fbpx

Quais as vantagens de uma empresa horizontal?

Quais as vantagens de uma empresa horizontal?

A estrutura organizacional conduz o ritmo de trabalho e entrega de resultados em uma empresa e faz parte da cultura da instituição. Por isso é importante planejá-la para que haja fit entre o perfil da empresa e os profissionais desejados.

Uma estrutura organizacional vertical é o modelo tradicional no mundo corporativo, mais burocrático. Tal modelo costuma distanciar o funcionário do sentimento de pertencimento à empresa, trazendo inclusive outros problemas, como desmotivação, falta de engajamento e índice alto de turnover — evasão de funcionários.

Pensando nisso, trouxemos neste artigo as vantagens de uma empresa horizontal igualitária, que consegue dar voz aos funcionários. Esse tem sido tipo de empresa preferido pelas novas gerações de profissionais. Quer saber por quê? Continue conosco!

Tomadas de decisões facilitadas

Uma empresa horizontal possui uma quantidade menor de gestores responsáveis por direcionar uma equipe maior de pessoas. Entre o menor cargo e o CEO da empresa existem, geralmente, só o coordenador e o gerente/gestor.

Isso dá mais abertura para que as insatisfações dos funcionários sejam escutadas com maior facilidade e que as decisões sejam tomadas rapidamente. O CEO passa a ter um papel mais próximo a um facilitador de decisão do que a um centralizador, evitando então a burocracia hierárquica. Assim, um ponto relevante trazido por um funcionário é ouvido sem muitos problemas.

Essa facilidade para tomar as decisões reflete tanto na melhoria da satisfação e bem-estar no trabalho quanto na própria dinâmica operacional da empresa, onde o funcionário sente que pode participar ativamente da melhoria da mesma.

Maior produtividade da empresa

O modelo tradicional rígido, direcionado por metas que obrigam o funcionário a cumprir horas extras e não conseguir “respirar”, não tem mais funcionado entre as novas gerações de profissionais talentosos.

As empresas que adotam o modelo de hierarquia horizontal geralmente são empresas que estão buscando se modernizar ou que nasceram na era digital. É comum elas tenham a política de valorizar as metas alcançadas e proporcionar ambientes de descompressão para que os funcionários se desestressem e consigam focar melhor no trabalho.

As metas passam a ser batidas não apenas fornecendo números para a empresa, mas construindo uma boa experiência para o cliente e representando a longo prazo a sustentabilidade da empresa.

Funcionários que se sintam escutados, respeitados e valiosos para a empresa se estressam menos, são mais produtivos e desenvolvem o trabalho com qualidade.

Gestão de pessoas facilitada

Por não haver tantas barreiras para que um funcionário seja escutado, ele se sente mais à vontade para comunicar pontos negativos que atrapalhem o seu bem-estar e desempenho no trabalho, o que leva a ações que impactam positivamente todos os outros funcionários.

Trata-se de um modelo em que as ações afetam o coletivo e possuem um efeito autorreparativo: as melhorias geram outras melhorias e fazem com que a empresa cresça de maneira saudável.

Retenção de profissionais talentosos

Mesmo que empresas horizontais não possuam um plano de carreira bem definido, com cargos grandes e luxuosos, os profissionais competentes e valiosos preferem trabalhar em um ambiente acolhedor, em que sejam reconhecidos e escutados, do que um ambiente corporativo com salários altos, mas de rotina estressante

Todos os aspectos levantados neste artigo levam a um mesmo ponto: em uma empresa horizontal, há mais do sentimento de ownership do funcionário, de que a empresa também é dele e que as suas ações se refletem na saúde do negócio.

Isso leva a um maior engajamento e ao desejo de que o negócio cresça para que a própria carreira também evolua. Assim, as empresas se desenvolvem com uma base muito forte nas opiniões dos funcionários, e não em unilateralidades vindas dos grandes chefes.

Agora que você já conheceu as vantagens de uma empresa horizontal, deixe um comentário e conte para a gente as suas experiências e dúvidas sobre o assunto!