Pesquisa por voz: saiba como esse recurso impacta a sua empresa

A cada ano mais mudanças significativas são incorporadas ao mundo digital. Para acompanhar todas as transformações, é preciso ter atenção constante, pois a qualquer momento pode nascer algo novo que mudará os rumos de todas as estratégias de marketing digital. Ultimamente, a pesquisa por voz é uma dessas transições significativas que, aos poucos, está mudando a maneira como os usuários fazem buscas na internet.

Para utilizar a função, basta acessar a página de pesquisa, clicar no ícone do microfone e falar claramente o que você deseja. Uma das vantagens é que a busca por voz otimiza o tempo e é feita para ser mais precisa que as pesquisas comuns, pois com perguntas claras a possibilidade de encontrar as respostas exatas para os questionamentos realizados são maiores.

Conheça mais sobre essa modalidade de pesquisa e descubra como utilizá-la a favor do seu negócio!

Como funciona a pesquisa por voz?

O aperfeiçoamento constante dos algoritmos juntamente com a inteligência artificial garante que a tecnologia avance e entregue melhores resultados aos usuários. Uma pesquisa realizada pela ComScore aponta que, até 2020, cerca de 50% das pesquisas serão por voz.

A atualização feita em 2013 no Google, chamada de Hummingbird, visou compreender melhor o que os usuários estão procurando e, com isso, elencar os resultados que respondem mais satisfatoriamente às suas dúvidas levando em consideração a semântica. Portanto, os conteúdos realmente relevantes podem ter mais valor que aqueles que trabalharam profundamente palavras-chaves e estrutura de SEO.

Agora, o mais importante é oferecer resultados mais fiéis ao que foi pesquisado, utilizando a tecnologia para tornar mais eficiente o processo.

O que fazer para aproveitar essa funcionalidade?

Quando uma tendência surge, é natural ter um período de descoberta e ajustes. Saber adaptar-se a essa mudança é fundamental para manter uma vantagem competitiva no mercado. Para entender melhor, é só lembrar que o uso de smartphones já ultrapassa o de outros dispositivos, o que também influencia no aumento das buscas por voz.

Veja duas alternativas para aproveitar as vantagens desse tipo de pesquisa.

Faça cadastro no Google Meu Negócio

Outro número interessante diz respeito às pesquisas por voz: 58% das buscas são realizadas para procurar informações sobre negócios locais, como restaurantes, lojas e outros empreendimentos. Sabe quando você pesquisa por algo e vê as opções disponíveis no mapa? Isso ocorre graças ao Google Meu Negócio.

Nele, além da localização da empresa, são disponibilizados horário de funcionamento, contatos, fotos, avaliações e demais informações. As buscas por voz utilizam a localização para oferecer resultados mais precisos na região, o que também favorece o posicionamento na página de resultados.

Otimize o SEO do seu site para featured snippets

O ranqueamento é outro ponto afetado pelas pesquisas por voz, o que demonstra a relevância da modalidade. As práticas de SEO são feitas para subir o posicionamento nos resultados até o topo, mas você já ouviu falar na “posição 0” do Google?

As janelas em tamanho maior que aparecem acima de todos os resultados são chamados de featured snippets. Elas entregam de forma rápida e eficaz as respostas para a busca realizada, sem ser necessário acessar a página para obter a informação.

Além de conhecer as tendências, saber como trabalhá-las é essencial para o sucesso da estratégia de marketing. Um usuário que realiza uma pesquisa por voz e encontra a sua marca tem grandes chances de se tornar um cliente. Entender o comportamento do público e adequar-se para desenvolver estratégias que atendam ao que ele procuram é o melhor caminho para manter-se no mercado.

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