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Vendarketing: entenda o que é e como utilizá-la na sua empresa

Vendarketing: entenda o que é e como utilizá-la na sua empresa

Em uma empresa, é comum existir falhas na comunicação entre os setores. O problema, se for recorrente, poderá prejudicar o trabalho entre os colaboradores. Para resolver essa situação, a metodologia do vendarketing — vendas + marketing —, fornece o alinhamento dos objetivos, métricas e processos, a fim de aumentar a capacidade de atrair clientes, reter e fechar negócios para a empresa.

Desta forma, a metodologia de vendarketing tem atraído cada vez mais curiosos, pois oferece uma série de benefícios às empresas, fortalecendo a imagem online do empreendimento.

Se quer aprender como a metodologia do vendarketing pode ser aplicada na sua empresa, leia o post até o final! Boa leitura.

O que é vendarketing?

É uma forma de unir os trabalhos de marketing e vendas de uma organização. Serve para atrair potenciais interessados no seu negócio, a fim de convertê-los em clientes.

Pra começar, é necessário buscar dados dos clientes, seus comportamentos, gostos, preferências, etc. Quando se conhece o seu público, é mais fácil pensar em que tipo de conteúdo produzir em novas campanhas direcionadas.

Gerando leads mais qualificados, mais credibilidade a empresa alcança. A união de esforços do vendarketing proporciona aumento nos resultados, podendo mudar a forma como a empresa trabalha e como é vista pelo mercado.

Como funciona a metodologia?

Os setores devem ser integrados e ter acesso compartilhado de dados. Ao nutrir os leads e repassar as informações sobre os mais qualificados, eles podem ser mais facilmente abordados pelos vendedores, melhorando a atuação da empresa como um todo.

Por isso, a comunicação e a cooperação deve ser total, para visar o bem comum e não o sucesso de um ou outro setor. O objetivo é aumentar e aproveitar mais as chances de negócio.

Após o trabalho de atração de leads, os dados indicarão qual deles estão mais dispostos à compra. Nessa hora, eles devem se transmitidos aos vendedores, que terão maior facilidade para finalizar a negociação.

Para a transição ser possível, é importante criar um acordo entre os departamentos, conhecido como SLA (Service Level Agreement), um acerto para definir o que cada time fará e como isso será desenvolvido.

Quais são os benefícios para a empresa?

As metas de ambos os setores serão alinhadas e trabalhadas em conjunto. O setor de vendas saberá quantas aquisições terá que fazer e o marketing poderá medir o esforço necessário para conseguir leads suficientes para alcançar resultado x.

Além de facilitar o serviço dos colaboradores, o vendarketing oferece previsibilidade ao negócio, medindo e ajustando os resultados ao longo do tempo, para aumentar o ROI das campanhas.

E ainda, o ambiente organizacional se tornará mais leve, transparente e eficiente. Melhorando as relações entre os colaboradores e influenciando o ideal do bem comum.

Como aplicar o vendarketing?

O Inbound Marketing é uma ótima maneira de unir as duas áreas, pois utiliza técnicas de atração de leads qualificados para serem entregues aos vendedores. É por meio dele que os potenciais compradores serão atraídos para a empresa.

É preciso redigir o SLA, para deixar claro como o trabalho de qualificação deve ser feito e como o setor de vendas atuará depois de receber os leads. Esse documento é importante para evitar mal-entendidos ou confusões.

Também é importante que os relatórios sejam integrados, já que se tornará um único ciclo, desde o marketing, até as vendas e, também, o trabalho de fidelização e recompra. Por isso, os dados devem estar disponíveis para todos, sem restrições.

Além disso, pode ser necessário planejar reuniões ou palestras, como uma forma de apresentação, para mostrar aos departamentos qual o trabalho de ambos. Logo, é fundamental promover a troca de experiências e a interação com todos os setores, incentivando o conhecimento do que cada um realiza dentro da empresa.

Implementar o vendarketing na sua empresa é uma ótima maneira de otimizar os processos, aumentar a clientela, o ROI e a lucratividade. No começo, pode ser que tudo pareça muito novo e estranho, mas com o tempo, essas duas áreas poderão trabalhar juntas e alcançar os melhores resultados.

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