fbpx

Por que embalagens personalizadas são diferencial competitivo?

Por que embalagens personalizadas são diferencial competitivo?

Já faz algum tempo que a função da embalagem deixou de ser apenas proteger e acomodar um produto. As empresas perceberam que o uso de embalagens personalizadas geram um impacto no processo de escolha de um produto, ou seja, embalagens bem trabalhadas podem representar grande diferencial competitivo.

Personalizar uma embalagem significa transmitir a essência da marca por meio de elementos, cores, formas, símbolos textos e materiais. Além disso, é por meio da embalagem que são passadas as informações essenciais do produto. Pode-se dizer que é um elemento de comunicação entre a marca e o consumidor.

Utilizar uma embalagem personalizada pode trazer diversos benefícios às marcas. Vamos falar um pouco sobre as vantagens que geram um diferencial competitivo em relação à concorrência.

É parte da estratégia de marketing

As embalagens estão inseridas nos 4 Ps de marketing — no P de produto. Os seus custos e a percepção de valor que ela passa ao consumidor impactam no preço final do produto.

Na estratégia de marketing é preciso aproveitar essa comunicação visual da embalagem personalizada para gerar valor ao produto, fortalecer a marca e se diferenciar da concorrência.

Gera reconhecimento da marca

A embalagem é o primeiro contato de um consumidor com a marca, por isso ela deve passar uma boa impressão com relação ao produto. O consumidor que se identificar com a embalagem e com o produto voltará a comprar e reconhecerá a marca, diferenciando-a dos concorrentes.

Aproxima a marca do consumidor

De que maneira a sua empresa conseguirá se comunicar com o seu público enquanto os seus produtos estão expostos? Isso mesmo: por meio da embalagem personalizada.

A sua empresa pode usá-la para informar o consumidor sobre o produto, sobre promoções, ajustes, alterações e até mesmo inserir dicas ou receitas para se aproximar ainda mais do seu consumidor.

Analisando por esse lado, o custo-benefício de investir na comunicação de uma embalagem é recompensador, pois em um único local é possível gerar valor, destacar a sua marca e ainda se comunicar com o consumidor daquele item.

Agrega valor ao produto

Você já se deparou com a situação de ter de escolher entre dois produtos muito similares mas com um visual diferente na embalagem? Provavelmente, você optou pelo item que mais chamou a sua atenção visualmente. Isso é o que chamamos de agregar valor.

Uma embalagem bonita, com bom material, cores que refletem a imagem da marca, informações claras e design atraente consegue atrair os clientes, ainda que o produto seja mais caro. Isso ocorre porque, quando o consumidor enxerga valor no produto, ele não se sente “gastando o dinheiro”, mas investindo em um produto que lhe despertou algum desejo ou identificação.

Fortalece a identidade visual

Para conseguir estabelecer uma marca na mente do consumidor, é fundamental ter uma identidade visual bem definida. Características como cores, logotipo e símbolos são responsáveis por transmitir a imagem e os valores da marca ao consumidor.

Por isso, investir em embalagens personalizadas é tão importante para as empresas que buscam um diferencial competitivo. Vale dizer que é importante contratar empresas especializadas na produção de embalagens personalizadas, como a Scuadra, que planeja, desenvolve, produz e distribui embalagens inovadoras e diferenciadas.           

Você gostou deste post sobre utilização de embalagem personalizada como diferencial competitivo? Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário e compartilhe conosco as suas considerações.