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Planejamento estratégico de comunicação para empresas: o que é?

Planejamento estratégico de comunicação para empresas: o que é?

O planejamento estratégico de comunicação é um dos elementos mais importantes para a promoção de uma empresa, inclusive em sua estratégia de marketing digital. Ele serve para ajudar os gestores a identificar quais são as necessidades de seu cliente e definir quais ações precisam ser realizadas por uma organização, em médio e longo prazo, para que ela possa se comunicar de maneira eficiente com seus clientes.

Entenda o que é um planejamento estratégico de comunicação

O planejamento estratégico possui diferentes premissas, entre eles, a comunicação. Entretanto, infelizmente muitas empresas deixam de lado esse ponto, mesmo conhecendo sua existência. O resultado da falta dessa prática impacta nos clientes e consequentemente, nas vendas.

Quando tratamos do planejamento de comunicação, estamos determinando os meios de alcançar o seu público-alvo. Esse processo é feito com auxílio de ferramentas que executam os objetivos do planejamento, além do monitoramento dos resultados.

Com ele, discriminamos um valor para seu consumidor e como ele será atingido nos canais de comunicação, tudo a partir do posicionamento estratégico do negócio.

Importância do planejamento para a empresa

Sabemos que a internet revolucionou a forma como uma empresa se relaciona com seu consumidor. Antigamente era possível enviar o conteúdo e mensagem de forma massificada. Hoje com a evolução dos meios de comunicação, o processo não é tão simples.

Diante disso, planejar, executar e mensurar os resultados dos meios de comunicação com o seu público-alvo é essencial para uma empresa.

Esse planejamento possibilita conhecer as necessidades do seu cliente. A partir disso, serão tomadas as decisões visando às metas a serem alcançadas.

Todas essas decisões são niveladas com o planejamento estratégico da empresa e os seus propósitos de mercado. Sem esse alinhamento, a eficácia das ações de comunicação é colocada em risco e podem até mesmo, prejudicar os números do negócio.

Elementos importantes em um planejamento estratégico

Para construir um planejamento estratégico de comunicação eficiente, existe uma série de detalhes que precisam ser levados em consideração.

A missão e visão da empresa

O primeiro deles é a definição da visão da empresa, que é o objetivo que ela deseja alcançar, isto é, o futuro que a organização pretende conquistar no futuro.

Depois disso, é a hora de identificar a missão da empresa, que é o propósito para a existência dela, o motivo pelo qual ela existe.

A missão e a visão de sua empresa servirão para ajudar você a definir qual a linguagem a ser usada em sua comunicação empresarial, além de identificar quais ações precisam ser realizadas para conduzir a empresa ao seu objetivo.

A análise SWOT

Um planejamento estratégico de comunicação também leva em consideração os fatores externos e internos de uma empresa que podem ser explorados em sua estratégia promocional.

Por isso, a análise SWOT, ferramenta estratégica que ajuda as empresas a conhecer as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de uma organização estão sempre presentes em um plano de comunicação, ajudando a identificar os pontos da sua estratégia promocional.

buyer persona

Por fim, outro elemento muito importante em um planejamento estratégico de comunicação é a definição da buyer persona de sua organização, que é a representação do cliente ideal de sua empresa.

Conhecendo bem esse perfil, você será capaz de saber quais são as dúvidas e problemas que seu cliente enfrenta no dia a dia, bem como os objetivos que deseja alcançar.

Dessa forma, a sua empresa será capaz de criar mensagens mais eficientes, atrair a atenção de seus clientes, melhorando os resultados de sua estratégia.

Benefícios do planejamento estratégico de comunicação

Com a sua criação é possível garantir para sua empresa uma série de benefícios para os lucros de sua organização. Entre esses benefícios, podemos destacar:

Conhecer bem a sua empresa

Outro dos benefícios é o conhecimento real de todos os detalhes de sua empresa. Isso inclui não só as suas qualidades, mas principalmente os pontos que precisam ser melhorados para que você possa oferecer produtos e serviços de maior qualidade para seus clientes. Esse conhecimento vai permitir que você se prepare melhor para o futuro, evitando surpresas que podem prejudicar o sucesso de seu negócio.

