fbpx
Billey Preloader

Porque é tão importante cuidar da imagem corporativa da sua empresa ?

Porque é tão importante cuidar da imagem corporativa da sua empresa ?

Processos, bons produtos e um até um bom atendimento será “em vão” se a sua empresa não tiver uma boa imagem corporativa. Mas afinal, qual é o conceito de imagem corporativa e por que ela é tão importante? Confira agora nesse post que preparamos para você!

O que é imagem corporativa?

A noção de imagem corporativa está vinculada com a representação e com uma figura que identifica a empresa. Podemos dizer que é a definição de como uma empresa é percebida, ao contrário da identidade corporativa, que vai definir de fato quem a empresa é.
Essa imagem é composta por vários elementos que irão descrever quem é a empresa.

Espera-se então que as pessoas, ao observarem estas imagens que representam a empresa, ou quando ouvirem o nome dela, pensem nela imediatamente. Assim, a imagem de uma empresa está baseada em transmitir ideias e valores para ganhar confiança dos consumidores e para ficarem registradas na mente das pessoas como sendo a representação visual de derivada empresa.
Listamos a seguir, alguns recursos que podem auxiliar na formação de uma imagem corporativa consistente:

Nome da empresa

O nome de uma empresa significa sua marca de apresentação. Os profissionais do marketing tentam criar nomes adequados que sejam fáceis de lembrar, sugestivos, sonoros e que representem a entidade.

Logo

A criação de logotipos é um item de grande importância, pois é o elemento que identifica a marca. Neste sentido, deve-se levar em conta que o logotipo está sempre presente nos cartazes, anúncios, placas ou em qualquer tipo de suporte como na roupa dos colaboradores.

Identidade visual

Toda empresa precisa ter sua própria personalidade e consequentemente uma identidade. Entre a marca, as cores e a tipografia, deve haver uma coerência. O mesmo conceito deve ser transmitido por cada recurso. A identidade corporativa é importante pois estabelece a maneira de simplificar uma mensagem, ou seja, trata-se de transmitir algo da melhor forma possível a partir dos elementos mais adequados.

Planejamento

Uma boa imagem corporativa não nasce de um dia para o outro, é construída! Para isso é necessário muito planejamento. É fundamental que os responsáveis por essa questão estejam sempre atentos ao modo como a empresa tem sido vista pela sociedade, pelos formadores de opinião e pelos seus próprios funcionários. Com ações de marketing, por exemplo, a companhia consegue aumentar sua participação no mercado, dando mais visibilidade aos seus serviços e aos seus produtos.

Redes sociais

Uma das formas de se sustentar uma imagem é cuidando dos pontos visuais. Ter um perfil bem cuidado nas redes socais com assuntos relevantes a sua marca, além de um entrosamento com os visitantes, pode gerar muitos negócios, engajamento do cliente com a marca e parcerias estratégicas. Isso reflete diretamente no valor percebido do produto ou serviço, aumentando o desejo pela marca e convertendo em vendas e mais lucros.

Qualidade do conteúdo

Ter atenção à qualidade do conteúdo também é essencial. A assessoria de imprensa digital oferece diversas possibilidades às empresas, a fim de garantir bons resultados, como a conquista de novos consumidores para a marca. Um dos meios de divulgação da imagem empresarial que os profissionais da comunicação têm como alternativa é a produção de conteúdo. Seja para mídias sociais ou artigo para blog, existem diversas maneiras de garantir visibilidade para a marca.

Relacionamento que gere valor

Para que as estratégias de marketing tenham grande êxito, é necessário se criar um relacionamento que gere juízo de valor para a construção de uma imagem corporativa sólida junto ao público. Outros pontos como a credibilidade, a qualidade de produtos ou serviços e a responsabilidade social, também são relevantes para essa formação.

Mensuração de Dados

Um último ponto a ser discutido para a manutenção da imagem corporativa é a mensuração dos resultados. Esse ponto nada mais é que a análise do que foi conquistado através das estratégias executadas. Não é nada fácil fazer isso sem conhecimento técnico, já que é preciso saber como analisar os dados de forma qualitativa e quantitativa. Sendo assim, o auxílio de uma assessoria digital é mais uma vez bem-vinda.

Gostou dessas informações? Deixe nos comentários a sua opinião! E se quiser saber mais sobre o assunto, confira nosso blog! Ele está cheio de conteúdo que com certeza vai te ajudar!

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Parceria