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Qual é o perfil de consumo da geração Y?

Qual é o perfil de consumo da geração Y?

A geração Y (ou os millenials) refere-se às pessoas nascidas entre os anos 80 e 90: é a geração que presenciou muitos desenvolvimentos tecnológicos que hoje são comuns em nosso cotidiano — como o computador, o celular, a TV a cabo e o videogame.

Essas pessoas têm, atualmente, cerca de 30 anos e formam um dos principais grupos consumidores da população economicamente ativa. Vamos analisar um pouco o perfil de consumo da geração Y? Continue a leitura!

Por que eles compram?

Antes de entender como um público consome, é importante saber a razão de ele fazer isso.

A geração Y entende o dinheiro como sinônimo de independência. Apesar de as diferenças de classes entre essas pessoas, elas possuem uma coisa em comum: trabalharam para conquistar seu estilo de vida e têm a intenção de tirar proveito disso.

Portanto, os millenials, como a maioria dos consumidores atuais, não compram pelo simples ato de adquirir um produto. Eles compram como uma forma de reafirmação da identidade e como uma tentativa de se aproximar do estilo de vida almejado.

Por exemplo, vamos imaginar uma mulher de 24 anos que acabou de se formar em Comunicação Social e se mudou de casa. Ela é descolada, segue os valores desconstruídos de sua geração e pretende viajar pelo mundo. Ela vai preferir comprar da Apple ou da Samsung?

A resposta, claro, é a Apple, afinal de contas, é uma marca que sabe elaborar seu discurso de forma atraente, coerente e jovem. Seus produtos refletem isso e chamam os millenials para fazer parte desse status diferenciado.

Como eles compram?

A geração Y precisa saber antes de comprar. A globalização e os incríveis avanços em tecnologias digitais permitem que os consumidores pesquisem muito antes de se decidirem por um produto ou serviço.

Além disso, eles procuram não ser consumidores excessivos: desejam produtos diferenciados e que façam parte da sua identidade, mas não querem ser coagidos a comprar constantemente.

Há diferentes maneiras de explicar a forma como essa geração consome.

Podemos pensar, por exemplo, em um grupo no Facebook para alunos de uma mesma faculdade. Esse grupo tem o objetivo de divulgação, entre os amigos, de produtos e marcas que estão fazendo um bom trabalho no mercado. Nesse contexto, o marketing funciona como indicação e boca a boca. A empresa consegue atingir o público de forma orgânica apenas mantendo uma identidade única e coerente.

Vamos imaginar agora um consumidor que está procurando um computador novo. Ele é um rapaz de 28 anos que precisa do dispositivo para trabalhar. Antes de tomar a decisão final, pedirá indicação aos amigos, fará pesquisas de preço e qualidade online (em plataformas como o Buscapé), procurará o produto em lojas físicas para conversar com os atendentes e analisará a diferença de preço. Após uma semana ou mais, decidirá a sua compra.

Enfim, qual é o perfil de consumo da geração Y?

O que os millenials mais esperam do consumo é agilidade, originalidade e utilidade.

São pessoas que valorizam o dinheiro, o trabalho e a bem-estar. Querem aproveitar as vantagens trazidas pelo status que conquistaram (seja pelo trabalho, pela faculdade, pelas amizades ou pela família) e, por isso, consomem um certo estilo de vida.

Para atingir esse público, o marketing deve abordá-lo de forma passiva. Ele deve entender a importância do seu produto ou serviço e, a partir disso, procurar a sua empresa. O Marketing de Conteúdo é uma das estratégias mais indicadas para a educação do cliente.

As mídias sociais também têm um papel fundamental nisso: elas devem reafirmar a identidade da marca e garantir a coerência entre os discursos. É essencial que a aproximação com o público seja simples e estimulada. Portanto, faça posts descontraídos, promoções online, compartilhe ideias e princípios da empresa: humanize a marca.

perfil de consumo da geração Y é o de um consumidor que procura ser consciente e entender seu produto. Ele gosta de autenticidade e de experiência de compra. Não basta oferecer seu serviço, você deve se colocar como um igual e explorar essa semelhança com o público.

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