Decidir ações a serem realizadas

Outro benefício de um planejamento estratégico de comunicação é que com ele você será capaz de escolher as estratégias promocionais mais indicadas para que sua empresa alcance seus clientes.

Isso porque o planejamento vai permitir que você tenha um conhecimento mais profundo sobre o seu mercado de atuação, ajudando a definir estratégias mais eficientes para a conquista de seus objetivos.

Compreender seu cliente

Além de ajudar você a saber quais as melhores práticas do mercado e as ações promocionais que podem fazer com que sua empresa tenha resultados ainda melhores, o planejamento estratégico de comunicação ajuda você a conhecer melhor o comportamento do cliente de sua organização.

Você será capaz de se comunicar de maneira mais eficiente, usando o argumento e a linguagem ideais, tornando sua empresa mais próxima de seus clientes.

Principais passos na elaboração do planejamento estratégico de comunicação

A etapa do planejamento estratégico de comunicação é tão importante quanto à execução das propostas do planejamento. Trouxemos abaixo os principais passos para alcançar os resultados esperados, confira!

Compreender a estratégia do negócio

O primeiro passo é conhecer a empresa e sua estratégia. Saber quais são seus objetivos futuros, seu atual posicionamento no mercado, principais concorrentes e, principalmente, definir o público-alvo são os principais pontos na primeira etapa do planejamento.

Analisar seu consumidor

Conhecer o ambiente externo está entre as premissas a serem avaliadas. Pesquisar as estratégias de marketing da sua concorrência e sua atuação é importante. Com isso você poderá traçar meios de alcançá-los e atingir o seu foco: consumidor.

Após esse entendimento, você deve conhecer ao fundo mais sobre seu consumidor. Compreender quais são suas dores, hábitos e preferências e então, desenvolver uma mensagem objetiva e nivelar os atuais canais de comunicação.

Realizar diagnóstico de marketing

Somente após identificar os possíveis problemas canais de comunicação que poderemos tomar alguma decisão que o planejamento visa resolver. Entre os pontos avaliados, são eles: canais de comunicação, processos e ferramentas de mensuração de dados internos e externos.

Definir objetivos e metas

Com a realização dos passos anteriores, revisamos os objetivos a serem alcançados. Feito isso, você deve traçar as estratégias para engajar mais consumidores e consequentemente alavancar as vendas e fidelizar consumidores.

Desenvolver e executar plano de ação

Esse é um dos momentos mais importantes do planejamento estratégico de comunicação. Afinal, todas as ações realizadas até aqui visam melhorar as atividades nos canais de comunicação.

O plano de ação poderá ser dividido em três formatos: tático, operacional e estratégico. Essa escolha vai depender de qual o objetivo foi definido nas etapas anteriores.

Monitorar resultados

Após implementar as etapas do planejamento, você deve avaliar o quão precisa as ações foram durante todo o processo. Caso o resultado não tenha sido satisfatório, precisamos identificar o ponto de falha e readaptá-lo para alcançar o objetivo presumido.

Todas essas etapas do planejamento estratégico de comunicação são imprescindíveis para a empresa atingir o seu consumidor e gerar a receita para sustentação do negócio.

Entretanto, com auxílio de agências de marketing digital, todos esses passos serão otimizados e as chances de alcançar os resultados são ainda maiores. Afinal, como mencionamos, muitas empresas conhecem o planejamento, mas não sabem de fato como executar esse processo tão importante.

Caso você tenha se interessado em contar com um parceiro na elaboração do planejamento estratégico de comunicação, entre em contato conosco agora mesmo e colocar em prática o que foi aprendi nesse artigo. Até breve!

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