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Mobile First: fique por dentro das principais vantagens

Mobile First: fique por dentro das principais vantagens

Estar conectado na internet tornou-se uma rotina para muitas pessoas. Seja para visitar o Facebook ou para pedir um produto via e-commerce, o acesso às páginas na internet ganhou grande apreço da população nos últimos anos. No entanto nem sempre essas páginas são pensadas a partir do mobile first.

Esse é um conceito aplicado em projetos web que tem como base o desenvolvimento da estrutura a partir da percepção vinda de dispositivos móveis. Ou seja, não se arquiteta informações e funcionalidades a partir da ideia de que o usuário está usando um desktop.

A proposta do mobile first traz muitas vantagens. Conheça algumas delas lendo este texto!

Aumento nas vendas

Grande parte das vendas, atualmente, é feita via internet. Isso está diretamente vinculado ao grau de ranqueamento no Google. Ou seja, quanto melhor posicionada a marca ou produto da empresa entre as buscas, mais chances ela tem de as pessoas clicarem no link de compra. 

No entanto se o site não for configurado em mobile first, certamente ele não consegue ranquear de modo adequado. Recentemente, o Google anunciou que os formatos de indexação e ranqueamento da plataforma seguiriam o conceito de mobile first. Nesse sentido, quem tem uma estratégia baseada em mobile first larga na frente, ranqueando melhor e tendo mais chances de vender mais. 

Melhor experiência do usuário

Tamanho da tela desproporcional, conexão móvel mais limitada, ausência de telas touch. Esses são alguns fatores que se encontram em um site que não foi pensado em mobile first. Eles impactam negativamente a experiência do usuário, que vai acabar desistindo de navegar pelo site.

O desenvolvimento de um site a partir do mobile first vai permitir uma experiência mais completa, pois as páginas são criadas a partir de uma realidade de tela muito menor. Além disso, os conteúdos são disponibilizados de forma mais otimizada e não há espaço para informações irrelevantes. Resultado: o cliente fica mais tempo no seu site

Maior credibilidade da empresa

Há muitas maneiras de uma empresa aumentar a sua credibilidade perante o público. Uma delas é a partir da preocupação em proporcionar a melhor experiência para o seu usuário. Nesse sentido, o mobile first é um fator preponderante. 

Quando o usuário percebe que aquele site foi criteriosamente pensado para agradá-lo, é possível que ele considere positivamente aquela marca ou empresa. Sem contar que o mobile first também aumenta a credibilidade no seu mercado de atuação. Ou seja, a empresa se torna referência em inovação e aceitação do público.

Rapidez no carregamento nas páginas

O acesso ao site pensado para ser usado via desktop geralmente acontece de forma mais calma. Já nos dispositivos móveis, tudo é feito de forma rápida e imediata. Dessa maneira, há uma diferença no carregamento de página. 

A página pensada em mobile first elimina informações irrelevantes e foca apenas na priorização de exibição, o que faz com que o site seja mais leve e carregue mais rapidamente. Também, isso permite que arquivos de multimídia sejam carregados de maneira mais ágil. 

Estas foram algumas informações sobre o mobile first. Se você não adota essa estratégia, é melhor fazer isso o quanto antes. De acordo com o relatório da GSMA, o Brasil está entre os países com mais acesso à internet por meio de smartphones em toda a América Latina. Isso quer dizer que há uma demanda enorme de acesso por mobile e a sua empresa não pode perder a chance de se apresentar de forma mais eficiente para um público que só tende a crescer. 

E aí, como a sua empresa tem feito para se adaptar às novas tecnologias? Conte para a gente deixando seu comentário neste post!