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Metodologia Scrum: entenda como funciona!

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Metodologia Scrum: entenda como funciona!

A metodologia Scrum é um tipo de gestão ágil de projetos que tem ganhado espaço em startups e empresas de tecnologia. Em geral, são empresas dinâmicas e com alto índice de exigência quanto à produtividade.

Aparentemente complexo, o Scrum torna-se simples quando introjetado pelos colaboradores, e promove a integração da equipe, agilizando todas as etapas que ficam entre o time produtivo e o cliente. No entanto, colocá-lo em prática pode representar uma quebra de cultura no seu setor.

Veja, nas próximas linhas, o que é a metodologia Scrum, como gerir projetos por meio dela e aplicá-la no seu departamento de marketing!

O que é a metodologia Scrum

O primeiro ponto em que essa metodologia se diferencia das demais é a forma como os papéis são distribuídos entre o time. Se o compararmos às estruturas hierárquicas tradicionais, veremos que o Scrum é muito sintético, apresentando apenas 3 tipos de funções.

Product Owner

A tradução desse termo para o português daria alguma coisa como “chefe de produto” ou “responsável pelo produto”. Não existe formação específica para tal, é necessário apenas que você designe uma pessoa que responda por defender os interesses do cliente ao longo do processo de trabalho.

Assim, o Product Owner ajuda a pessoa que vai consumir o produto a organizar suas expectativas quanto a ele e as transmite aos outros membros envolvidos.

Scrum Master

Esse papel é o de facilitador de tarefas. Assim, o Scrum Master divide processos longos em etapas curtas, distribui responsabilidades e cuida de consultar o time quanto ao tempo gasto em cada etapa.

Ao longo da produção, ele ajuda os membros a se livrarem de empecilhos circunstanciais e se assegura de que os prazos vão ser cumpridos.

Time de Desenvolvimento

A palavra “desenvolvimento” aqui diz respeito ao desenvolvimento de softwares, já que os profissionais de Tecnologia da Informação foram os pioneiros no Scrum.

No entanto, a metodologia pode ser aplicada em diferentes áreas, e os profissionais responsáveis pelo produto de podem ser chamados de desenvolvedores, nesse caso.

Como ela ajuda na gestão de projetos

A metodologia Scrum é muito bem dividida do ponto de vista da organização do tempo e da integração entre a equipe. Ela se articula em torno de 4 reuniões que definem a comunicação e interação entre o time para criar o produto. São elas:

  • reunião de planejamento — onde cada Sprint é definida nos termos dos seus prazos e etapas; 
  • reunião de Scrum — reunião diária em que cada colaborador responde às perguntas “o que fiz ontem”, “o que vou fazer hoje” e “quais são os meus impedimentos”;
  • reunião de revisão da Sprint — acontece a cada 30 dias, que é o período que uma Sprint dura, em média;
  • reunião de retrospectiva — que, como o nome indica, é quando os pontos positivos e negativos são debatidos antes de se começar uma nova Sprint.

Assim, esse produto é dividido entre diferentes Sprints, isto é, pequenas fases de desenvolvimento. Cada fase dessa deve entregar um módulo ou parte dele que funcione, sendo esse o diferencial das etapas do Scrum.

A metodologia Scrum vem sendo aplicada ao time de marketing, já que ele é responsável pela entrega de produtos (campanhas, por exemplo) e pressupõe a interação entre o cliente e o time de criação, intermediada pelos profissionais estratégicos.

Logo, pode ser uma ótima ideia para você implementá-la aos poucos no seu setor. Comece testando o Scrum em processos de baixo risco e avalie os resultados. Quando estiver pronto, aplique-o em outras tarefas mais importantes.

Quer continuar recebendo dicas para melhorar a performance do seu time de marketing? Então siga-nos nas redes sociais e fique sabendo toda vez que conteúdos como este aparecerem! Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube!

A metodologia Scrum é um tipo de gestão ágil de projetos que tem ganhado espaço em startups e empresas de tecnologia. Em geral, são empresas dinâmicas e com alto índice de exigência quanto à produtividade.

Aparentemente complexo, o Scrum torna-se simples quando introjetado pelos colaboradores, e promove a integração da equipe, agilizando todas as etapas que ficam entre o time produtivo e o cliente. No entanto, colocá-lo em prática pode representar uma quebra de cultura no seu setor.

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O que é a metodologia Scrum

O primeiro ponto em que essa metodologia se diferencia das demais é a forma como os papéis são distribuídos entre o time. Se o compararmos às estruturas hierárquicas tradicionais, veremos que o Scrum é muito sintético, apresentando apenas 3 tipos de funções.

Product Owner

A tradução desse termo para o português daria alguma coisa como “chefe de produto” ou “responsável pelo produto”. Não existe formação específica para tal, é necessário apenas que você designe uma pessoa que responda por defender os interesses do cliente ao longo do processo de trabalho.

Assim, o Product Owner ajuda a pessoa que vai consumir o produto a organizar suas expectativas quanto a ele e as transmite aos outros membros envolvidos.

Scrum Master

Esse papel é o de facilitador de tarefas. Assim, o Scrum Master divide processos longos em etapas curtas, distribui responsabilidades e cuida de consultar o time quanto ao tempo gasto em cada etapa.

Ao longo da produção, ele ajuda os membros a se livrarem de empecilhos circunstanciais e se assegura de que os prazos vão ser cumpridos.

Time de Desenvolvimento

A palavra “desenvolvimento” aqui diz respeito ao desenvolvimento de softwares, já que os profissionais de Tecnologia da Informação foram os pioneiros no Scrum.

No entanto, a metodologia pode ser aplicada em diferentes áreas, e os profissionais responsáveis pelo produto de podem ser chamados de desenvolvedores, nesse caso.

Como ela ajuda na gestão de projetos

A metodologia Scrum é muito bem dividida do ponto de vista da organização do tempo e da integração entre a equipe. Ela se articula em torno de 4 reuniões que definem a comunicação e interação entre o time para criar o produto. São elas:

  • reunião de planejamento — onde cada Sprint é definida nos termos dos seus prazos e etapas; 
  • reunião de Scrum — reunião diária em que cada colaborador responde às perguntas “o que fiz ontem”, “o que vou fazer hoje” e “quais são os meus impedimentos”;
  • reunião de revisão da Sprint — acontece a cada 30 dias, que é o período que uma Sprint dura, em média;
  • reunião de retrospectiva — que, como o nome indica, é quando os pontos positivos e negativos são debatidos antes de se começar uma nova Sprint.

Assim, esse produto é dividido entre diferentes Sprints, isto é, pequenas fases de desenvolvimento. Cada fase dessa deve entregar um módulo ou parte dele que funcione, sendo esse o diferencial das etapas do Scrum.

A metodologia Scrum vem sendo aplicada ao time de marketing, já que ele é responsável pela entrega de produtos (campanhas, por exemplo) e pressupõe a interação entre o cliente e o time de criação, intermediada pelos profissionais estratégicos.

Logo, pode ser uma ótima ideia para você implementá-la aos poucos no seu setor. Comece testando o Scrum em processos de baixo risco e avalie os resultados. Quando estiver pronto, aplique-o em outras tarefas mais importantes.

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