Por que a landing page é importante dentro do marketing digital?

Direcionar cada vez mais o público para as suas ofertas certamente está entre os seus objetivos de marketing. No entanto, você utiliza as ferramentas certas para fazer isso? O uso da landing page é um exemplo de recurso eficaz para esse tipo de demanda.

Ter uma landing page especial para cada oferta de sua solução é uma ótima forma de aumentar o seu potencial de vendas ao mesmo tempo em que proporciona uma experiência de maior qualidade ao usuário. Você já pensou nisso?

Porém, não se trata de um recurso infalível. Para que a landing page possa trazer resultados de qualidade para o seu negócio, é necessário implementá-la da forma correta. Isso envolve conhecer bem o perfil do seu público e construir uma landing page de qualidade.

Neste artigo, você entenderá melhor o que é uma landing page, qual a importância desse recurso e como empregá-lo em sua estratégia. Confira!

O que é uma landing page?

O termo landing page serve para se referir a uma página na internet que receberá tráfego direto de alguma campanha especial, geralmente voltada à conversão. É parte de um site, mas geralmente não tem links ou conexões diretas com ele para que o foco seja unicamente a oferta.

Ela costuma ter design simples e informações referentes à oferta em questão. Pode também ter um formulário de cadastro que permita a inscrição em determinada solução ou lista de contatos para viabilizar até a oferta buscada.

Por exemplo, uma empresa que vende cursos online pode ter landing pages dedicadas a cada um deles. Assim, consegue veicular anúncios na internet que apontem diretamente para essas páginas, permitindo que o público rapidamente aprenda mais sobre eles e faça a inscrição.

Por que a landing page é essencial para o marketing digital?

Ao analisar as características de uma landing page, já fica nítido o quanto ela pode ser decisiva para o sucesso de uma campanha de marketing. Afinal, trata-se de um recurso que atua como direcionador de conversões para as suas ofertas.

Conheça a seguir os principais pontos que reforçam o quanto a landing page é uma ferramenta muito importante para o marketing digital:

Segmentação da audiência

Direcionar as ofertas certas com abordagens estratégicas para diferentes públicos é o caminho para aumentar a sua taxa de conversão. A criação de landing pages com segmentação de audiência pode ajudar muito nesse objetivo.

Isso consiste em criar mais de uma landing page para uma mesma oferta, mas com abordagens distintas entre si baseadas nas particularidades dos segmentos de audiência que você pretende impactar.

Dessa forma, será possível veicular campanhas segmentadas capazes de manter uma consistência na abordagem até o momento da conversão. Isso será decisivo para aprimorar os seus resultados de vendas.

Direcionamento dos visitantes

Uma landing page geralmente tem um design altamente focado na oferta, não tendo nem links para outras partes do seu site. Isso porque uma das vantagens desse formato é justamente poder direcionar os seus visitantes para o caminho desejado.

A landing page deve ter apenas um único curso a ser seguido: o da conversão. Se você oferece mais opções ao seu visitante, as suas chances de perder aquela venda aumentam. Portanto, a landing page serve como uma ferramenta para evitar que isso aconteça.

Dessa forma, pode-se dizer que um dos principais propósitos e benefícios de uma landing page é controlar o direcionamento dos seus visitantes.

Formato flexível

A definição de uma landing page é bastante genérica porque se trata de um artifício de marketing bastante flexível. Ela pode adotar a forma que você precisar para convencer seus visitantes do valor de sua oferta.

Por exemplo, uma landing page pode conter apenas imagens ilustrativas do seu produto, textos descritivos ou até vídeos. O formulário de cadastro também pode ter mais ou menos perguntas e requisitar informações diferentes.

A escolha certa do formato da sua landing page será determinada pelos seus objetivos de marketing e as características pessoais do público-alvo da sua campanha.

Melhor experiência do usuário

Por facilitar o direcionamento do visitante à oferta que ele está buscando, a landing page também serve como ferramenta de aprimoramento da experiência do usuário.

Além disso, uma experiência de usuário positiva pode ser determinante para você conquistar vendas. Quem tem dificuldades para acessar uma oferta, tem menos chances de insistir nela, em vez de permanecer na página.

Manter a experiência do usuário sempre em melhoria deve ser o seu objetivo ao trabalhar com produtos digitais. Afinal, é possível monitorar o comportamento desses usuários para perceber eventuais problemas que estejam enfrentando e aplicar soluções.

Geração de leads

Ao ter um caminho claro para o visitante alcançar a sua oferta, a tendência é que as suas conversões aumentem. No entanto, esse não é o único benefício que você deve considerar. O seu ritmo de geração de leads também será superior.

Devido à natureza de segmentação de uma landing page, você se torna capaz de entender as intenções de um visitante a partir das landing pages que ele prefere visitar. Isso serve para qualificar seus visitantes e enxergar aqueles que se classificam como leads.

Esse processo seria muito mais difícil e suscetível a erros se fosse conduzido sem uma landing page. Trata-se de um recurso fundamental para contar com um fluxo contínuo de leads para a sua campanha.

Como uma landing page de qualidade deve ser criada?

Para ter sucesso com a sua landing page, ela deve ser competente ao transmitir o valor da sua oferta para o visitante. Aproveite o espaço para descrevê-la e trazer seus pontos fortes, levando sempre em conta o quanto você sabe a respeito das características e necessidades do seu público-alvo.

Apesar de não ter vínculos diretos com o resto do seu site, a sua landing page deve reproduzir a sua identidade visual. É muito importante que o seu visitante entenda a oferta apresentada como parte da sua proposta de valor. Além disso, vale a pena usar conteúdo multimídia para aumentar as suas chances de vender.

Para garantir um maior potencial de sucesso para a sua landing page, é fundamental que profissionais qualificados estejam à frente desse projeto. É por isso que muitas companhias optam por buscar a ajuda de uma empresa especializada em estratégias de marketing digital. Cogite essa possibilidade para aumentar as suas chances de conversão.

Considerando as características e benefícios de uma landing page, fica nítido o quanto ela pode ser benéfica para a sua estratégia. Elabore já um plano focado nesse tipo de recurso e comece a aproveitar as vantagens dele em sua empresa.

Quer ajuda nisso? Entre em contato conosco por meio do site.

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