fbpx

O jogo da baleia azul: um problema de todos nós

O jogo da baleia azul: um problema de todos nós

Jovens em perigo no mundo inteiro

Recentemente no Brasil, uma série de notícias sobre o jogo online da baleia azul tem tomado nossos noticiários com diversas imagens e vídeos de supostas tentativas de suicídios. O mais triste é que essas notícias em sua maioria abrange os jovens entre 12 e 16 anos no mundo todo. Por isso, nós da Penze decidimos criar este post para explicar o que é o “jogo” e como notar as marcas deixadas por suas tarefas.

Você sabe o que é o Jogo da Baleia Azul?

O jogo online foi iniciado na Rússia entre 2015 e 2016 e está supostamente ligado a uma série de suicídios em todo o mundo, uma vez que busca causar danos emocionais aos participantes.

As vítimas são coagidas a seguir instruções feitas por “curador”, como é chamada a pessoa que entrega os desafios. De acordo com relatos, o jogo dura cerca de 50 dias com desafios que vão desde “assistir a filmes de terror durante madrugada” e “rasgar a própria a pele com a faca até uma determinada hora do dia” até o desafio final, que seria o suicídio.

Saiba como evitar 

Em diversas pesquisas que fizemos sobre os casos ocorridos, notamos que as autoridades responsáveis recomendam aos pais que controlem o acesso dos filhos à internet e monitorem as mensagens trocadas nas redes sociais. Sim, parece ser muito radical, mas a situação é alarmante e todo cuidado é necessário.

Em algum lugares do Brasil, a polícia militar iniciou uma série de palestras para alertar os pais sobre a gravidade do jogo que tem feito vítimas por todo o mundo; a mais recente é de uma adolescente de 16 anos que foi encontrada morta em uma lagoa em Vila Rica-MT.

Para saber mais sobre o assunto, acesse:

https://goo.gl/2HqHya

https://goo.gl/O2Zc9x

https://goo.gl/bokAtL