações de que querem um relacionamento mais real e dinâmico com as marcas.

Como começou

Tudo começou quando os consumidores perceberam que as redes sociais eram muito mais do que alguns canais para troca de mensagens e conteúdo com amigos e familiares. Mais insatisfeitos que satisfeitos, eles publicavam suas queixas a respeito de produtos e serviços e esperavam a solidariedade de sua rede de contatos.

Houve todo tipo de reação por parte das empresas. Algumas publicamente desacreditaram seus clientes e as consequências foram desastrosas. Outras enfrentaram as questões de frente: desculparam-se e propuseram uma segunda chance aos consumidores. Para essas, os efeitos foram bem melhores.

Também existiram aquelas que não tomaram conhecimento das insatisfações de seus clientes simplesmente porque não estavam presentes na web ou nas redes sociais. Eram empresas que ainda não sabiam por que precisavam de marketing digital.

Diante desse cenário ficou claro que, na prática, as marcas precisam agir como se fossem pessoas. Pois, são as experiências que fortalecem os laços em um relacionamento.

O marketing de experiência

O que é

O marketing de experiência é uma conversa com os sentidos, com os sentimentos dos consumidores. Seus principais componentes são a autenticidade e a ludicidade. Na gastronomia, por exemplo, pequenos restaurantes estão dando aos clientes a chance de se tornarem chefs por um dia; bares estão se comunicando em tempo real com os passageiros de elevadores em prédios comerciais.

São iniciativas cuidadosamente planejadas e executadas com o apoio de especialistas. O que agiliza a concepção da campanha, profissionaliza a realização das ações, além de minimizar eventuais riscos de efeitos negativos.

Benefícios

Uma ação de marketing de experiência bem-feita traduz as verdadeiras emoções dos consumidores no momento em que estão em contato com a marca. É comum que tais ações sejam posteriormente disseminadas nas redes sociais, tanto pelas marcas quanto pelos parceiros que a realizaram e, principalmente pelos consumidores que delas participaram — o que amplia a visibilidade do negócio e traz benefícios para a empresa.

Os consumidores, quando envolvidos em ações de marketing de experiência, sentem-se prestigiados na medida em que percebem que houve um empenho sincero e inusitado de chamar-lhe a atenção. Isso fortalece os laços de relacionamento entre eles e as marcas.

Esses benefícios podem até parecer subjetivos, mas não são. Quando você lida com especialistas experientes para desenvolver ações inovadoras, o planejamento e a execução são acompanhados da mensuração. Ou seja, de indicadores para demonstrar o resultado alcançado com cada iniciativa. Assim você poderá certificar-se do impacto que o marketing de experiência está causando na vida dos seus clientes e potenciais consumidores.

Entendeu agora a importância do marketing de experiência? Quer entender mais como agradar o seu público? Leia nosso artigo e entenda o perfil do consumidor na era digital!

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